Buscar

Aula Farmacognosia II - Alcaloides tropânicos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Algumas espécies de plantas da família Solanaceae são fontes de alcaloides tropânicos, com importantes ações farmacológicas. 
Beladona (Atropa belladona)
Meimendro (Hyosciamus niger)
Mandrágora 
(Mandragora officinarum)
Solanáceas de composição química parecidas eram usadas para a preparação de unguentos com os quais as bruxas se untavam e que, supostamente, as faziam voar. 
A coleta da mandrágora era envolta de mistérios e crenças. Segundo a lenda, a mandrágora crescia perto dos patíbulos sobre a baba dos enforcados. Uma das crenças admitia que a planta emitia gritos quando era arrancada da terra, e era capaz de enlouquecer quem a arrancasse. Uma das maneiras de obtê-la era prender a raiz na coleira de um cão faminto e açoitar o animal. Este, ao tentar a fuga arrancava a raiz e caía morto
Atualmente, medicamentos contendo alcaloides tropânicos
são utilizados para:
Diminuir cólicas renais, espasmos brônquicos e espasmos do trato gastrintestinal e, também, como anestésicos locais e antídotos em envenenamentos por inseticidas das classes dos organofosforados e dos carbamatos
Anestesia no Paciente Usuário de Cocaína
A cocaína é a droga ilícita mais frequentemente associada a óbitos;
implicações perioperatórias de pacientes agudamente intoxicados;
O conhecimento da neurofisiologia, da farmacologia e das consequências fisiopatológicas decorrentes do uso da cocaína poderá facilitar o controle desses pacientes, o manuseio farmacoterapêutico pós-operatório e durante a realização de procedimentos que necessitem de anestesia.
Paciente 32 anos, sexo masculino, com programação cirúrgica de correção de fratura na face. Relatava ser usuário crônico de cocaína, fazendo uso recente desta. Em análise pré-anestésica, foi evidenciado preditores de complicação anestésica.
EXPLIQUE, FUNDAMENTANDO-SE NO MECANISMO DE AÇÃO DA COCAÍNA, AS COMPLICAÇÕES RELACIONADAS AO USO CRÔNICO DA DROGA ILÍCITA E AÇÃO DE ANESTÉSICOS.
CONSIDERANDO QUE O PACIENTE ESTÁ PRESTES A SE SUBMETER A UM PROCEDIMENTO CIRÚRGICO, EXPLIQUE AS POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS DAS INTERAÇÕES COM OS DIFERENTES MEDICAMENTOS DE AÇÃO CENTRAL USADOS DURANTE O PROCEDIMENTO ANESTÉSICO.
3) A COCAÍNA É UMA DROGA ILÍCITA, FREQUENTEMENTE PROCURADA POR SUAS PROPRIEDADES ESTIMULANTES DO SNC. EXPLIQUE POR QUAL MECANISMO DE AÇÃO ESTA DROGA PROMOVE SEUS EFEITOS ALUCINÓGENOS.
4) A COCAÍNA É BIOSSINTETIZADA A PARTIR DE UM DETERMINADO AMINOÁCIDO QUE, NA SEQUÊNCIA BIOSSINTÉTICA, INCORPORA DUAS UNIDADES DE MALONATO PARA O FECHAMENTO DO ANEL AZA-BICÍCLIO. QUAL É ESSE ÁCIDO AMINADO?
5) ALCALOIDES DA CLASSE DA COCAÍNA APRESENTAM EM COMUM UMA ESTRUTURA BICÍCLICA DENOMINADA TROPANO (8-METIL-8-AZOBICICLO [3, 2, 1, ] OCTANO). REPRESENTE A ESTRUTURA DO NÚCLEO CARACTERÍSTICO DESSA CLASSE.
6) DESCREVA A BIOSSÍNTESE DOS ALCALOIDES TROPÂNICOS. CITE A ENZIMA MAIS IMPORTANTE E DESCREVA SUA FUNÇÃO.
7) EXPLIQUE AS PROPRIEDADES FARMACOLÓGICAS E O USO TERAPÊUTICO DOS ALCALOIDES DA BELADONA.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais