Buscar

Imunoglobulinas: Funções e Características

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Imunoglobulinas
IgG
É produzida e secretada pelos plasmócitos encontrados no baço, linfonodos e medula óssea. É a ig encontrada em concentração mais alta no sangue e, por essa razão, exerce o papel principal nos mecanismos de defesa mediado por anticorpos. Possui duas cadeias leves idênticas e duas pesadas. Como ela é a menos das classes imunoglobulínicas, a IgG pode escapar mais facilmente dos vasos sanguíneos que as outras classes imunoglubulínicas. Isso é especialmente importante nos tecidos inflamados onde o aumento na permeabilidade vascular permite facilmente que a IgG participe na defesa do fluido tecidual e das superfícies corpóreas. A IgG se conjugará facilmente com antígenos estranhos. Os anticorpos de IgG podem ativar o sistema de complemento somente se acumularem moléculas suficientes em uma configuração correta na superfície do antígeno.
IgM
É produzida e secretada pelos plasmócitos no baço, linfonodos e medula óssea. É encontrada na segunda maior concentração depois da IgG no soro na maioria dos mamíferos. A IgM é principal classe imunoglobulínica produzida durante uma resposta imune primária produzida durante uma resposta imune primária. Também é produzida em uma resposta secundária, mas isso tende a ser mascarado pela predominância da IgG. Embora seja produzida em pequena quantidade é consideravelmente mais eficiente (em uma base molar) que a IgG na ativação do complemento, opsonização, neutralização de vírus e aglutinação. Devido ao seu tamanho muito grande, as moléculas de IgM geralmente se confinam à corrente sanguínea. As moléculas de IgM possuem provavelmente pouca importância no conferimento de proteção nos fluidos teciduais ou nas secreções corpóreas, mesmo em locais de inflamação aguda.
IgA
Secretada pelos plasmócitos predominantemente localizados nos tecidos imediatamente abaixo da superfície corpórea. Consequentemente é produzida pelas paredes do trato intestinal, trato respiratório, sistema urinário, pele e glândula mamária. Possui concentração menor que a IgM. A IgA é produzida nas superfícies corpóreas pode atravessar pelas células epiteliais nas secreções externas ou se difundir na corrente sanguínea. Consequentemente, a maior parte da IgA produzida na parede intestinal é transportada pelo fluido intestinal. A IgA secretora é a principal imunoglobulina nas secreções externas dos não ruminantes. Possui uma importância critica na proteção dos tratos intestinal,respiratório e urogenital, da glândula mamaria e dos olhos contra microbiana.A IgA não ativa o sistema complemento e não pode agir como opsonina. Pode no entanto aglutinar um antígeno particulado e neutralizar vírus.O principal o modo de ação da IgA é o impedimento da aderência de antígenos a superfícies corpóreas, a IgA também é exclusiva por poder agir dentro das células.
IgE
Assim como a IgA é produzida predominantemente pelos plasmocitos localizados por baixa das superfícies corpóreas. É uma IG de quatro cadeias. A IgE é encontrada numa concentração extremamente baixa no soro.Devido essa concentração baixa ela não pode agir simplesmente através da conjugação e do recobrimento de antígenos semelhantemente ao que as outras Ig fazem. A IgE age como uma transdutora de sinais.Consequentemente as moléculas de IgE são normalmente encontradas conjugadas com esses recpetores nos mastocitos e basófilos.Quando um antígeno se conjuga com essa moléculas, ele dispara a liberação rápida dos agente inflamatórios a partir dessas células. A inflamação aguda resultante potencializara as defesas locais e ajudará a eliminar o invasor. A IgE media reações de hipersensibilidade do tipo I e enormemente responsável pela imunidade contra vermes parasitas invasores. Ela possui a meia vida mais curta de todas as Ig(2 a 3 dias) e é razoavelmente estável, sendo facilmente destruída por meio de um tratamento com calor suave.
IgD 
Como as proteases são geradas quando o sangue coagula a IgD não encontrada no soro, pode ser encontrada em uma concetração baixa no plasma.Como a IgE é facilmente destruída por meio de um tratamento com calor suave.A IgD é exclusiva entre as classes imunoglobulinicas principais por não ser encontrada em todas as espécies. Logo, a IgD é encontrada nos humanos,primatas não humanos, ratos e camundongos.Encontram-se presente provalvemente nos cães e ausente nos suínos e coelhos e pode se encontrar ausente em outros mamíferos domésticos.

Outros materiais