Buscar

ECTOPARASITAS EM RUMINANTES (RESUMO)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ECTOPARASITAS EM RUMINANTES
Haematobia irritans: Mosca do chifre devido a sua forma de pousar.
**Ciclo: Animal defeca, as fêmeas sob o animal que já copularam e comeram vão pro bolo fecal FRESCO e depositam ovos no bolo fecal (L1, L2, L3 no bolo fecal), comendo matéria orgânica, fermenta e putrefaz se tornando o melhor alimento para a L3, se transforma em pupa e penetra no solo para em 10 dias eclodir e emergir como mosca voltando ao hospedeiro.
-->Preferem animais de pelagem escura devido a vasodilatação que ocorre quando eles estão no sol. Fatores como a pastagem alta permite que o bolo fecal se mantenha úmido o que é perfeito para o desenvolvimento da H. irritans.
**Controle: Existe um controle biológico para as larvas, através do Dichotomius anaglypticus, ou popularmente conhecido como rola bosta. Ele faz furos no bolo fecal para fazer suas câmaras de ovipostura e faz com que areje o bolo fecal impedindo a fermentação e o desenvolvimento do alimento da larva.
Moscas Causadoras de Miíases
-Afecção da pele e mucosa, normais ou ulceradas e dos orifícios naturais do corpo humano ou de animais. As Primárias são biontófagas, se alimentam de tecido vivo. As Secundárias são necrobiontófagas, se alimentam de tecido necrosado.
Miíase Primária: As larvas são parasitas obrigatórios e invadem os tecidos sadios.
- migratória: Oestrus ovis: lança seus ovos nas narinas de ovinos, que migram para os seios frontais alimentando-se de muco
- furunculóide: Dermatobia hominis
- cavitária: Cochliomyia hominivorax deposita seus ovos (10 a 300) nas aberturas naturais do corpo ou em feridas recentes. As larvas alimentam-se vorazmente, destruição dos tecidos e dor intensa
Miíase Secundária São parasitas facultativos ou acidentais, Acometem as lesões da pele com tecido necrosado, Cerca de 3 semanas depois os ovos eclodem e as larvas se alimentam dos tecidos necrosados. Cochliomyia macellaria e Lucilia sericata
**CONTROLE: O Curativo será tratar as larvas com inseticida + cicatrizantes, e o Preventivo será tratar umbigo, lesões. Foot rot, mordidas de cães, arame farpado, feridas cirúrgicas. O controle Físico consiste em irradiação gama em machos estéreis pois as fêmeas copulam uma única vez.
Dermatobia hominis: Mosca do Berne
-Habito, morar no mato, sai da mata em busca de um foronte ( outro inseto menor que ela que voe) e no voo captura o inseto e faz a ovipostura nele que carrega os ovos até o animal hospedeiro, onde por temperatura e liberação de CO2 os ovos eclodem e L1 penetra no tecido cutâneo onde se alimenta do tecido e secreções, principalmente inflamatório, depois de L3, vai pro chão, evolui para pupa, se enterra e se torna mosca indo novamente para a mata.
Sarna Sarcóptica em Ruminantes: 
**Localização: superfície interna das coxas, parte inferior do pescoço, peito, ao redor da raiz da cauda e orelhas
**Sinais: alopecia, pele escamosa à espessada, crostas. Causam diminuição no ganho de peso e diminuição na produção de leite, assim como danos ao couro e a lã e muitos gastos com tratamento. (Sheep scabies: destrói a molinha final do pelo da ovelha e o vai e vem do resto do pelo se desfaz, sendo essa a melhor lã da melhor qualidade).
**Diagnóstico: pode ser clínico pela presença e localização de lesões, se tiver PRURIDO é diagnóstico diferencial de dermatites não pruriginosas. Também chega ao diagnóstico pelo HISTÓRICO, devido ao fato de ser uma condição altamente contagiosa, especialmente em cães. Pode fazer raspado cutâneo, mas sempre borda mais recente da lesão.
**Tratamento e controle: Banhos semanais com soluções acaricidas (benzoato de benzila, amitraz), Aplicação de produtos acaricidas (ivermectina), Limpeza do ambiente, Isolamento dos animais afetados e uso de Antibióticos para as infecções secundárias.
**Erradicação: Eliminar animais cronicamente infestados, Tratamentos rotineiros, Tratamento ambiental, Quarentena e tratamento para animais a serem Introduzidos no lote.
**CICLO BIOLÓGICO: a cópula ocorre na superfície da pele, fêmeas fecundadas penetram na base do folículo piloso e iniciam a postura de ovos.
Demodex sp: ocorre em bovinos e caprinos, formação de nódulos com material caseoso e milhares de ácaros no seu interior, ocorre mais em focinho, cernelha e dorso (bovinos), face e pescoço, podendo se estender para flancos e abdômen (caprinos) e seu maior problema está na depreciação do couro.
**DIAGNÓSTICO através do histórico: fatores imunodepressores, sinais clínicos ou parasitológico: raspado profundo de pele, do bordo mais recente da lesão
**TRATAMENTO difícil, em ovinos restringe-se à face.
FAMÍLIA PSOROPTIDAE: Ataca – virilha, fossa infra-orbitária, axila, pavilhão auricular, prepúcio, parte superior da cauda.
**Diagnóstico: - prurido intenso, alopecia, crostas, lã úmida e descolorida, raspado de pele
Chorioptes: peças bucais arredondadas, pedicelos curtos e não articulados
**HOSPEDEIROS: bovinos, ovinos e equinos.
**Lesões localizadas e discretas, nutrem-se de descamações da pele. Em ovinos, atrofia testicular, principal localização patas, escroto, cauda.
Tratamento Ectoparasitas Geral
**Mecanismos de ação: De contato: Fosforados (Ectofós) Amidínicos (Amitraz) Piretróides (Butox) Fenilpirazóis (Top Line) Cimiazóis (Ektoban) Naturalyte (Elector). Sistêmicos: Lactonas macrocíclicas: Avermectinas (Ivomec) Milbemicinas (Cydectin) Inibidores de desenvolvimento (Acataki)
**Controle: fora do hospedeiro: rotação de pastejo, introdução de espécies de gramíneas, alteração de microclima, implantação de lavouras, uso de agentes biológicos. Sobre o hospedeiro: raças resistentes, vacina biológica (GavacÒ), químicos (carrapaticidas) 
**Estratégias de aplicação: início do período chuvoso, repetindo-se por mais três vezes em intervalos de 14 ou 21 dias ou, após a primeira aplicação, transferir os animais para pastagens limpas. Não usar em horas quentes pois faz vasodilatação e faz absorver em maior quantidade e da intoxicação, do mesmo modo como não deve comer em excesso pois aumenta o metabolismo e faz com que absorva mais rápido e se intoxique.

Outros materiais