Buscar

Aula 1 Teoria Geral do Direito Ambiental

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Teoria Geral do Direito Ambiental
Prof. Nicolau Cardoso Neto
*
CONCEITO DE DIREITO AMBIENTAL
O Direito Ambiental congrega um mosaico de vários ramos do direito e é uma área jurídica que penetra horizontalmente vários ramos de disciplinas tradicionais. 
José Rubens Morato Leite
*
DIREITO AMBIENTAL
Quando se protege juridicamente o bem ambiental, busca-se a proteção de um direito difuso e, dessa forma, este encontra-se desvinculado do tradicional direito público e privado, visando a conservação de um bem que pertence à coletividade como um todo e cujo controle é feito de forma solidária entre o Estado e os cidadãos. 
José Rubens Morato Leite
*
Direitos Difusos
É um direito transindividual, tendo como objeto indivisível, titularidade indeterminada e interligada por circunstâncias de fato.
São aqueles que transcendem o indivíduo, ultrapassando o limite as esfera de direitos e obrigações de cunho individual.
*
http://meioambiente.culturamix.com/projetos/o-meio-ambiente-urbano
http://www.google.com.br/imgres?hl=pt-BR&biw=1093&bih=510&tbm=isch&tbnid=FRqjj5WRlRW3EM:&imgrefurl=http://www.cfh.ufsc.br/~laam/plat/plat.htm&docid=X4F15WE4ueXzuM&imgurl=http://www.cfh.ufsc.br/~laam/plat/principal.jpg&w=572&h=418&ei=RsQaUIWGGoL48wSutYCwCw&zoom=1&iact=hc&vpx=640&vpy=2&dur=116&hovh=192&hovw=263&tx=114&ty=15&sig=101946606897050082247&page=2&tbnh=138&tbnw=189&start=11&ndsp=15&ved=1t:429,r:13,s:11,i:162
*
EVOLUÇÃO DO DIREITO AMBIENTAL NO MUNDO
No princípio do desenvolvimento econômico e industrial, os recursos ambientais eram tidos como ilimitados e o foco de interesse era direcionado apenas para a geração de riquezas e crescimento. 
*
Efeitos da seca no reservatório María Cristina, em L’Ancora (Castellón), Espanha.- Foto de ÁNGEL SÁNCHEZ/EL PAÍS 
*
*
*
EVOLUÇÃO DO DIREITO AMBIENTAL NO MUNDO
Entretanto, com o passar do tempo os passivos ambientais e a necessidade por mais recursos ambientais tornaram-se perceptíveis, levando a urgência por respostas, de forma que este modelo desenvolvimentista passou a receber críticas.
*
EVOLUÇÃO DO DIREITO AMBIENTAL NO MUNDO
A primeira aparição significativa do ambientalismo a nível mundial registra-se no campo científico e aconteceu na década de 50. A idéia de Ecossistema e Teoria Geral dos Sistemas dá maior importância para a extensão da ecologia às ciências humanas e outros campos (SÉGUIN, 2002).
*
EVOLUÇÃO DO DIREITO AMBIENTAL NO MUNDO
Pode-se perceber esta evolução a partir do momento em que os cientistas começam a procurar por respostas e criam a Fundação da União Internacional para a Proteção da Natureza (IUPN) em 1948. Este grupo de cientistas era vinculado às Nações Unidas.
Outro evento histórico, que é dito como um dos pontos de referência para o início do ambientalismo, foi a ocorrência em 1949 da Conferência Científica das Nações Unidas sobre Conservação e Utilização de Recursos (Lake Success, NY) (SÉGUIN, 2002).
*
EVOLUÇÃO DO DIREITO AMBIENTAL NO MUNDO
A emergência do ambientalismo passou a ser identificada pelos atores do sistema social a partir da década de 60, quando a relação do homem com o meio ambiente passou a ser pensada.
Neste período, começam a surgir as Organizações não Governamentais (ONG), a mais famosa é a Fundo para a Vida Selvagem (WWF), instituída em 1961. Neste mesmo período cientistas e pesquisadores, como Rachel Carson (Primavera Silenciosa em 1962) e Paul Ehrilch (Bomba Populacional em 1968) publicam livros que levam à preocupação ambiental a população difundindo a preocupação com o meio ambiente (SÉGUIN, 2002).
*
http://www.google.com.br/imgres?hl=pt-BR&biw=1093&bih=510&tbm=isch&tbnid=D2z3xnuEqjcoGM:&imgrefurl=http://estagiositiodosherdeiros.blogspot.com/2011_08_08_archive.html&docid=CWPI-Q_EtT96YM&imgurl=http://4.bp.blogspot.com/-TZtvQ_gztH0/Tj_nCMXFt7I/AAAAAAAAEDU/T2A6Rl2p7Fg/s1600/DDT_WWII_soldier.jpg&w=700&h=864&ei=6cUaUIfTM5KC8QSRy4HwAw&zoom=1
http://www.google.com.br/imgres?hl=pt-BR&biw=1093&bih=510&tbm=isch&tbnid=j6JxDksSsfwFQM:&imgrefurl=http://www.revistaovies.com/reportagens/2010/01/intoxicacao/&docid=h4SOGnhq1m-mmM&imgurl=http://lh4.ggpht.com/_63rFAuTZ24c/S1pGJgNLRCI/AAAAAAAABOY/Zyh1QTbZ0pw/DDT.gif&w=324&h=512&ei=6cUaUIfTM5KC8QSRy4HwAw&zoom=1
*
EVOLUÇÃO DO DIREITO AMBIENTAL NO MUNDO
A conseqüência desta evolução da preocupação ambiental mundial reflete na década de 70 nos atores do sistema político, promovendo a expansão das agências estatais de meio ambiente. Nesta década, Aurélio Peccei escreve o livro Limites do Crescimento 1970/1972, acontece a Conferência de Estocolmo em 1972 e surgem os partidos verdes (SÉGUIN, 2002).
*
EVOLUÇÃO DO DIREITO AMBIENTAL NO MUNDO
A Conferência de Estocolmo teve como objetivos: criar no seio da ONU bases para uma consideração abrangente dos problemas do meio ambiente humano e fazer convergir a atenção de governos e opinião pública em vários países para a importância que envolve a questão ambiental (SÉGUIN, 2002).
*
EVOLUÇÃO DO DIREITO AMBIENTAL NO MUNDO
O grande legado da Conferência de Estocolmo foi a evolução do pensamento de metas limitadas de proteção da Natureza e conservação dos recursos naturais para a visão mais abrangente da má utilização da biosfera por parte dos humanos. Teve ênfase no sentido de uma compreensão plena dos problemas e do acordo sobre uma ação legislativa efetiva.
*
EVOLUÇÃO DO DIREITO AMBIENTAL NO MUNDO
A conferência não somente colocou as ONG’s nacionais em contato umas com as outras, mas enfatizou o fato de que enfrentavam problemas comuns que pediam uma resposta que deveria ser muito bem pensada e articulada.
O grande resultado da conferência de Estocolmo para o meio ambiente foi a criação do Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas (UNEP).
*
EVOLUÇÃO DO DIREITO AMBIENTAL NO MUNDO
Depois de haver muita turbulência intelectual nas décadas de 50, 60 e 70, os resultados com a preocupação ambiental refletem diretamente nos sistemas econômicos mundiais. 
http://titaferreira.multiply.com/journal/item/2789/Os-donos-do-sistema
*
EVOLUÇÃO DO DIREITO AMBIENTAL NO MUNDO
Na década de 80, a emergência do ambientalismo entre os atores vinculados ao sistema econômico proporcionou a criação da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento em 1983, pela Assembléia Geral da ONU.
O legado da década de 80 foi o relatório “Nosso Futuro Comum”, publicado em 1987 e a defesa da idéia do desenvolvimento sustentável, como sendo aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem a suas próprias necessidades (SÉGUIN, 2002).
*
EVOLUÇÃO DO DIREITO AMBIENTAL NO MUNDO
O desenvolvimento sustentável requer um sistema político que assegure a efetiva participação dos cidadãos no processo decisório, um sistema econômico capaz de gerar excedente e know-how técnico em bases confiáveis e constantes, um sistema social que possa resolver as tensões causadas por um desenvolvimento não-equilibrado, um sistema de produção que respeite a obrigação de preservar a base ecológica do desenvolvimento, um sistema tecnológico que busque constantemente novas soluções, um sistema internacional que estimule padrões sustentáveis de comércio e financiamento, e, um sistema administrativo flexível e capaz de autocorrigir-se (MACHADO, 2003). 
*
*
EVOLUÇÃO DO DIREITO AMBIENTAL NO MUNDO
Toda esta evolução histórica do ambientalismo no mundo serve de base para a afirmação de que o Direito Ambiental exerce a interlocução entre os direitos do homem para com o meio ambiente, assim como os direitos do meio ambiente para com o homem, pois envolvem regras de condutas definidas pelo homem, que deve saber interpretar e identificar as regras definidas pela Natureza para que o convívio destes ocorra de forma que se proporcione a manutenção da vida do homem e da Natureza, permitindo que estes interajam por diferentes gerações.
*
*
REFERÊNCIAS
FIORILLO, Celso Antonio Pacheco. Curso de direito Ambiental brasileiro. 5 ˚ ed. São Paulo: Saraiva.2004.428p.
MACHADO, Paulo Afonso Leme. Direito Ambiental Brasileiro. 10 ˚ ed. São Paulo: Malheiros.2003. 1064p.
SÉGUIN, Elida. Direito ambiental: nossa casa planetária. Rio de Janeiro: Forense, 2002.450p.
Vídeo YouTube - Filme de Severn Suzuki falando para a Conferência das Nações Unidades 1992.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais