Buscar

CHOQUE ANAFILÁTICO Banner

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INTRODUÇÃO
Choque anafilático é uma reação alérgica que pode ser grave ou leve e que surge nos primeiros minutos após estar em contato com um alergênio, seja por um medicamento oral, endovenoso, alimento ou ate mesmo por um contato na pele. É o ultimo grau de gravidade na escala das reações alérgicas.
DEFINIÇÃO 
Essa reação alérgica, provoca uma liberação maciça de histamina no organismo, causando vasodilatação generalizada e queda acentuada de pressão arterial, causando um edema da laringe, o que dificulta a passagem de ar e causa asfixia.
O alergênio no seu primeiro contato estimulou a resposta imune humoral, fazendo com que os plasmócitos produzissem as IgE especificas para p alergênio. As IgE se ligam aos mastócitos, fazendo-os ficar sensibilizados. No segundo contato, o alergênio se liga ao mastócito sensibilizado e faz com que ele libere os mediadores da inflamação. O ECF-A é o quimiotáxico dos eosinófilos. Estes chegaram ao local e liberam o seu conteúdo lisossômico. Este conteúdo contém substâncias que vão hidrolisar (destruir) a histamina e p RSR-A liberado pelos mastócitos. A histamina é o principal vasodilatador, levando a graves consequências para o individuo.
	UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO
CHOQUE ANAFILÁTICO
SINTOMAS
Dificuldade respiratória e falta de ar;
Suor frio;
Palidez cutânea;
Pele de aspecto úmido e gelado;
Pulso rápido;
Coceira e vermelhidão pelo corpo;
Confusão mental que pode evoluir para inconsciência;
Diminuição grave da pressão arterial;
Vômitos;
Dor abdominal;
Urticaria;
Espirros;
Sibilos (chiado no peito);
PRIMEIROS SOCORROS
Quando encontrar um individuo com suspeita de choque anafilático, ligar para a emergência o mais rápido possível, após contato com SAMU 192 ou Bombeiros 193, é preciso identificar o que causou a reação alérgica.
Inicialmente remover o paciente do contanto que ocorreu o problema, ou seja, uma picada de inseto é necessário tirar o ferrão da pele, que pode usar a lateral plana de um cartão de crédito para raspar a pele e aplicar gelo no local. Caso tenha sido ingerido é preciso retirar a substância do canto com o corpo.
Pessoas que possuem uma alergia grave, elas costumas andar com a medicação, por isso, pergunte para o individuo sobre o remédio e o dê o mais rápido possível, logo em seguida é preciso colocar a pessoa no chão, e erguer as pernas para que tenha uma circulação sanguínea. 
Caso a respiração do individuo se torna cada vez mais difícil é sinal que o sistema respiratório esteja prestes a falhar, para saber se o paciente esta respirando adequadamente, tente inspirar e expirar junco com ele, se o espaço de tempo entre uma tomada de fôlego e a liberação do ar seja longo demais é necessário fazer outra ligação para a emergência para informar a situação e pedir orientações de como proceder ate a chegada dos paramédicos. 
PREVENÇÃO 
Algumas possíveis causas do choque anafilático são os medicamentos, veneno de inseto e determinados alimentos que causam alergia no indivíduo..
Alimentos: derivados do leite, frutos do mar, amêndoa e amendoim.
Anti-inflatórios: medicamentos como o dipirona e a aspirina.
Picadas de insetos: abelhas, marimbondos, vespas, formigas, etc.
Derivados de borracha: latex é o mais comum.
O tratamento do choque anafilático deve ser iniciado com rapidez e a medicação de escolha é a adrenalina injetável, ate que se iniciem outros medicamentos apropriados. Se a garganta estiver fechada e impedir a passagem do ar é necessário realizar uma cricotireoidotomia (fazer o paciente respirar por aparelhos) para manter a integridade cerebral, ate que a situação seja normalizada.
É importante salientar que, apesar de ser uma situação de emergência, o choque anafilático costuma evoluir na maioria das vezes com boa resposta, desde que diagnosticada e tratada precocemente.
O esclarecimento e a correta orientação do paciente e de seus familiares, bem como a prevenção, constituem o melhor tratamento da anafilaxia, reduzindo sua mortalidade.
REFERENCIAS
SILVERTHORN, DEE UNGLAUB. Fisiologia Humana: Uma Abordagem Integrada. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
ENGELKIRK, PAUL G; DUBEN-ENGELKIRK JANET. Microbiologia para as Ciências da Saúde. 9ª ed. São Paulo: Guanabara Koogan; 2012.
INFO ESCOLA. Choque Anafilático. Disponível em: http://www.infoescola.com/saude/choque-anafilatico/. Acesso em: 10 out. 2015.
MUNDO DAS TRIBOS. Primeiros Socorros em Caso de Alergia. Disponível em: http://www.mundadastribos.com/primeiros-socorros-em-caso-de-alergia.html. Acesso em: 10 out. 2015. AFH. Sistema Imunológico. Disponível em: http://www.afh.bio.br/imune/imune3.asp. Acesso em: 10 out. 2015.
TUA SAÚDE. Sintomas de Alergia. Disponível em: http://www.tuasaude.com/sintomas-de-alergia/. Acesso em: 10 out. 2015.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais