Buscar

Exercícios respondidos de ED Humanismo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O termo “Humanismo” remonta ao século XIV, reunindo um conjunto de idéias que visam diferenciar o homem dos demais seres da natureza, realçando suas características mais peculiares.  Considere as seguintes afirmações sobre esse movimento filosófico e sua influência nas abordagens humanistas na psicologia atual e assinale a única correta: 
	A
	O movimento filosófico, surgido na Itália, é caracterizado pela revalorização da razão e pela ênfase dada à metodologia científica, que começava na época através do uso de instrumentos de medição
	B
	Volta-se para a investigação dos animais, sendo que o homem é considerado um animal evoluído (um símio que pensa), tal como professada pela frase de Petrarca (1304-1374): “Qual é a utilidade de conhecer a natureza dos quadrúpedes, aves, peixes e serpentes e não conhecer ou até mesmo negligenciar a natureza do homem?”
	C
	Os humanistas que compõem esse movimento filosófico acreditavam na capacidade do homem de planejar sua vida, comandar seu destino e direcioná-lo para a liberdade, a justiça e a paz, enquanto negavam a existência de Deus.
	D
	A Psicologia Humanista floresce nos Estados Unidos da América afirmando a necessidade de conhecer os comportamentos inconscientes do homem, que regem suas escolhas.
	E
	Carl Rogers, Abraham Maslow e Erich Fromm, enquanto representantes do movimentos humanista na psicologia do século XX, enfatizam a liberdade e a responsabilidade do homem perante si mesmo, os outros e o mundo e caracterizam como adoecimento a perda dessas características ontológicas.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: E.
	O Humanismo na psicologia foi influenciado pelo Renascimento, movimento cultural da Europa Ocidental entre os séculos XIV e XVII. Sobre esse movimento, é correto afirmar: 
I – O Renascimento irrompeu contra a Escolástica, colocando o homem no centro das preocupações especulativas. 
II – Para o Renascimento, o aspecto mais importante do homem é sua alma imortal. 
III – O “livre-arbítrio” foi fortemente defendido pelos humanistas, que acreditavam no poder do homem de planejar sua vida, comandar seu destino e direcionar-se para a liberdade. 
IV – O Renascimento se opôs à hegemonia da religião cristã na produção de conhecimento. Os filósofos humanistas eram adversários da Igreja.É verdadeiro o que se afirma em:
	A
	I e II, apenas
	B
	II e III, apenas
	C
	I, II e III, apenas
	D
	III e IV, apenas.
	E
	I e III, apenas.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: E.
	Amatuzzi propõe que o Humanismo na Psicologia pode ser apresentado a partir de algumas proposições, que sintetizam as mudanças propostas nesta por aquele. Das afirmações abaixo, aquela que não apresenta uma proposição pertinente ao Humanismo na Psicologia é:
	A
	A concepção de que o homem é palavra, é o “animal falante”, proveniente da filosifa de Martin Heidegger.
	B
	Trata-se de uma mudança radical na relação com o objeto da psicologia, a saber, o homem.
	C
	O Humanismo recusa as teorias psicológicas, pois o que importa é o humano.
	D
	O Humanismo propõe uma relativização das teorias, que se apresentam como modos de compreender.
	E
	A perspectiva Humanista apresenta-se mais como um compromisso com o humano do que com uma teoria sobre ele.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: C.
	A visão crítica da psicoterapia proposta por Rogers, embora tenha afinidades com o pensamento fenomenológico, leva o autor Figueiredo (2012) a incluí-la dentre as matrizes do pensamento psicológico em uma matriz vitalista e naturista. Isso significa que:
	A
	Os psicoterapeutas humanistas privilegiam a experiência, criticando as demais abordagens como racionais e mecanicistas
	B
	Refere-se a um humanismo romântico com manifestações místicas de liberdade, a favor da vida e contra a razão, as técnicas usadas como instrumento, e a inteligência substituída pela intuição.
	C
	Os psicoterapeutas humanistas tinham uma influência biológica marcante ao destacarem a importância da tendência atualizante no desenvolvimento da pessoa.
	D
	As idéias de Rogers foram consideradas ingênuas e pragmatistas influenciadas pelo capitalismo americano.
	E
	O pensamento humanista não pode ser considerado como influência sobre as propostas de Rogers porque este tem uma visão mais biológica das características humanas.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: B.
	”Uma das coisas que caracteriza uma psicologia de inspiração fenomenológica é a importância dada ao vivido. Acredita-se que muitas vezes ele seja melhor guia para nossas ações concretas e para nossos pensamentos do que concepções ou idéias construídas mais ou menos artificialmente.” (Amatuzzi, 2006). 
Nesse sentido, considere as afirmações abaixo: 
I ) O vivido não é uma reação muscular, e sim uma reação psicológica, mental, espiritual, antes de qualquer elaboração posterior com raciocínios. É a nossa reação interior imediata àquilo que nos acontece, antes mesmo que tenhamos formado conceitos.
 
II) O vivido é a forma como nos sentimos ou pensamos, pois nesta concepção não há diferença entre sentimento e pensamento. 
III) O vivido está num plano de consciência onde o sentir e o pensar não se distinguiram ainda. E nesse sentido ele é tanto sentimento quanto pensamento.Estão corretas:
	A
	I, II e III.
	B
	I e III.
	C
	II e III.
	D
	I, apenas.
	E
	II, apenas.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta c
	O psicólogo humanista Amatuzzi (2008) segue a diferenciação elaborada pór Dilthey entre Ciências Naturais e Ciências Humanas. Considere as afirmações abaixo sobre esses dois modelos científicos e indique as corretas: 
I – As Ciências Naturais pressupõem que a relação de conhecimento é do tipo Sujeito-Sujeito. 
II – As Ciências Naturais pressupõem que o mundo existe em si mesmo e que suas leis podem ser descobertas objetivamente. 
III – As Ciências Humanas pressupõem que a relação de conhecimento é do tipo Sujeito-Objeto. 
IV – As Ciências Humanas pressupõem que o mundo é experienciado pelo homem e deve ser conhecido dessa forma. 
V – As Ciências Humanas lidam com fenômenos e as Ciências Naturais com fatos. 
Estão corretas:
	A
	I, II e V, apenas.
	B
	I, II, III e IV, apenas.
	C
	I e III, apenas.
	D
	II, IV e V, apenas.
	E
	I, II, III, IV e V.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: D
	Carl Rogers trabalha em seus textos a necessidade de se integrar à concepção de ser humano por ele defendida um espaço para o inesperado, para novos significados que possam surgir do contato com a experiência imediata. Isto implicaria, segundo ele, em enfrentar riscos, propriamente humanos, assim como aceitar uma:
 
	A
	Confiança básica no ser humano, na sua capacidade de enfrentar as forças destrutivas de seu centro de experiência.
	B
	Confiança na capacidade propriamente humana de aceitar condições de valor que, mesmo prejudiciais, possam ser aceitas incondicionalmente.
	C
	Confiança na capacidade natural de todo ser humano de conduzir seu pensamento por vias especificas.
	D
	Confiança básica no ser humano, na sua capacidade de renovar-se, abrindo-se para experiências antes não acessíveis ou permitidas à consciência.
	E
	Confiança na validade do conhecimento objetivo para a compreensão da experiência.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: D.
	Leia atentamente a descrição de Rogers de um encontro com um adolescente e responda.
 
Lembro-me, por exemplo, de uma entrevista que tive com um jovem adolescente. Como muitos adolescentes de hoje em dia, ele me dizia no começo da entrevista que não tinha objetivos. Quando o questionei a respeito, ele reafirmou, ainda com mais convicção, que não tinha objetivos de espécie alguma, nenhum sequer. Eu lhe perguntei: “Não há nada que você queira fazer?”
“Nada...Bem, sim, quero continuar vivendo”. Lembro-me claramente do que senti naquele momento. Refleti profundamente sobre esta frase. Ele poderia estar simplesmente dizendo-me, como todo mundo, que queria viver. Por outro lado, poderia estar me dizendo – e esta parecia uma possibilidade concreta – que, em algum momento, a questão de viver ou não tivera nele uma grande ressonância. Então tentei raciocinar com ele em todos os níveis. Não tinha certeza sobre o significado da mensagem. Queria simplesmente estar aberto a quaisquer significados contidos nesta afirmação, inclusive à possibilidade de que tivesse pensado em suicídio em algum momento de sua vida. Minha vontade e capacidade de ouvi-lo em todos os níveis contribuíram, talvez, para que ele, antes do final da entrevista, me contasse que há pouco tempo atrás estivera a ponto de estourar os miolos. (C. Rogers, 1987). 
A partir de experiências como esta, desde o início de sua atuação profissional, Carl Rogers:
	A
	Reconheceu a importância de desenvolver técnicas terapêuticas mais eficazes.
	B
	Desenvolveu sua proposta terapêutica, preocupando-se fundamentalmente com o conhecimento teórico, pois nele residiria a chave para a resolução dos problemas.
	C
	Reconheceu a contribuição da psicanálise na investigação dos fenômenos inconscientes.
	D
	Defendeu a idéia de que no trabalho como terapeuta o mais importante são as atitudes que promovem ou facilitam a compreensão, pois somente a partir disso é que podem acontecer mudanças.
	E
	Descobriu que todas as pessoas têm uma tendência destrutiva em relação à vida. Essa tendência é reprimida pela cultura.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: D.
	A Psicologia Humanista desenvolvida por Rogers é crítica à postura científica em relação ao homem. Sobre a relação entre essa abordagem psicológica e as ciências é verdadeiro afirmar: 
I – A psicologia humanista não é anticientífica, mas considera o ser humano mais importante do que o rigor científico, um método inovador ou um esquema teórico perfeito.
II – Para Carl Rogers, tudo o que a ciência “toca” torna-se objeto. Através de uma postura científica, vêmo-nos obrigados a tratar os outros e mesmo a nós próprios, cada vez mais como objetos. O conhecimento de todas as relações humanas seria tão grande que as conheceríamos em vez de vivê-las espontaneamente.
III – A psicologia humanista estuda as escolhas e decisões tomadas peles seres humanos, a fim de estabelecer padrões e tendências de comportamento. Diante desse conhecimento, tem maior capacidade de intervir nas decisões que as pessoas tomam.
IV – O terapeuta de abordagem centrada na pessoa recorre ao conhecimento científico acumulado pela psicologia para poder ajudar as pessoas a escolherem o caminho certo para suas vidas. As conclusões das pesquisas qualitativas em psicologia ajudam o terapeuta a saber qual é o melhor caminho para a vida de seus clientes.  
Estão corretas as afirmações:
	A
	I, II e III, apenas.
	B
	I e II, apenas.
	C
	I, II e IV, apenas.
	D
	II e III, apenas.
	E
	III e IV, apenas.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: B.
	Rogers chama a força vital que movimenta o ser humano de “tendência a auto-realização. Diz ele:
... os organismos estão sempre em busca de algo, sempre iniciando algo, sempre ‘prontos para alguma coisa’. Há uma fonte central de energia no organismo humano. Essa fonte é uma função do sistema como um todo, e não de uma parte dele. A maneira mais simples de conceituá-la é como uma tendência à plenitude, à auto-realização, que abrange não só a manutenção mas também o crescimento do organismo. (Um Jeito de Ser. São Paulo: EPU, 1983. p. 44)
Sobre a tendência a auto-realização e suas conseqüências na Abordagem Centrada no Cliente é verdadeiro afirmar:
I – Os indivíduos possuem dentro de si vastos recursos para a autocompreensão e para a modificação de seus autoconceitos, de suas atitudes e de seu comportamento autônomo.
II – Experiências muito traumáticas podem eliminar a tendência à auto-realização. Por exemplo, uma pessoa em grave depressão por causa da morte de um parente perdeu a tendência à auto-realização.
III – A tendência à auto-realização é o que leva as pessoas a buscarem a realização de suas necessidades. A realização das necessidades leva a um estado livre de tensões e permite que o organismo descanse.
IV – Rogers trabalhou por muito tempo com jovens delinquentes. Na sua compreensão, os comportamentos delinquentes eram causados pela falta de tendência à auto-realização.
V – Quando circunstâncias externas estabelecem ameaças e imposições ao eu, a prioridade de defender a integridade deste eu leva o indivíduo a falsear ou negar internamente a sua realidade vivenciada, a reprimir sentimentos e desejos percebidos como incompatíveis com a satisfação de necessidades básicas. A tendência à auto-realização está atuante, neste caso, no sentido de preservar a pessoa.
Estão corretas as afirmações: 
	A
	I, II e IV, apenas.
	B
	I, III e V, apenas.
	C
	III, IV e V, apenas.
	D
	I e V, apenas.
	E
	I, IV e V, apenas.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: D.
	A Abordagem Centrada na Pessoa de Rogers coloca em evidência e questiona as relações de poder na relação entre psicólogo e cliente, pois parte da compreensão de que “o indivíduo possui dentro de si vastos recursos para autocompreensão, para a modificação de seus autoconceitos, de suas atitudes e de seu comportamento autônomo.” (Rogers, 1983, p.38). O psicólogo dessa abordagem:
	A
	Assume o lugar de autoridade e mostra ao cliente, com base em dados empíricos e científicos, como ele deve tomar decisões.
	B
	Mostra ao cliente, com base na história de vida deste, quais caminhos ele tem condição de percorrer e quais, não.
	C
	Utiliza as teorias psicológicas de que dispõe para explicar ao cliente as causas de seus comportamentos.
	D
	Utiliza as teorias psicológicas de que dispõe para tornar o cliente mais adaptado aos contextos nos quais vive.
	E
	Facilita a exploração dos pensamentos e sentimentos do cliente, com vistas a que ele se aperceba mais de si mesmo e possa confiar mais em si mesmo.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: E.
	O psicólogo Carl Rogers encontrou nos escritos de Sören Kierkegaard o imperativo de “ser o que realmente se é” (Tornar-se Pessoa, 1973, p.146). Para esse psicólogo, trata-se da melhor maneira de caracterizar a finalidade da vida humana, tal como ele a entende. Essa concepção da vida humana fundamenta a Terapia Centrada no Cliente, modelo psicoterapêutico desenvolvido por Rogers. Sobre o modo de relação interpessoal descrito por esse psicólogo, é correto afirmar: 
	A
	Baseia-se na concepção de que o paciente deve revelar-se, enquanto o terapeuta permanece neutro, de modo a facilitar a relação transferencial.
	B
	Pressupõe que se uma pessoa sente-se verdadeiramente aceita e considerada, ela realizará mais seus desejos, tornando-se mais individualista.
	C
	Depende que o terapeuta ofereça “clima” terapêutico de atitudes psicológicas facilitadoras.
	D
	O psicólogo diagnostica os comportamentos psicopatológicos do cliente, a fim de lhe oferecer soluções ou sugerir outras possibilidades mais humanas.
	E
	O cliente reproduz com o psicólogo suas experiências da primeira infância. O terapeuta se coloca no lugar de receptáculo dessa reprodução.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: C.
	“O ponto de vista não diretivo confere um grande valor ao direito que todo indivíduo tem de ser psicologicamente independente e de manter a sua integridade psíquica. O ponto de vista diretivo confere um alto valor ao conformismo social e ao direito do mais apto dirigir o menos apto. Estas perspectivas têm uma relação importante tanto com uma filosofia social e política como com as técnicas de terapia”. (Carl Rogers, 1942)
 Qual a proposta
de Rogers quanto ao que seriam as condições, por parte do terapeuta, para uma psicoterapia promover ou facilitar mudanças na vida do indivíduo?
	A
	Segundo Rogers o crescimento psicológico depende muito mais de recursos externos do que internos.
	B
	Quando as condições: empatia, aceitação incondicional e congruência estão presentes numa relação, seja ela qual for, mudanças ocorrem nos indivíduos e em suas relações.
	C
	Cabe ao psicólogo trabalhar junto com o cliente para a sua adequação aos valores defendidos pela sociedade, criando para isto um clima facilitador.
	D
	As atitudes defendidas por Rogers como necessárias e suficientes para o crescimento psicológico, só propiciará mudanças individuais e sociais se forem associadas a técnicas mais diretivas.
	E
	A proposta de Rogers aplica-se exclusivamente ao âmbito psicoterapêutico.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: B.
	“A consulta psicológica eficaz consiste numa relação permissiva, estruturada de uma forma definida, que permite ao paciente alcançar uma compreensão de si mesmo num grau que o capacita a progredir à luz da sua nova orientação. Esta hipótese tem por corolário natural: todas as técnicas usadas devem ter como objetivo desenvolver essa relação permissiva e livre, essa compreensão de si na consulta psicológica e nas outras relações, e essa tendência para uma ação positiva e de livre iniciativa.” (Carl Rogers, 1942) 
Sobre a relação terapêutica descrita por Rogers está correto afirmar: 
	A
	Tendo estabelecido um clima de confiança, o terapeuta pode começar a investigar as pulsões inconscientes que levam o cliente a agir tal como age.
	B
	O terapeuta centrado no cliente deve mostrar ao cliente que aceita seu modo de ser, mesmo que seja de maneira fingida.
	C
	Rogers descreve a aceitação incondicional, a congruência e a compreensão empática como condições necessárias e suficientes para a transformação do cliente.
	D
	Rogers preconiza que o paciente possa fazer o que quiser, pois só assim a relação torna-se permissiva e livre.
	E
	A exploração do inconsciente é a tarefa da psicologia centrada no cliente.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: C.
	Segundo o psicólogo Carl Rogers, as pessoas que procuram terapia encontram-se numa situação de incapacidade de assumir a complexidade de seus sentimentos e de viver relações abertas, amigáveis e estreitas com as pessoas. Segundo ele, “... é a pessoa que nega os seus sentimentos e as suas reações que procura tratamento. Essa pessoa tentou durante muitos anos modificar-se, mas encontrou-se fixada em comportamentos que lhe desagradam.” (Tornar-se o que se é.Lisboa: Moraes Editores, 1973, p.156) Sobre o processo de terapia na abordagem centrada no cliente, desenvolvida por Rogers, é correto afirmar: 
I – No começo, o paciente que se esconde atrás de fachadas começa a desviar-se dessas imagens de como deveria ser. 
II – O terapeuta conduz o paciente para a vivência do aqui-e-agora, na direção de umaawareness mais global de sua vida. 
III – O objetivo da terapia é possibilitar ao paciente mais liberdade, autonomia e responsabilidade por si mesmo e pelas relações significativas com os outros. 
É correto o que se afirma em:
	A
	I, somente.
	B
	II, somente.
	C
	III, somente.
	D
	I e II, somente.
	E
	I e III, somente.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: E.
	Leia atentamente a seguinte afirmação de Rogers sobre a ciência e a psicoterapia:
 
“Mas, na psicoterapia os problemas surgem muito mais rapidamente ainda e no nível mais profundo. Aqui, tudo o que é subjetivo, interior, pessoal é levado ao ponto extremo; aqui a relação é vivida, não analisada, e é uma pessoa que emerge, não um objeto; uma pessoa que sente, que escolhe, que acredita, que atua, não como um autômato, mas como uma pessoa. Tal é também o fim supremo da ciência – a exploração objetiva dos aspectos mais subjetivos da vida; a redução a hipóteses e, eventualmente, a teoremas, de tudo o que fora até então considerado o mais pessoal, o mais completamente interior, o mundo mais particular.” (ROGERS, C. Tornar-se Pessoa. Lisboa: Moraes Editores, 1973, p.191) 
Nessa afirmação, o autor expressa:
	A
	que a psicoterapia deve recorrer aos experimentos científicos a fim de desvendar o funcionamento psicológico dos indivíduos, prevendo e controlando melhor os seus comportamentos.
	B
	a necessidade de superar o subjetivismo da psicologia, alçando esta à objetividade do positivismo científico.
	C
	a necessidade de eliminar o caráter científico da psicologia, pois ela lida com a experiência individual de cada indivíduo.
	D
	que ciência e psicoterapia são incompatíveis.
	E
	o dilema do psicólogo entre a experiência subjetiva da psicoterapia e a cientificidade necessária à psicologia; esta visa o geral, enquanto a psicoterapia, o individual.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: E.
	Há, segundo Carl Rogers, três condições que devem estar presentes para que se crie um clima facilitador de crescimento – autenticidade, aceitação incondicional e compreensão empática. Estas condições são fundamentais para o evento de uma relação psicológica que privilegie a questão do sentido, portanto com fortes matizes humanistas. Assinale a alternativa que estabelece uma correlação correta entre estas atitudes e suas definições:
	A
	O psicólogo trabalha para tranqüilizar seu interlocutor, aliviar sua angústia, apaziguá-lo. Assim cria-se uma atmosfera positiva, demonstrando que os sentimentos não se justificam, que o problema pode ser minimizado.
	B
	Quanto mais o psicólogo for ele mesmo na relação com o outro, quanto mais puder remover as barreiras profissionais ou pessoais, maior a probabilidade de que ocorram mudança e crescimento de um modo construtivo.
	C
	Implica uma série de atitudes do psicólogo, principalmente atitudes de despojamento de valores, conceitos e idéias. O psicólogo precisa ajudar o cliente a perceber as suas atitudes que vão contra a moral vigente.
	D
	O psicólogo/facilitador deseja que o cliente expresse o sentimento que está ocorrendo no momento, qualquer que seja ele - confusão, ressentimento, medo, raiva, coragem, amor ou orgulho. O psicólogo tem a tarefa de organizar junto com o paciente seus sentimentos e pensamentos, condicionados pelo papel desempenhado pelo psicólogo.
 
	E
	Quanto mais o psicólogo demonstrar sua competência técnica, revelando, assim, suas opiniões sobre as dificuldades dos envolvidos no trabalho realizado, aliviará a angústia, criando uma atmosfera de confiança a partir do psicólogo/facilitador como modelo que inspira segurança.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: B
	Ao encontrarmos Fritz Perls e a Gestalt-terapia, o mundo da linguagem se revela nas mesmas dimensões até aqui discutidas. Husserl, Heidegger, e principalmente Martin Buber, compõe as discussões dos gestaltistas. A fenomenologia, talvez a principal influência dessa abordagem, sugere uma escuta cuidadosa. Talvez Perls estivesse preocupado com os mesmos ventos que fecham os olhos cantados por Cecília Meireles, quando diz:  “ (...) não escutem as palavras, escutem apenas o que a voz lhes conta, o que os movimentos contam, o que a postura conta, o que a imagem conta. Se você tem ouvidos, então sabe tudo sobre a outra pessoa. Você não precisa escutar o que a pessoa diz, mas escute os sons, eles contam tudo.(...) o bom terapeuta não escuta o conteúdo que o paciente produz, mas o som, a musica, as hesitações.” A partir do olhar da gestalt-terapia, podemos considerar que: 
I - trata-se da compreensão de que trabalhando no aqui e agora nos colocamos atentos à temporalidade à espacialidade na qual a pessoa se movimenta e que se revela na vida como na terapia.
II - Trata-se da idéia de prestarmos atenção nas manifestações do desconhecido, pois as palavras podem guardar
as necessárias defesas que tornam ocultos os conteúdos inconscientes. 
III - trata-se da compreensão de uma totalidade que ocorre no presente, pois só se tem acesso real à pessoa quando se tem acesso à sua totalidade possível
Está correto o que se afirma em:
	A
	II,  apenas.
	B
	I  e II,  apenas.
	C
	I e III,  apenas.
	D
	II e III, apenas.
	E
	I, II, III.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: C.
	Na Gestalt-terapia, portanto, o trabalho se desenvolve a partir da instrumentalização com ênfase na awareness de como o paciente está evoluindo em busca da compreensão e do entendimento de suas relações. Desta forma podemos considerar que esse trabalho é:
I  -  baseado no conteúdo-orientado dando ênfase ao conteúdo que é falado.
II –  baseado no processo-orientado a partir do uso do sentido do paciente, que passa a explorar por si mesmo as soluções para suas dificuldades.
III – baseado no objetivo-conteúdo cujo terapeuta, como agente da mudança, objetiva um estado ideal em que o paciente deva chegar.
Está correto o que se afirma em:
	A
	II  apenas.
	B
	I e II  apenas.
	C
	III  apenas.
	D
	II e III apenas.
	E
	I, II, III.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: A.
	Intervenções do terapeuta como: O que você está fazendo? O que você sente? O que você quer com isso? O que você evita? O que você espera? São intervenções que visam: 
I – Conscientizar o paciente a respeito de si-mesmo.
II – Não tem  relação alguma com a apreensão do significado e do sentido.
III – Estabelece  alguma relação com o processo de aprendizagem, com o intuito de que o paciente percebendo seu modo de ser ele pode configurar novas possibilidades de relação com o vivido.
IV – São expressões utilizadas pela Gestalt-terapia como modos de intervenção na relação terapeuta-paciente.
V – São intervenções focadas no “aqui e agora” do paciente. Um exercício presencial – dificuldade esta presente no mundo neurótico. 
Estão corretas:
	A
	I, III e V, apenas.
	B
	I, II, III e V, apenas.
	C
	I, III, IV e V, apenas.
	D
	III, IV e V, apenas.
	E
	I, II, III, IV e V.   
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: C.
	Leia atentamente o diálogo entre um paciente (P) e um Gestalt-terapeuta (T) e responda à questão a seguir. 
P: [voz chorosa, reclamante] Eu não sei o que fazer hoje.
T: [Olha, mas não fala nada]
P: Eu poderia falar sobre a minha semana. [Olha inquisidoramente para o terapeuta]
T: Estou me sentindo arrastado por você neste exato momento. Eu imagino que você quer que eu o conduza.
P: Sim. O que há de errado nisso?
T: Nada. Eu prefiro não direcioná-lo neste exato momento.
P: Por que não?
T: Você é capaz de dirigir-se. Eu acho até que você está nos dirigindo para longe de seu self interior neste momento. Eu não quero cooperar com isto. [Silêncio]
P: Sinto-me perdido.
T: [Olha e não fala]
P: Você não vai me dar instruções, vai?
T: Não.
P: Bem, vamos trabalhar com minha crença de que não consigo cuidar de mim mesmo.
(YONTEF, G. Processo, Diálogo e Awareness, 198, p.48.) 
O trecho de sessão acima mostra que...  
	A
	
Na Gestalt-terapia, o terapeuta é o agente de transformação na vida do paciente.
	B
	Na Gestalt-terapia, o terapeuta precisa ser o agente de transformação na vida paciente sempre que ele se sentir impotente para agir.
	C
	
A Gestalt-terapia parte do pressuposto que as pessoas que buscam terapia são incapazes de transformarem suas vidas a partir de si mesmas.
	D
	
A Gestalt-terapia visa tornar consciente a incapacidade de assumir responsabilidade por sua vida, pois a partir dessa consciência o paciente pode se transformar.
	E
	A Gestalt-terapia privilegia a relação de encontro EU-TU, na qual nenhum dos participantes é superior ao outro.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: E.
	 A prática clínica na Gestalt-terapia enfatiza a sua prática nas experiências presentes, visando que o paciente possa tornar-se autônomo e responsável por seus atos. Um neurótico, por exemplo, não é visto como uma pessoa que teve um problema no passado e que precisaria solucioná-lo para poder ser saudável, mas como alguém que tem um problema contínuo, aqui e agora, no presente.
Sobre a prática psicoterapêutica em Gestalt-terapia (GT), podemos afirmar que é incorreto:
	A
	Embora a GT considere que a expressão corporal é fundamental para a compreensão do que está se passando com alguém, o relato verbal do cliente ainda é considerado a fonte mais segura de informação, pois, é por meio dele que se torna possível apreender os conflitos intrapsíquicos de alguém.
	B
	Dado que na visão da Gestalt o sofrimento psicológico é a expressão da dificuldade em perceber as próprias necessidades e executar ações voltadas para satisfazê-las, o objetivo da GT será auxiliar o indivíduo no resgate de sua capacidade de interação com o meio.
	C
	 Dado que a GT é uma abordagem holística, o gestalt-terapeuta não precisa ficar limitado apenas ao que o paciente diz ou pensa, podendo também, levar em consideração o que o paciente faz.
	D
	Em uma sessão de GT, ao invés de solicitarmos que o paciente apenas nos conte sobre fatos marcantes de sua vida, solicitamos a ele que reexperiencie tais eventos no presente; que signifique os eventos marcantes de sua vida no agora, pois, se ele ainda fala sobre eles, é porque continuam a ter importância em sua existência.
	E
	Uma das formas de tentarmos levar o cliente a ter uma percepção mais aguda do momento presente se dá mediante a utilização de técnicas de conscientização, como por exemplo, os exercícios de awareness e os de amplificação.
 
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: A.
	Acompanhe o relato abaixo:
Cliente: “Ultimamente eu tenho me sentido muito sobrecarregado. No trabalho, tenho ficado até mais tarde todos os dias, afinal, meu chefe me passou uma série de tarefas que vão além das minhas obrigações. Já em casa, quando desejo descansar no final de semana, costumo atender às demandas da minha esposa; ela sempre quer fazer compras, ir ao shopping, viajar, etc. Eu atendo a todos os pedidos que me fazem, embora às vezes me seja custoso, afinal, desde criança aprendi que as vontades dos outros devem sempre estar em primeiro lugar”.
Diante desta fala, um gestalt-terapeuta compreenderia que:
	A
	O cliente está perfeitamente saudável, afinal, os únicos a apresentarem problema nesta situação são o chefe e a esposa.
	B
	O cliente sabe reconhecer com clareza os limites que há entre ele e as pessoas de seu convívio social.
	C
	O cliente pode ser compreendido como um neurótico, uma vez que tem dificuldades em distinguir claramente entre si e o resto do mundo, não vê suas próprias necessidades e, consequentemente, coloca as necessidades dos outros sempre em primeiro plano. 
	D
	O cliente, embora apresente dificuldades em estabelecer contato e fuga adequados, mantém uma relação saudável em sua relação com o meio.
	E
	O principal mecanismo neurótico apresentado pelo cliente neste relato é a retroflexão.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: C.
Abordagens Humanistas em Psicologia. 
Apresentação 
Nesta disciplina você entrará em contato com algumas abordagens psicológicas agrupadas sob a categoria “Psicologia Humanista”. Como você verá, são abordagens que diferem entre si, mas que convergem na ênfase dada à responsabilidade do homem por suas vivências e na liberdade para lidar com elas, criando-se a si mesmo. Isso objetiva o reconhecimento dos pressupostos epistemológicos e ontológicos das Psicologias Humanistas e do método fenomenológico, frequentemente associado a essas abordagens na investigação do humano.  
Nos primeiros 4 módulos serão apresentadas a história dessa perspectiva, alguns dos seus principais autores, assim como
a fundamentação teórica e filosófica. 
No primeiro módulo será apresentada uma compreensão geral da Psicologia Humanista. O segundo é dedicado à noção de “pessoa” no contexto nortemaericano, onde as Psicologias Humanistas florecem. Essa noção será fundamental na Abordagem Centrada na Pessoa, desenvolvida por Carl Rogers a partir da década de 1950 nos Estados Unidos. Essa abordagem é o tema do terceiro módulo. A aplicação dessa compreensão de homem, de sofrimento psicológico e de processo de mudança é o tema do quarto módulo.  
Conhecer uma abordagem psicológica significa conhecer seus principais conceitos; no caso destas abordagens, você deve conseguir compreender o conceito de homem (ou ser humano), assim como as condições em que ocorre a mudança e o crescimento psicológicos. 
O quinto módulo é dedicado à Gestalt-terapia, abordagem terapêutica desenvolvida por Fritz Perls, que enfatiza a experiência consciente atual. Essa ênfase se deve à compreensão da relação organismo-meio, que a fundamenta. No sexto módulo, tematiza-se a perspectiva psicoterapêutica proveniente das experiências e estudos de Perls e seus seguidores. 
Nos módulos 7 e 8 é apresentada a perspectiva chamada de Humanista-Existencial, cujo principal autor é Rollo May. Esse autor recorre a filosofias existenciais para fundamentar um método de aconselhamento psicológico e uma psicoterapia. 
Através da leitura dos textos indicados, das aulas presenciais e dos exercícios propostos aqui objetiva-se que você compreenda o histórico da perspectiva humanista na Psicologia e alguns de seus representantes, assim como seus principais conceitos, autores e fundamentações. Objetiva-se também uma compreensão histórica do desenvolvimento da noção atual de “pessoa”  e sua relação com a psicologia; mais especificamente, a concepção de homem e as condições em que ocorre a mudança e o crescimento psicológicos a partir das perspectivas rogeriana, gestalt-terapêutica e humanista-existencial.  Isso deve torná-lo capaz de identificar as semelhanças e diferenças entre as abordagens desenvolvidas por Rogers, Perls e May.  
O material poderá ser utilizado como orientação para seu estudo e como complemento das atividades realizadas nas aulas presenciais.
O programa da disciplina está distribuído em 8 módulos, que devem ser estudados ao longo do semestre letivo. Os Módulos 1 a 4 serão objeto de avaliação na NP1 e Módulos 5 a 8, na NP2.  
Módulo 1 - O pensamento humanista em Psicologia. 
Objetivo: Compreender o pensamento humanista e sua influência na psicologia. 
Bibliografia Básica: AMATUZZI, M. “Humanismo e Psicologia” Por uma Psicologia Humana. São Paulo: Ed. Alínea, 2008. Cap. 1.  
Bibliografia Complementar: FIGUEIREDO, L.C. “Matriz vitalista e naturista” Matrizes do Pensamento Psicológico. 18ª edição. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2012, cap. VIII.  
Módulo 2: Introdução ao desenvolvimento histórico da noção de Pessoa nas bordagens Humanistas. 
Objetivo: Compreender a noção de Pessoa, que é um dos eixos centrais da psicologia humanista, e seu desenvolvimento histórico até a atualidade.    
Bibliografia Básica: MOREIRA, V. “A origem da noção de pessoa.” De Carol Rogers a Merleau-Ponty: a pessoa mundana em psicoterapia. São Paulo: Annablume, 2007, cap.7. 
Bibliografia Complementar: MOREIRA, V. “A noção capitalista de pessoa.” De Carol Rogers a Merleau-Ponty: a pessoa mundana em psicoterapia. São Paulo: Annablume, 2007, cap.8.  
 
Módulo 3: Os pressupostos epistemológicos e ontológicos da Abordagem Centrada na Pessoa, desenvolvida por Rogers. 
Objetivo: Compreender o conceito de Pessoa presente na obra de Carl Rogers e como ela fundamenta a Abordagem Centrada na Pessoa; Compreender a mudança no quadro das psicologias proposta por Carl Rogers e a ênfase na postura ética do psicólogo 
Bibliografia básica: MOREIRA, V. “A noção de pessoa na teoria de Carl Rogers.” De Carol Rogers a Merleau-Ponty: a pessoa mundana em psicoterapia. São Paulo: Annablume, 2007, cap.9.  
Bibliografia complementar: MOREIRA, V. “Da Teoria Não-Diretiva à Abordagem Centrada na Pessoa.” De Carol Rogers a Merleau-Ponty: a pessoa mundana em psicoterapia. São Paulo: Annablume, 2007, cap.1.   
Módulo 4: A Abordagem Centrada na Pessoa e a Psicoterapia 
Objetivo: Conhecer os pressupostos teóricos e técnicos da Terapia Centrada na Pessoa e a tríade compreensão empática, aceitação incondicional e congruência.  
Bibliografia Básica: AMATUZZI, M. “Abordagem Centrada na Pessoa e Psicoterapia” Rogers: Ética Humanista e Psicoterapia. Campinas, SP: Editora Alínea, 2010.  
Bibliografia Complementar: ROGERS, C. “O funcionamento integral da pessoa: o conceito de vida plena visto por um terapeuta” Tornar-se Pessoa. São Paulo: Martins Fontes, 2009.  
Módulo 5: Psicologia da Gestalt, Gestalt-terapia e suas interlocuções com o pensamento humanista. Os fundamentos da Gestalt-terapia. 
Objetivo: Conhecer os pressupostos teóricos da Gestalt-terapia e a articulação com as abordagens humanistas em psicologia. Diferenciar os pressupostos e os objetivos da Gestalt- terapia das demais abordagens humanistas. 
Bibliografia Básica: PERLS, F. (1988) “Fundamentos” A Abordagem Gestáltica e Testemunha Ocular da Terapia. Rio de Janeiro: LTC, 1988, cap. 1. 
Bibliografia complementar: YONTEF, G. “Gestalt-terapia” Processo, Diálogo e Awareness: Ensaios em Gestalt-terapia. São Paulo: Summus Editorial, 1998, cap. 1.
 
Módulo 6: Fenômenos psicológicos à luz das Gestalt-Terapia, de Fritz Perls 
Objetivo: Compreender os fenômenos clínicos a partir da Gestalt-terapia. Reconhecer os objetivos da Gestalt-terapia e o papel do psicólogo nesse modelo de atendimento; Compreender os fenômenos clínicos a partir da Gestalt-terapia. Reconhecer os objetivos da Gestalt-terapia, o papel do psicólogo. Reconhecer o aqui-agora como conceito fundamental da Gestalt-terapia e suas conseqüências para a prática clínica.
 
Bibliografia Básica: PERLS, F. “Mecanismos Neuróticos” A Abordagem Gestáltica e Testemunha Ocular da Terapia. Rio de Janeiro: LTC, 1988, cap. 2. 
Bibliografia Complementar: PERLS, F. “Terapia Aqui e Agora” A Abordagem Gestáltica e Testemunha Ocular da Terapia. Rio de Janeiro: LTC, 1988, cap. 4.  
Módulo 7: Psicologia e Psicoterapia Humanista-Existencial 
Objetivo: Compreender a perspectiva humanista-existencial em psicologia, diferenciando-a da abordagem centrada na Pessoa (Rogers), da Gestalt-terapia (Perls). Conhecer a concepção de homem que fundamenta essa abordagem. 
Bibliografia básica: MAY, Rollo (2009) “Ansiedade e Valores” Psicologia e Dilema Humano. 2ª edição. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2009. 
Bibliografia complementar: MAY, Rollo (2009) “O contexto da Psicoterapia” Psicologia e Dilema Humano. 2ª edição. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2009.  
Módulo 8: O conceito de “existência” e a Psicanálise Existencial de Sartre  
Objetivo: Compreender o conceito de existência (Sartre) que fundamenta a Psicologia Humanista-existencial, sobretudo a questão da liberdade e da responsabilidade que a caracterizam.  
Bibliografia básica: MAY, Rollo (2009) “Jean-Paul Sartre e Psicanálise” Psicologia e Dilema Humano. 2ª edição. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2009.  
Em cada um dos módulos, haverá uma breve apresentação do assunto, indicação de material para leitura, atividades de estudo e exercícios de verificação da aprendizagem. Lembre-se que a mera realização dos exercícios não permitirá a aprendizagem dos temas. É imprescindível que você realize todas as atividades descritas em cada módulo.
 
Se você necessitar de informações adicionais para ampliar seus conhecimentos, solicite-as do professor, nas aulas presenciais. 
O presente conteúdo, por se tratar da apresentação do curso, não inclui exercícios.  
A Bibliografia apresentada a seguir relaciona as obras consideradas importantes para o estudo dos temas. Em cada módulo, serão indicados os trechos específicos que devem ser lidos.  
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ROGERS, Carl. Tornar-se Pessoa. 6ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.  
MAY, Rollo. Psicologia e Dilema Humano. 2ª edição. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2009.
PERLS, Fritz. A Abordagem Gestáltica e Testemunha Ocular da Terapia. 2ª Ed. Trad. José Sanz. Rio de Janeiro: LTC, 1988.  
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR 
AMATUZZI, Mauro. Por uma Psicologia Humana. 2ª Ed. São Paulo: Ed. Alínea, 2008. 
AMATUZZI, Mauro. Rogers: Ética Humanista e Psicoterapia. Campinas, SP: Editora Alínea, 2010. 
FIGUEIREDO, L.C. Matrizes do Pensamento Psicológico. 18ª edição. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2012. 
MOREIRA, Virginia. De Carol Rogers a Merleau-Ponty: a pessoa mundana em psicoterapia. São Paulo: Annablume, 2007. 
YONTEF, Gary. Processo, Diálogo e Awareness: Ensaios em Gestalt-terapia. São Paulo: Summus Editorial, 1998.
	Moreira narra o fim da tragédia na Grécia antiga e o nascimento da racionalidade, que governará o pensamento do homem ocidental desde então: “Extingue-se o homem trágico, solidário a uma lógica que não estabelece um corte tão nítido nem dicotômico entre o verdadeiro e o falso (...) Essa lógica ambígua, que permite a demarcação das contradições sem que desapareçam os conflitos, quer por conciliá-los, quer porque eles são vividos como insuperáveis, desaparece com a tragédia, dando lugar a uma lógica dicotômica nova, que anda a procura de uma verdade absoluta.” (p.159) 
A Psicologia Humanista fundamenta-se nessa história do pensamento humano. Sobre a concepção de homem da Psicologia Humanista, inspirada no homem trágico, está correto afirmar: 
I – A Psicologia Humanista compreende a vida de cada pessoa como “um enigma que não pode ser decifrado”, concebendo a existência humana como uma constante busca de responder a esse enigma. 
II – Para a Psicologia Humanista o homem é uma tabula rasa, podendo determinar o que e como quer existir a partir de sua própria vontade. 
III – A Psicologia Humanista resgata do pensamento grego a noção de homem descentrado, atualizando-a para pensar a loucura. Para a Psicologia Humanista, o homem descentrado é o homem incapaz de tomar decisões racionais por si mesmo.
	A
	I, apenas.
	B
	II, apenas.
	C
	III, apenas.
	D
	I e III, apenas.
	E
	I e II, apenas.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: A.
	A Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada na Assembléia Geral das Nações Unidas em 10/12/1948 está fundamentada numa concepção de homem que desenvolveu ao longo da história do ocidente. Leia os primeiros 3 artigos abaixo e responda, baseando-se na história do conceito de pessoa apresentado por Virgínia Moreira (2007).
 
Artigo I - Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão  e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.   
 
Artigo II - Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua,  religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.  
Artigo III - Toda pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.
 
I – Esta Declaração expressa uma concepção de homem enunciada por Rousseau (1712 – 1778). Para esse filósofo, todo homem nasce livre e bom. A sociedade o corrompe.
II – A Declaração expressa a concepção Iluminista de homem, para a qual todos os homens são dotados naturalmente de “luz natural” (racionalidade), que é capacidade de aprender, conhecer o real e agir livremente para realização de seus fins.
III – A Declaração está de acordo com o noção capitalista de pessoa, para a qual todo homem dispõe de liberdade para escolher e para vencer a partir dos próprios méritos e ações.
IV – A Abordagem Centrada na Pessoa, desenvolvida por Carl Rogers, é contrária à noção Capitalista de pessoa, pois concebe a liberdade como adquirida, não ontológica.
V – Segundo Moreira, a concepção de homem na Declaração desemboca na noção de homem como mercadoria, dividido nas várias partes que o compõem: sua personalidade, seu aspecto, sua educação, sua renda pessoal e suas possibilidades de êxito. 
Estão corretas:
	A
	I, II e III, apenas.
	B
	II, III e IV, apenas.
	C
	I, II, III e V, apenas.
	D
	I, II, IV e V, apenas.
	E
	I, II, III, IV e V.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: C
	Moreira (2007) apresenta uma história dos significados de pessoa. Observe as afirmações abaixo: 
I. A palavra pessoa tem sua origem numa palavra que designa a máscara teatral, utilizada no teatro grego para representar tipos, não indivíduos em particular.
II. Em Roma, pessoa passou a designar o cidadão, como pessoa jurídica, em contraposição aos escravos, mulheres e estrangeiros, que não possuíam direitos políticos.
III. Com o cristianismo, pessoa passa a designar um indivíduo, com sua alma individual.
IV. Atualmente, o conceito de pessoa refere-se ao indivíduo com suas características psicológicas singulares, ou seja, uma subjetividade concebida como interioridade. 
Está correto o que se afirma em:
	A
	I e III, somente.
	B
	II, III e IV, somente.
	C
	III e IV, somente.
	D
	I e II, somente.
	E
	I, II, III e IV.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: E.
	A concepção de pessoa é fundamental para orientar a abordagem a ser seguida por um psicoterapeuta. Ao longo da história da humanidade, várias foram as noções do que possa significar o termo pessoa. Em psicologia, a noção de pessoa que o profissional possui está diretamente ligada à abordagem a ser seguida. Sobre a noção de pessoa em Carl Rogers, segundo Moreira (2007), é correto o que se afirma em:
	A
	A ênfase é na coletividade, a  pessoa pode ser entendida como um personagem, um representante de uma classe social.
	B
	O ser humano tem uma posição de destaque, sendo o centro do universo, dotado de corpo e alma, sendo a ênfase dada a esta última. 
	C
	O homem não pode ser definido, é um enigma cujo duplo sentido não se chega nunca a decifrar.
	D
	A pessoa é constituída a partir de suas relações de produção e de trabalho e da relação que estabelece com a natureza, a fim de satisfazer suas necessidades.
	E
	O homem é naturalmente bom e digno de confiança, sendo uma ilha que se corresponde com outras ilhas, que são outros homens.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: E.
	Moreira (2007) ao abordar a “A origem da noção de pessoa” traz à nossa reflexão o conceito de pessoa na antiguidade e depois nos tempos atuais. Considerando a especificidade da noção de pessoa nesse desenvolvimento histórico, marque a alternativa ERRADA:
	A
	A palavra pessoa origina do verbo personare que significa soar através de. Por sua vez,personare deriva da palavra etrusca phersu = máscara teatral. Portanto, podemos inferir que pessoa está relacionada à máscara.
	B
	A pessoa na civilização antiga era composta pelo homem antigo que não escolhia suas crenças, pois sesubmetia às leis e ao culto de sua cidade.
	C
	Na civilização greco-romana, pessoa era uma categoria universal usada para reconhecer todos como semelhantes e livres, apesar das diferenças de classe social.
	D
	Na concepção cristã de 'pessoa', pessoa era uma substância individual de natureza racional, ou seja, era um ser inteligente, pensante e com raciocínio.
	E
	A pessoa também pode ser vista como unidade individual em relação aos outros, portadora de capacidade em representar seu próprio eu, engrandecendo-a diante de outros animais.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: C.
	Qual das alternativas abaixo apresenta a principal característica da noção de pessoa difundida pelo Capitalismo?
	A
	A pessoa é vista como um indivíduo que é livre para vencer a partir dos seus próprios méritos e ações.
B
	Ausência de uma noção de pessoa como categoria absoluta, ou seja, o homem não é visto como um indivíduo, mas sim como representante de um determinado tipo social.
	C
	A pessoa, embora seja vista como um indivíduo livre, ainda é refém das ações de marketing que propagam o consumismo e a gratificação imediata. 
	D
	A pessoa é boa em sua natureza, mas a sociedade a corrompe.
	E
	A noção de pessoa como indivíduo não existe, uma vez que, no sistema Capitalista, o homem é considerado um escravo do Estado.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: A.
	Considere as afirmações abaixo sobre o Humanismo e a Psicologia Humanista. 
I – Teorias diferentes sobre o homem podem ser consideradas humanistas. O que as une não é tanto que todas aceitem determinadas formatações, mas uma atitude frente ao outro. Essa atitude é o esforço de explicar seu comportamento à luz de alguma teoria humanista, ao invés das teorias psicanalítica ou comportamentalista. 
II – A Psicologia Humanista surgiu como uma reação, a partir da insatisfação sentida em relação a duas estruturas teóricas importantes: o behaviorismo e a psicanálise. O movimento de contracultura americano buscava uma validação científica para defesa da liberdade. Alguns psicólogos ligados a esse movimento criaram abordagens psicológicas que enaltecem a liberdade de expressão, a revolução dos valores e o anticientificismo.  
III – A expressão humanismo pode ser aplicada a qualquer filosofia que coloque o homem no centro de sua preocupações, ou como um adjetivo aplicável a outros movimentos, como é o caso da ‘psicologia humanista’ 
IV – O movimento humanista na história do pensamento ocidental foi uma reação ao sobrenaturalismo medieval, que se preocupava com questões que envolvem o ‘após a morte’, e a escolástica, preocupada com o caráter doutrinário da filosofia. 
V – Rogers e Maslow aproximam-se bastante das concepções humanistas em psicologia, pois existe uma crença no homem, uma confiança no que nele se manifesta. Tanto a tendência à atualização de Rogers como o conceito de auto-atualização de Maslow são exemplos dessa postura. Estão corretas as afirmações:
	A
	I, III e V, apenas.
	B
	II, III e V, apenas.
	C
	I, II, III e V, apenas.
	D
	III, IV e V, apenas.
	E
	II, III, IV e V, apenas.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: D.
	A peça Hamlet, escrita por Shakespeare entre 1599 e 1601, narra a história do princípe da  Dinamarca, cuja tio, assassino de seu pai para assumir o trono, desposa sua mãe. O fantasma do rei assassinado aparece para o príncipe, que trama uma vingança.  Leia atentamente o solilóquio de Hamlet e responda à questão a seguir.
 
Ser ou não ser... Eis a questão. Que é mais nobre para a alma: suportar os dardos e arremessos do fado sempre adverso, ou armar-se contra um mar de desventuras e dar-lhes fim tentando resistir-lhes? Morrer... dormir... mais nada... Imaginar que um sono põe remate aos sofrimentos do coração e aos golpes infinitos que constituem a natural herança da carne, é solução para almejar-se.
Morrer.., dormir... dormir... Talvez sonhar... É aí que bate o ponto. O não sabermos que sonhos poderá trazer o sono da morte, quando alfim desenrolarmos toda a meada mortal, nos põe suspensos. É essa idéia que torna verdadeira calamidade a vida assim tão longa! Pois quem suportaria o escárnio e os golpes do mundo, as injustiças dos mais fortes, os maus-tratos dos tolos, a agonia do amor não retribuído, as leis amorosas, a implicância dos chefes e o desprezo da inépcia contra o mérito paciente, se estivesse em suas mãos obter sossego com um punhal? Que fardos levaria nesta vida cansada, a suar, gemendo, se não por temer algo após a morte - terra desconhecida de cujo âmbito jamais ninguém voltou - que nos inibe a vontade, fazendo que aceitemos os males conhecidos, sem buscarmos refúgio noutros males ignorados?
De todos faz covardes a consciência. Desta arte o natural frescor de nossa resolução definha sob a máscara do pensamento, e empresas momentosas se desviam da meta diante dessas reflexões, e até o nome de ação perdem. (Shakespeare, Hamlet)
 
A partir do solilóquio de Hamlet e do contexto das abordagens humanistas em psicologia, é correto afirmar que: 
I – A questão que atormenta Hamlet neste solilóquio é a questão do sentido de sua vida.
 
II – A questão do sentido da vida era menosprezada pela psicologia do começo do século XX, até que o humanismo enfatizou sua importância. Para o humanismo, o sentido da vida é a principal questão humana.
 
III – Hamlet está em depressão, por isso questiona se vale a pena continuar vivendo ou se deve se suicidar. A depressão foi causada pela perda de seu pai, assassinado, e por seu tio ter se casado com sua mãe, tornando-se seu padrasto.
 
IV – Na frase "Pois quem suportaria o escárnio e os golpes do mundo, as injustiças dos mais fortes, os maus-tratos dos tolos, a agonia do amor não retribuído, as leis amorosas, a implicância dos chefes e o desprezo da inépcia contra o mérito paciente, se estivesse em suas mãos obter sossego com um punhal?" Hamlet indica algumas questões candentes da existência humana e o fato de que o porvir é sempre um enigma. 
Estão corretas as afirmações: 
	A
	I e II, apenas.
	B
	II e III, apenas.
	C
	II e IV, apenas.
	D
	I, III e IV, apenas.
	E
	I, II e IV, apenas.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: E.
	No dia 23/02/11 o jornal O Estado de S. Paulo publicou a matéria “SP reprova professores que tiveram depressão”. Leia o trecho dessa matéria abaixo para responder à questão. 
SP reprova professores que tiveram depressão
Apesar de terem passado em concurso no Estado, eles trabalharão como temporários
Mariana Mandelli - O Estado de S.Paulo
  Professores aprovados no último concurso para a rede estadual de São Paulo estão impedidos de assumir seus cargos por terem tirado, em algum momento de suas carreiras, licenças médicas por motivo de depressão. Por essa razão, devem continuar com contratos temporários. Especialistas afirmam que a decisão é preconceituosa. (...)
 Jair Berce, de 36 anos, que leciona na rede pública desde 1994 com contrato temporário, é um dos barrados. Ele conta que, na primeira perícia, foi considerado apto. Seu nome foi publicado no Diário Oficial em 8 de janeiro, na lista dos professores nomeados. No entanto, no dia 26, Berce foi convocado para uma nova perícia. O psiquiatra questionou as licenças médicas que ele havia tirado em 2003 (cinco dias afastado) e em 2004 (duas vezes: dez dias e depois duas semanas).
 "Eu nem lembrava mais disso, foi há tanto tempo. Tomei fluoxetina (um tipo de antidepressivo) por seis meses. Hoje não tomo mais, estou muito bem. Foi um período difícil na minha vida: minha mãe tinha morrido, minha irmã tinha sofrido um acidente e eu estava terminando minha tese", lembra. Berce é formado em Ciências Sociais pela USP e tem mestrado em Antropologia pela PUC-SP. Ele também leciona na rede municipal de Barueri.
 Nessa mesma perícia, Berce passou pelo teste de Rorschach - que consiste em interpretar dez pranchas com imagens formadas por manchas simétricas de tinta. "Depois que soube da reprovação, pedi para ver o prontuário. Nele, havia a seguinte anotação: "visto avaliação psicológica F-32 - sugiro temerário o ingresso" e "não apto"", conta. F-32 é o código da Classificação Internacional das Doenças (CID) para depressão. 
 
Baseando-se na reportagem “SP reprova professores que tiveram depressão” e nas abordagens humanistas em psicologia, estão corretas as afirmações:
 
I – A Abordagem Centrada na Pessoa não acompanha episódios depressivos na vida das pessoas, pois a depressão é sintoma de um desequilíbrio neurológico e precisa ser tratada por um psiquiatra com remédios.
 
II – As psicologias humanistas consideram as influências biológicas para os comportamentos humanos, mas não se limitam
a compreender os comportamentos como causados por neurotransmissores.  
III – O parecer elaborado pelo medico indica uma compreensão humanista de homem, pois parte do pressuposto de que, já que ele teve um episódio depressivo, ele terá outros no futuro. 
IV – Amatuzzi diferencia as compreensões de homem na psicologia entre “homem resultante” e “homem iniciante”. O parecer elaborado pelo psiquiatra da reportagem mostra é um exemplo da compreensão de “homem resultante”. A psicologia humanista pensa o homem como “iniciante”.
	A
	I e II, apenas.
	B
	II e III, apenas.
	C
	III e IV, apenas.
	D
	II e IV, apenas.
	E
	I, II e IV, apenas.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: D.
	Em coluna no jornal Folha de São Paulo, a filósofa Dulce Critelli escreve sobre o Big Borther:
 
Semana passada, enquanto aguardava ser atendida num consultório médico, folheei umas três revistas consideradas das mais importantes no cenário nacional e fiquei espantada com o espaço e a relevância que todas concediam a um jovem, o Alemão, vencedor do último “Big Brother Brasil”.
Ele era tratado com as glórias e as pompas que se conferem a um herói. Por isso mesmo, a recompensa recebida, de R$ 1 milhão, era mais do que merecida. Faltou dizer que era até pouca.
Mas o que esse jovem, de fato, fez, além de exibir o corpo, esculpir os cabelos como esculpiu seus músculos, namorar, livrar-se de alguma intriga.? O que ele lega ao mundo? Mesmo que nada de útil ele tivesse feito, qual a grandeza peculiar dos seus gestos? (...)
É esta a mensagem que a mídia reforça e transmite: “seja como ele, faça o que ele fez e você terá sucesso, dinheiro, publicidade... Sua vida estará feita sem fazer esforços, sem nenhuma contribuição ao mundo, sem precisar salvaguardar qualquer dignidade”.
É esta a leviandade que hoje nos traga. Mas é, também, o centro dos problemas existenciais de uma infinidade de jovens que já, e infelizmente, assimilaram a ordem da mídia como se fossem esses seus próprios e pessoais desejos e destinos. (...)
 
[Texto publicado na coluna “Outras Idéias”, Folha Equilíbrio, “Folha de São Paulo”, de 19 de abril de 2007. Acesso: http://www.existentia.com.br/site/biblioteca.php]
 
A crítica de Critelli se dirige à concepção contemporânea de pessoa, descrita por Moreira (2007) como caracterizada por: 
I – Valorização das “formas de vida”, que são veiculadas como possibilidades existenciais acessíveis a todos, isto é, todos poderiam ter essas formas de vida (consumir). 
II – O homem autônomo, capaz de se fazer e refazer, é o ideal desta noção de pessoa. As instituições e grupos ficam em segundo plano. 
III – O homem contemporâneo está à mercê da mídia; suas escolhas são determinadas por aquilo que os produtores e diretores midiáticos lhes ofertam. 
IV – O homem é alienado, pois não compreende o sentido global de sua existência, vivendo apenas parcialidades. 
V – Lipovetsky (apud Moreira, 2007, p.181) define o homem contemporâneo pelo narcisismo. Diz que “o narcisismo designa o aparecimento de um perfil inédito do indivíduo em suas relações com ele mesmo e seu corpo, com os demais, o mundo e o tempo...” Portanto, as pessoas que se submetem a participar se programas como Big Brother podem ser compreendidas pela psicologia como narcisistas. 
Está correto o que se afirma em:
	A
	I, II, III e IV, apenas.
	B
	II, IV e V, apenas.
	C
	I, II e III, apenas.
	D
	II e V, apenas.
	E
	I e II, apenas. 
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: E.
	A noção de pessoa surge na Grécia antiga, onde o termo significava a máscara usada pelos atores nas tragédias. O estilo teatral Tragédia vigeu por aproximadamente um século, dramatizando situações humanas vivenciadas por heróis míticos (por exemplo, Édipo). As Tragédias expressam uma concepção de homem descentrado. Leia o trecho abaixo, uma das falas finais de Édipo na tragédia Édipo Rei, de Sofocles (Trad.Domingos Cegalla, Rio de Jaeiro: DIFEL, 2000), e responda: 
Apolo, amigos, foi Apolo o autor de meus males, destes meus males; porém, a mão que vibrou o golpe outra não foi senão a minha. Porque, de que serviria enxergar, se não poderia ver nada que me pudesse ser agradável? 
De acordo com a compreensão de humano desenvolvida por Virginia Morerira (2007), está correto afirmar: 
I – O homem descentrado é aquele que se vive o embate entre destino e autodeterminação. 
II – O homem descentrado é sujeito e objeto de suas ações concomitantemente. 
III – Todas as ações do homem decentrado iniciam algo, sendo sempre uma luta contra o destino. 
IV – Na fala de Édipo, ele atribui ao deus Apolo a causa de seus males. 
Estão corretas:
	A
	I, II, III e IV.
	B
	I e IV, apenas.
	C
	II, III e IV, apenas.
	D
	II e III, apenas.
	E
	I, II e III, apenas.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: E.
	O jornal O Estado de São Paulo publicou no dia 9/03/11 a seguinte reportagem. Leia-a atentamente e responda às questões 5 e 6, baseando-se na Abordagem Centrada na Pessoa, desenvolvida por Carl Rogers. 
Destino de F., detido pela 17ª vez, ainda está indefinido
 
Detido em flagrante pela 17.ª vez em 25 de janeiro por dirigir um Kadett roubado, o adolescente F.R.A., de 14 anos, que se tornou famoso por furtar carros, completou ontem 42 dias de internação provisória na Fundação Casa. Até agora, a Vara da Infância e Juventude não informou a qual medida socioeducativa ele será submetido. A definição deve sair até a próxima semana.
F. é descrito por familiares e vizinhos como um menino mirrado, de ar debochado, contrário a ordens e agressivo. Esse mesmo garoto, sob a tutela do Estado na Fundação Casa, tem se mostrado calado, observador, disciplinado e, surpreendentemente, tranquilo. Para uns, é apenas mais um infrator. Para outros, vítima de uma sociedade cheia de falhas. O que especialistas concordam é que ele não é o único.
Há uma legião de jovens pelas ruas praticando todo tipo de infração cada vez mais cedo. "Registramos uma média de oito menores envolvidos em crimes por semana", diz o delegado Paulo Arbus de Andrade, titular do 98.º DP, em Cidade Ademar, onde foi registrado o último delito de F. (...)
Na Fundação Casa, a média de idade dos internos fica entre 15 e 17 anos. Os de 12 a 14 anos, faixa etária de F., são poucos. Mas eles estão lá, quase sempre por furto, alguns já envolvidos com tráfico. O número de jovens na instituição cresceu nos últimos dois anos, passando de 5,4 mil para 6,9 mil, apesar de a reincidência ter caído de 29% em 2006 para 12,8% em 2010.
Detenção. Em uma das vezes que F. foi detido dirigindo um carro roubado, sua mãe, uma diarista de 44 anos, estava ao lado, no banco do passageiro. A situação comprova que há uma aceitação da família em relação às infrações que ele comete. "Muitos pais não percebem que eles precisam criar juízo primeiro para o problema da criança acabar", diz a assistente social Solange, da Vara da Infância de Santo Amaro.  (Suzane G. Frutuoso - O Estado de S.Paulo, 9/03/11)
 
Fundamentando-se na Abordagem Centrada na Pessoa, está correto afirmar:
 
I – A Abordagem Centrada na Pessoa compreende que F. é “vítima de uma sociedade cheia de falhas”. O motivo de seu comportamento é que o Capitalismo não lhe garante o básico para a sobrevivência: casa, comida e educação.
 
II – O comportamento de F. é manifestação da tendência à atualização, pois seu comportamento promove o crescimento próprio e dos demais à sua volta.
 
III – Para o psicólogo humanista, F., assim como todos os seres humanos, é um organismo em que se pode confiar. 
IV – O comportamento delinqüente de F. é resultado de não ter outras opções. 
V – Uma hipótese rogeriana para compreendermos o comportamento delinqüente de F. é de que o acúmulo de ameaças à integridade por parte de família, escola e cultura podem levar à restrição da liberdade de srrmos,
pensarmos e escolhermos autenticamente. 
Estão corretas:
	A
	I, II e IV, apenas.
	B
	I, II e III, apenas.
	C
	I e IV, apenas.
	D
	III e V, apenas.
	E
	I, II, III, IV e V.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: D.
	Leia abaixo a citação do livro de Fritz Perls e as alternativas que a seguem e assinale a incorreta.
A terapia gestáltica é uma terapia experiencial, mais que uma terapia verbal ou interpretativa. Pedimos ao paciente para não falar sobre seus traumas e problemas da área remota do passado e da memória, mas para reexperienciar seus problemas e traumas – que são situações inacabadas no presente – no aqui e agora. Se o paciente vai fechar o livro de seus problemas passados, deve fechá-lo no presente. Porque deve entender que, se seus problemas passados fossem realmente passados, não seriam mais problemas e, certamente, não seriam atuais. (Perls, A Abordagem Gestáltica e Testemunha Ocular da Terapia, p. 76).
Assinale a alternativa INCORRETA:
	A
	Um dos aspectos que permitem reconhecer a Gestalt-Terapia como uma abordagem humanista em psicologia é sua preocupação com o homem atual e sua experimentação de si, isto é, na linguagem da Gestalt-Terapia, com os seus problemas vividos no Aqui e Agora.
	B
	Isto a que Perls chama de ‘experienciar’ está vinculado ao conceito de Awareness, isto é, uma forma de experienciar sensorial, emocional, cognitiva e energética, que, na medida em que fornece uma compreensão mais ampla das capacidades e habilidades do paciente, é o próprio objetivo de uma Gestalt-Terapia.
	C
	Afirmar que a Gestalt-Terapia é uma terapia experiencial é o mesmo que dizer que ela é menos conteúdo-orientada e mais processo-orientada, isto é, sua ênfase está mais no como o paciente se desenvolve no processo de conscientização (Awareness) do que propriamente nos conteúdos que são relatados.
	D
	Toda a ênfase no caráter experiencial da Gestalt-Terapia tem por fundamento a idéia de que é apenas a partir de uma conscientização das necessidades atuais de um indivíduo que lhe será possível ‘fechar uma Gestalt’, isto é, recolocar em fluxo aquilo que permanecia interrompido e inacabado, atingindo assim um equilíbrio (homeostase).  
	E
	O objetivo final de uma Gestal-Terapia é tornar o paciente capaz de experienciar por conta própria as diversas nuances de sua situação e manter-se em um contato integral com suas necessidades atuais. Nesse sentido a conscientização (Awareness) é apenas um primeiro momento desse processo, uma vez que o individuo deve poder experienciar mais do que aquilo que lhe é consciente, ou mental.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: E.
	Gestalt é uma palavra alemã que não tem tradução em português, contudo, pode significar uma forma, uma configuração, uma composição. Ao iniciarmos o tema Gestalt Terapia na disciplina Abordagens Humanistas, falamos sobre seus Fundamentos, perpassando a Psicologia da Gestalt, a Homeostase, a Doutrina Holística, os Limites do Contato etc. Sobre esses aspectos que embasam a Gestalt Terapia e conduzem sua prática, assinale a alternativa correta:
 
I - Psicologia da Gestalt e Gestalt Terapia significam a mesma coisa, ambas foram originalmente desenvolvidas por um grupo de psicólogos alemães que trabalhavam com percepção e aprendizagem.
 
II - A Homeostase é a busca pelo equilíbrio, no qual a provisão de energia é constante e tende a se distribuir uniformemente por todo o organismo. Olhando para essa energia que é a nossa necessidade e, buscando satisfazê-la, temos o processo de Auto-regulação.
 
III - A Doutrina Holística ou Holismo considera que a pessoa é um sistema organizado, integrado e consistente, possibilitando a percepção do sintoma como uma parte da totalidade do sujeito, ao invés de uma incapacidade ou incompetência do organismo.
 
IV - A fronteira de contato é concebida como a barreira que separa o organismo do ambiente.
 
V - O contato acontece no igual, é o reconhecimento de mim mesmo que vai moldar meus comportamentos no mundo.  Estão corretas:
	A
	I, II e III, apenas.
	B
	II, III, IV e V, apenas.
	C
	II e III, apenas.
	D
	I, IV e V, apenas.
	E
	II, III e V, apenas.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: C.
	Jorge é um paciente novo que chega para sua primeira sessão de gestalt-terapia de grupo. Os outros sete integrantes do grupo já estão em terapia juntos há pelo menos seis meses. Jorge chega tímido, se apresenta ao grupo e logo conta o que o motivou a procurar terapia: acaba de se divorciar. Emociona-se ao compartilhar. Henrique e Débora, que também estão em processos de divórcio, simpatizam com Jorge e contam suas histórias. Claudia, que passou as últimas sessões sendo acolhida pelo grupo, pois está triste com a internação de sua mãe, irrita-se com o assunto e diz a Henrique, Débora e Jorge: “vocês já contaram essas história no grupo antes e sabem que vocês terão outros relacionamentos, mas mãe é uma só!” Claudia sai irritada do grupo e vai beber água na sala de espera.
 
O coordenador do grupo é um psicólogo gestalt-terapeuta. Ele recorre aos fundamentos da gestalt-terapia e compreende o ocorrido como expressão de: 
I – Henrique e Débora sentiram-se próximos de Jorge e compartilharam sua história com ele (e com o grupo). Jorge é um elemento catexizado positivamente para esses dois membros do grupo e negativamente para Claudia. 
II – A chegada de Jorge modificou o equilíbrio homeostático do grupo, que precisou buscar novos arranjos para se reequilibrar. 
III – Jorge fez-se de vítima no grupo, pois o que ele realmente queria era conseguir atenção dos outros. Como ele está se separando, ele está carente de afeto. 
IV – Henrique e Débora assumiram inconscientemente o papel de figura paterna e figura materna de Jorge, cuidando dele. 
São compreensões pertinentes com a Gestalt-terapia:
	A
	I e III, apenas.
	B
	II e IV, apenas.
	C
	I e II, apenas.
	D
	I, II e III, apenas.
	E
	I, II e IV, apenas.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: C.
	Perls conta uma vinheta clínica: 
Uma senhora com bastante experiência com psicoterapeutas punha-se no divã, deitava rígida como cadáver, falava como autômato e produzia associações totalmente irrelevantes para sua vida presente. Ficou atônita ao perceber que eu não estava interessado no material que ela produzia, mas somente na forma como produzia. Seu analista anterior não tinha nem mesmo percebido o óbvio, ou seja, que quando ela bancava o cadáver, esta dessensibilização e imobilização era o centro da sua couraça, da sua resistência. [Perls, F.; “Teoria e Técnica de Integraçao da Personalidade” In: Stevens, O. (org.) Isto é Gestalt. São Paulo: Summus, 1977. Pg. 85] 
Nessa passagem Perls evidencia alguns preceitos da Gestalt-terapia, a saber:
 
I – A Gestalt-terapia atenta para o paralelismo psicofísico, para o qual não há cisão entre corpo e mente. Ambos são igualmente reveladores do contato indivíduo-meio.
 
II – A resistência é uma dificuldade de entrar em contato com aspectos inconscientes que foram reprimidos.
 
III – A Gestalt-terapia é uma terapia verbal, isto é, dá maior ênfase para o que é falado na sessão do que para as demais formas de expressão.
 
IV – A paciente apresenta rigidez nas suas formas de contato consigo mesma e com o terapeuta. É uma forma neurótica de interação indivíduo-meio, na qual seu contato está cristalizado, incapaz de reconhecer e ir ao encontro de suas necessidades. 
Estão corretas as afirmações:
	A
	I, II e III, apenas.
	B
	II e IV, apenas.
	C
	I e II, apenas.
	D
	I e IV, apenas.
	E
	I e III, apenas.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: D.
	Para Rogers, ser empático consiste em aperceber-se com precisão do quadro de referências interno de outra pessoa, juntamente com os componentes emocionais e os
significados a ele pertencentes, como se fôssemos a outra pessoa, sem perder jamais a condição de ‘como se’. Leia as afirmações abaixo e assinale as que condizem com as conseqüências do clima empático:  
I - Com o clima empático, o outro percebe que não está sozinho. A pessoa tem a sensação que o outro sabe exatamente do que ela está falando e, por vezes, até acha que o outro o compreendeu de maneira mais clara do que ele mesmo. 
II - A compreensão empática traz para o receptor a sensação de que alguém o valoriza, está atento para a pessoa que ele é e o aceita. 
III - Outro impacto causado pela compreensão empática decorre de sua característica não avaliativa. A expressão mais alta da empatia consiste em aceitar e não julgar. 
IV - A mais importante conseqüência do clima empático refere-se ao fato do cliente conscientizar-se que tem uma pessoa que o ajudará a fazer as suas escolhas. O cliente sente-se acolhido e percebe que poderá dividir sua responsabilidade nas escolhas com o seu terapeuta. É correto o que se afirma em:
	A
	I e IV, apenas.
	B
	IV, apenas.
	C
	I, II e III, apenas.
	D
	I e II, apenas.
	E
	I, II, III e IV. 
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: C.
	Ana tem 28 anos e procurou ajuda psicológica, queixando-se de grande infelicidade. Está na metade da pós graduação, mas sente-se muito triste desde que terminou um relacionamento amoroso há um ano e meio. Desde então não teve mais relações sexuais. Conta que gostava muito, mas não consegue mais se relacionar com nenhum homem. Sente-se frustrada e dúvida que os homens possam se sentir atraídos por ela. Embora não tenha manifestado, a psicóloga se surpreendeu com esta afirmação de Ana, pois a considerou uma moça bonita. Ana também relata sentir que nunca mais viverá um relacionamento amoroso no qual encontrará satisfação sexual. Segundo ela, compartilha com suas amigas da certeza de que a felicidade depende de uma vida sexual satisfatória.
	A psicóloga que a atendeu é humanista-existencial, seguindo a abordagem psicológica desenvolvida por Rollo May. A partir desse referencial, faz sentido que considere:
 
I – A abordagem existencial-humanista considera os valores da pessoa como seu Eu. Ana apresenta a satisfação sexual como um valor muito significativo para ela. 
 
II – A satisfação sexual pode ser um valor, mas, na perspectiva existencial-humanista, a sexualidade é um aspecto dos relacionamentos afetivos humanos, podendo compreender também a ternura, a compreensão, a intimidade, a troca de afeto. Quando Ana fala de satisfação sexual, faz sentido considerar que está apontando também para esses aspectos. 
 
III – No início do desenvolvimento existencial, a principal relação que o bebê estabelece é de receber os cuidados da mãe. Esses cuidados que zelam pela preservação e, posteriormente, pelo crescimento da pessoa, vão sendo substituídos por outros afetos mais complexos. Assim, sentimentos de amor, satisfação sexual são símbolos para a relação mais original de satisfação de necessidades primárias.
 
IV – A insatisfação sexual que Ana vivencia hoje encobre para ela seu verdadeiro sofrimento: carência afetiva.
 
V – O término do relacionamento é uma ameaça à existência de Ana, que busca ajuda psicológica por se encontrar restrita na capacidade de confrontar novas situações e abarcar novos valores.Estão corretas:
	A
	I e II, apenas.
	B
	II, III e V, apenas.
	C
	III e IV, apenas.
	D
	I, II e III, apenas.
	E
	I, II e V, apenas.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: E.
	Rollo May relata a situação de ansiedade vivenciada por Tom no Hospital de Nova York:
 
(...) Tom e sua esposa ficaram despertos toda uma noite, preocupados sobre se o desemprego de Tom no laboratório do hospital seria duradouro ou se ele teria de voltar a viver com subsídio de desemprego do Governo. Na manhã seguinte, a leitura da atividade gástrica para a ansiedade de Tom foi a mais elevada de todas as encontradas durante esses estudos. O ponto significativo, para os médicos, é o comentário de Tom: “Se eu não puder sustentar a minha família, prefiro saltar logo da ponte do cais.
 
Esse relato ilustra que a ameaça aos valores de uma pessoa é mais contundente do que uma ameaça à sua integridade física. As ameaças aos valores são também condição de crescimento. Essa compreensão traz consigo implicações para a psicoterapia na abordagem existencial-humanista, a saber: 
I – A psicoterapia precisa ajudar a eliminar a ansiedade vivenciada pelos pacientes.  
II – O psicólogo precisa distinguir entre ansiedade normal e ansiedade neurótica. A superação desta depende do confronto com aquela. 
III – O uso de drogas para aliviar ansiedade pode eliminar oportunidades de crescimento. O psicólogo precisa ficar atento e ter como critério para determinar a necessidade ou não de acompanhamento psiquiátrico se a ansiedade é restritiva da vida cotidiana, impedindo de frequentar a psicoterapia. 
IV – O processo psicoterapêutico envolve a conquista e o fortalecimento dos valores da pessoa. Esses valores não podem ser passados, ensinados ou mesmo sugeridos pelo psicólogo. Estão corretas:
	A
	I e II, apenas.
	B
	II e III, apenas.
	C
	I e III, apenas.
	D
	II, III e IV, apenas.
	E
	I, II, III e IV.
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: D.
	[Questão adaptada do ENADE 2009]
 
A psicologia como ciência caracteriza-se pela tensão entre recortes epistemológicos e pressupostos ontológicos sobre seu objeto, criando, ao longo de sua história, uma diversidade de abordagens, tal como o cognitivismo e a psicologia humanista. Em relação à concepção da psicologia como ciência nessas duas abordagens, são feitas as seguintes afirmativas: 
 
I – Ambas preconizam uma visão de ciência centrada na concepção de descrição precisa e objetiva dos dados da experiência. 
II – A psicologia humanista contrapõe-se à psicologia cognitiva por considerar que a metodologia científica natural não é a mais adequada para investigar o ser humano.
III – Para a psicologia humanista, a experiência é irredutível a uma análise descontextualizada da subjetividade do sujeito. Estão corretas somente as afirmativas :
	A
	I. 
	B
	I e II.
	C
	II e III. 
	D
	I, II e III.
	E
	I e III. 
Você já respondeu e acertou esse exercício. A resposta correta é: C.
	[Questão adaptada do ENADE 2012]  
	O movimento denominado Psicologia Positiva teve início em 1998, quando o psicólogo Martin Seligman assumiu a presidência da American Psychological Association (APA). Segundo ele, a ciência psicológica vinha negligenciando o estudo dos aspectos virtuosos da natureza humana, o que poderia ser confirmado por uma simples pesquisa no banco de dados da PsycInfo. Ao se utilizar a palavra-chave “depressão”, são encontrados 110.382 artigos entre os anos de 1970 e 2006; ao passo que, na busca com a palavra-chave “felicidade”, são encontrados apenas 4.711 artigos publicados no mesmo período.
	A negligência ao estudo dos aspectos positivos e virtuosos dos seres humanos pela Ciência Psicológica, de acordo com Seligman (2002), baseou-se, historicamente, no pensamento dominante na Psicologia, direcionado ao estudo dos aspectos “anormais”. Parece que o fator mais intrigante no estudo do comportamento humano não era representado pela média da população, mas pelo improvável e pelo diferente.
	 Os motivos, desafios e dificuldades da Psicologia Humanista são consideravelmente semelhantes aos da Psicologia Humanista. 
Bibliografia
PALUDO S. S. & KOELLER, S.H. Psicologia Positiva: uma nova abordagem para antigas questões. Paideia, v. 17, n. 36, p. 9-20, 2007 (adaptado). 
Avalie as seguintes afirmações acerca da Psicologia Positiva, movimento mencionado no texto acima, recorrendo ao conhecimento sobre a Psicologia Humanista. 
I – O foco em aspectos positivos do desenvolvimento humano já estava

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais