Buscar

COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA AV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA
	 1a Questão (Ref.: 201301642221)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	EXPLIQUE PORQUE A RESTAURAÇÃO DA DEMOCRACIA MUDA A NOÇÃO DE CIDADANIA.
		
	
Resposta: Através da restauração da democracia o povo toma ciência de seus direitos e deveres, conseguindo assim lutar pelos seus direitos de forma igual, sem a interferência de autoridades que buscavam a opressão da população, através dessa restauração a população pode expandir sua percepção sobre o mundo e tomar decisões conscientes e coerentes.
	
Gabarito: A restauração da democracia e o conseqüente crescimento de novas formas de vivências democráticas despertam a necessidade de informação voltada para a construção da cidadania. A própria noção de cidadania muda e começa a ser entendida de forma mais participativa, como livre exercício de direitos e deveres, situação para a qual só se está preparado quando existem condições de informação e comunicação.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301642273)
	Pontos: 0,3  / 1,0
	Argumente sobre as características gerais e os tipos de TVs comunitárias.
		
	
Resposta: as Tvs comunitárias vieram para mostrar como a comunidade tem potencial, abrindo caminho para que o comercio,projeto e acontecimentos das comunidade tenham destaque entre as programações da grande mídia que as vezes apenas mostram o lado ruim das comunidade.
	
Gabarito: -TVs Comunitárias em UHF: Operam por meio do sistema UHF (Ultra High Frequency). Funcionam em nível local e retransmitem simultaneamente parte da programação de alguma Televisão Educativa, mediante convênio. São chamadas de Comunitárias, mas de fato são TVs locais educativas. -Televisão de Baixa Potência (VHF): Tem como objetivo democratizar técnicas de produção e transmissão televisiva junto a grupos populares. Pretende-se forçar mudanças na legislação dos meios de comunicação de massa no Brasil. -TV de Rua: São realizações em vídeo produzidas com a participação da população e transmitidas em espaços públicos abertos (praças e ruas) ou fechados (postos de saúde, creches, escolas, centros comunitários, associação de bairro, sindicato, ginásios esportivos, hospitais etc.) destinados à recepção coletiva. - Uma TV Móvel e Itinerante: Trata-se de uma espécie de TV móvel ou vídeo móvel.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301675953)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Podemos dizer que é uma vantagem da comunicação comunitária:
		
	
	Abranger a comunicação institucional das grandes empresas.
	
	Formas de comunicação com diversos públicos, como governo e investidores.
	
	Programas de incentivo à divulgação na grande mídia.
	 
	Estímulo à valorização da cultura local, através festas e eventos para a comunidade, incentivos esportivos, atividades artísticas.
	
	Nenhuma das respostas.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301679982)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Cicilia M. Krohling Peruzzo, seria correto dizer que o Terceiro Setor:
		
	
	sustenta uma plataforma político-partidária.
	
	acaba assumindo funções historicamente destinadas à igreja.
	
	resolve questões de âmbito personalista.
	
	acaba sendo um braço do Estado.
	 
	acaba assumindo funções historicamente destinadas ao Estado e às empresas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301653980)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a questão da cidadania, é incorreto afirmar que:
		
	 
	A cidadania permanece a mesma ao longo da história, pois o sentido grego continua sendo o orientador de todas as sociedades ocidentais e orientais, possuindo valor universal.
	
	A cidadania incorpora os direitos civis, políticos e sociais, e é uma conquista do povo e das coletividades buscando a ampliação da participação na sociedade e a também garantia de novos direitos.
	
	Na concepção liberal está ligada à individualização das ações políticas, fortalecendo a separação entre as esferas pública e privada e a busca da satisfação de interesses individuais.
	
	A cidadania se estrutura na sociedade ocidental a partir da concepção grega de política e da integração do indivíduo na coletividade, quando os súditos passavam a ser cidadãos na medida em que participavam das decisões da ¿pólis¿.
	
	A cidadania é composta não apenas por direitos, mas também por deveres, como a participação política, a responsabilidade pela coletividade e o cumprimento das normas de interesse público e coletivo.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301642227)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para Umberto Eco (1984) quem controla os meios de comunicação controla o país, portanto, é nítido que o jornalismo não pertence aos jornalistas, mas sim aos patrões que são os donos dos jornais e que acabam na maioria das vezes por dar a palavra final e defenderem a elite e não o povo, levando muitos jornalistas com posições ideológicas a buscarem esses veículos alternativos para ter o direito de ter opinião. Nesta afirmativa, Eco afirma que:
		
	
	infelizmente a classe jornalística cede ao encanto do capitalismo selvagem, sem questionar suas ideologias.
	
	o capitalismo é o coração dos meios de comunicação, pois sem ele estes não conseguiriam sobreviver.
	 
	os veículos alternativos, são verdadeiras oposições ao processo capitalista dos meios de comunicação.
	
	mesmos os veículos alternativos defendem a elite e não o povo
	
	a elite é defendida por todos os meios e os jornalistas acabam se curvando junto a esta classe, se querem trabalhar em suas funções.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301642197)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No Terceiro Setor os processos comunicativos, desde os interpessoais e grupais até aqueles que se servem de suportes impressos, eletrônicos e digitais, perpassam as atividades objetivando: (A) mobilizar os segmentos beneficiários da ação; efetivar as mudanças pretendidas; tornando as organizações conhecidas e respeitadas pela integridade de suas ações propostas; e angariar apoios e recursos financeiros; (B) tornar públicas as propostas fundantes da razão de ser da instituição e assim mudar a cultura e solidificar propostas transformadoras da sociedade. (C) instruir e motivar a ação de voluntários; dirimir conflitos internos e externos; prestar contas das atividades desenvolvidas e das conquistas obtidas. (D) efetivar as mudanças pretendidas; tornando as organizações conhecidas e respeitadas pela integridade de suas ações propostas; e angariar apoios e recursos financeiros somente. (E) dirimir conflitos internos e externos; não prestando contas das atividades desenvolvidas e das conquistas obtidas. Assinale a questão correta:
		
	 
	As questões A, B e C estão corretas.
	
	Somente as questões A e C estão corretas.
	
	As questões A, C e E estão corretas.
	
	Todas as questões estão corretas.
	
	As questões B, C e D estão corretas.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301642204)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Constituição de 1988 estabelece, no artigo 220, as bases ou o princípio geral e universal que deverá reger os meios de comunicação social, á saber:
		
	 
	declarada e assegurada a livre manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo, não podendo existir qualquer tipo de restrição dentro dos princípios constitucionais.
	
	declarada e assegurada a livre manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo, podendo existir qualquer tipo de restrição dentro dos princípios constitucionais.
	
	declarada e assegurada a livre manifestação do pensamento, a criação, sob qualquer forma, processo ou veículo, podendo existir tipo de restrição dentro dos princípios constitucionais.
	
	declara e assegura a livre manifestação da informação e expressão, restringindo na sua forma.
	
	declarada e assegurada a livre manifestação do pensamento e da à criação da mensagem, sob qualquer forma, podendoexistir qualquer tipo de restrição dentro dos princípios constitucionais.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201302580737)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A imagem que a mídia constrói da realidade é resultado de uma atividade profissional de mediação vinculada a uma organização que se dedica basicamente a interpretar a realidade social e mediar os que fazem parte do espaço público. Que teoria estabelece que a mídia valoriza determinadas temáticas e uso de estratégias comunicativas?
		
	
	Teoria hipodérmica
	 
	Agendamento
	
	Teoria das materialidades
	 
	Teoria da comunicação
	
	Teoria dos usos e gratificações
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301655084)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Embora sua essência venha dos escritos de Walter Lippmann sobre a opinião pública em 1922, a Teoria do Agendamento foi estruturada e desenvolvida a partir de pesquisa realizada por Maxwell MacCombs e Donald Shaw em 1972. Esta teoria buscava dar conta dos efeitos sociais dos meios de comunicação. Neste sentido, é incorretoafirmar, sobre a Teoria do Agendamento.
		
	
	A pesquisa de MacCombs e Shaw (1972) aponta que o mundo político é traduzido de forma imperfeita pelos media, mas os eleitores tendem a partilhar das definições compostas pelos meios de informação.
	
	Fixar uma agenda significa fixar o calendário dos acontecimentos, ou seja, determinar o que é importante e o que não é. Além disso, trata-se de determinar não só o que é discutido, mas como e por quem o será.
	 
	Apresentava, como resultados da pesquisa, a Agenda de Políticas Governamentais como igual à Agenda Pública.
	
	As pessoas agendam os temas de suas conversas em função do que a mídia veicula. Como apontou Bernard Cohen ¿Na maior parte do tempo, [a imprensa] pode não ter êxito em dizer aos leitores o que pensar, mas é espantosamente exitosa em dizer aos leitores sobre o que pensar" (1963, p.13).
	 
	A hipótese do agendamento aponta que a Agenda Pública é correspondente à Agenda Midiática.

Outros materiais