Buscar

EXERCICIOS SOBRE NORMAS REGRAS E PRINCIPIOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUESTÕES SOBRE O TEXTO: 
O sistema jurídico: normas, regras e princípios 
1. A respeito do tema “Sistema Jurídico” analise as assertivas abaixo e assinale V para VERDADEIRO e F para FALSO: 
( ) Os princípios eram considerados fontes secundárias do Direito. No entanto, chegaram aos Códigos através de Regras que tinham como essência a positivação daqueles. 
( ) Pode-se dizer que a “concepção principal do Direito”, no que se refere aos princípios, se deve ao fato do salto qualitativo dado por eles ao se fazerem presentes na Constituição Federal. 
( ) Atualmente, os princípios passaram a ser tratados como normas jurídicas, concepção segundo o qual é colocada como espécies do gênero norma, convivendo com as regras, também espécies dessas mesmas normas. 
( ) Segundo Canotilho, defensor do Sistema de Constituição Aberta, é impossível para este sistema a concepção de Regras e Princípios como sendo espécies do gênero Norma. 
( ) Um elemento interessante de distinção entre princípios e as regras, é a possibilidade de aqueles entrarem em choque ou em rota de colisão, tendo em conta que convivem em verdadeiro estado de tensão conflitiva. 
2. Sobre o tema “Sistema Jurídico, na Perspectiva do doutrinador Canotilho” analise as assertivas abaixo e assinale V para VERDADEIRO e F para FALSO: 
( ) Canotilho fornece-nos a idéia de que o Sistema Jurídico deve ser visto como um sistema normativo aberto de regras e princípios. Um dos fatores para essa compreensão se deve ao entendimento do sistema jurídico ser um sistema dinâmico de normas. 
( ) Sistema Jurídico é um sistema aberto porque tem uma estrutura dialógica, traduzida na disponibilidade e ‘capacidade de aprendizagem’ das normas constitucionais para captarem a mudança da realidade e estarem abertas às concepções cambiantes da ‘verdade’ e da ‘justiça’. 
( ) Sistema Jurídico é um sistema normativo, porque a estruturação das expectativas referentes a valores, programas, funções e pessoas, é feita através de normas. 
( ) Sistema Jurídico é um sistema de regras e de princípios, pois as normas do sistema não se revela sob a forma de princípios, apenas sob a forma de regras. 
( ) Para o Jusfilósofo Dworkin, este mostra que nos chamados casos-limites ou hard cases, quando os juristas debatem e decidem em termos de direitos e obrigações jurídicas, eles utilizam standards que funcionam como regras. 
3. A respeito do tema “Normas Jurídicas” analise as assertivas abaixo e assinale V para VERDADEIRO e F para FALSO: 
( ) Ferraz Jr. conceitua “Normas jurídicas” como sendo: discursos heterológicos, decisórios, estruturalmente ambíguos, que instauram uma meta-complementariedade entre orador e ouvinte e que, tendo uma questão jurídica em conflito decisório, o solucionam na medida em que lhe põem um fim. 
( ) Canotilho faz uma distinção entre a Norma e a sua Disposição - sua escrita, enunciado ou formulação. Sendo, portanto, o texto da norma o ‘sinal linguístico’; e a norma o que se ‘revela’ ou ‘designa’. 
( ) Uma das espécies do gênero Norma, é a Regra Jurídica. Nesse contexto, a sua conceituação não pode ser entendida como um padrão de comportamento, muito menos como um guia da vida social. Pois, na verdade, são os princípios que geram a base de fundamentação de pretensões ou exercício de poderes. 
( ) Para Hart, não há necessidade de assinalar diferenças entre Norma e Regra, consequentemente não há possibilidades para formulação de tipos de regras. 
( ) Dentro da Tipologia das Regras Jurídicas, Canotilho nota a necessidade de assinalar os diferentes tipos de regras, e o faz distinguindo-as em regras primárias e as regras secundárias. Aquelas impõem deveres, obrigações, e essas atribuem poderes. 
4. A respeito do tema “Tipologia Jurídica, na Perspectiva de Canotilho” analise as assertivas abaixo e assinale V para VERDADEIRO e F para FALSO: 
( ) Partindo da bipartição das normas em organizatórias e materiais, considerou: Regras jurídico-organizatórias - regulam o estatuto da organização do Estado e a ordem do domínio. 
( ) Sobre as Regras Jurídico-Organizatória, pode-se falar em: Regras de competência; Regra de criação de órgãos (normas orgânicas) e Regras de Procedimento. 
( ) Regras de competência: estabelecem as atribuições ou as esferas de competência dos vários órgãos constitucionais. 
( ) As Regra de criação de órgãos (normas orgânicas), podem ser conceituadas como as que: disciplinam a criação de certos órgãos. Podem, ainda, atribuir competência a esses órgãos, transformando-se em normas orgânicas e de competência. 
( ) As Regras jurídico-materiais regulam os limites e programas da ação do Estado em relação aos cidadãos, e classificam-se em quatro grupos: Regras de direitos fundamentais, Regras de garantias institucionais, Regras determinadoras de fins e tarefas do Estado e, por fim, Regras constitucionais impositivas. 
5. A respeito do tema “DISTINÇÕES ENTRE REGRAS E PRINCÍPIOS” analise as assertivas abaixo e assinale V para VERDADEIRO e F para FALSO: 
( ) Não é possível que em um mesmo sistema jurídico constitucional tenhamos princípios que se encontrem em rota de colisão com outros. 
( ) Para adequar um princípio ao outro deverá haver o mínimo possível de restrição e, sempre, salvaguardando a essência dos direitos constitucionais envolvidos na questão sob pena da decisão tornar-se ilegítima. 
( ) São incontáveis as propostas de critérios para distinção entre essas duas espécies de normas. Bonavides afirmou que recorreu às lições de Robert Alexy, que considerava o traço da generalidade como o principal para a distinção. 
( ) Para Robert Alexy, princípios possuem alto grau de generalidade relativa, enquanto que as regras são de baixo grau de generalidade. 
( ) Canotilho apresenta diversos critérios para distinguir as regras dos princípios, inclusive, servindo-se, também, de idéias de outros conceituados juristas. Destacou: grau de abstração, Grau de determinabilidade, Carácter de fundamentalidade no sistema das fontes do direito, Proximidade da idéia de Direito, e por fim, Natureza normogenética.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes