Buscar

REVISÃO PATOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

REPARO TECIDUAL – INFLAMAÇÃO, PLORIFERAÇÃO E MANUTENÇÃO
1 – FASE INFLAMATÓRIA: Dura aproximadamente 48h após a lesão. Caracterizada com baixas concentrações de O2 (Hipóxia), no qual há formação de um coágulo sanguíneo. Bactérias, neutrófilos e plaquetas são encontrados em grande quantidade.
2 – FASE PROLIFERATIVA: Acontece cerca de 2 a 10 dias após a lesão. Há uma crosta formada na superfície da ferida a maioria das células do estágio anterior migrou e novos vasos sanguíneos ocupam a área. Migração de células epiteliais pode ser observada. 
3 – FASE DE MATURAÇÃO: Pode durar 1 ou mais anos, o colágeno desorganizado foi depositado pelos fibroblastos que migram para a ferida. A ferida repitelizada é levemente mais alta que a superfície ao redor. A região cicatrizada não contém apêndices dérmicos normais.
VIAS DA METÁSTASE
Transcelômica, Linfática e Hematógena (Via mais importante – tropismo celetivo das células).
TROMBO E EMBOLIA
EMBOLIA: Obstrução vasculares, parciais ou totais com subistâncias que dificultam ou impedem a circulação sanguínea perfeita. Podem ser: Sólidos, líquidos e gasosos. Sólidos: Coágulos, fragmentos sólidos. Líquidos: Líquido Amniótico e Gasos: Ar e qualquer gás que possam passar para a circulação.
CAUSAS DA TROMBOSE (TRÍADE DE VIRCHOW)
- Alterações da parede vascular ou cardíaca
- Alterações hemodinâmicas
- Alterações da composição sanguínea (hipercoaguabilidade)
HIPIREMIA
ATIVA: Acúmulo de sangue nos tecidos arteriais. Podem ser fisiológicos ou patológicos. Fisiológicos: Mais demanda de sangue e oxigênio. Patológicos: Devido a ação de mediadores químicos.
PASSIVAS (CONGESTÃO): Se dá quando o acúmulo de sangue se dá pela dificuldade de retorno aos compartimentos centrais da circulação (pulmões e coração). Sangue Venoso (Cianose, Hipóxia).
EDEMA
Acumulo de líquidos entre as células e fora do compartimento vascular. Extravasamento apenas do plasma sanguíneo.
CAUSA – Desequilíbrio na distribuição dos líquidos corporais.
INFLAMAÇÃO
Lesão tecidual ou invasão por micro-organismos induzem a liberação de mediadores químicos pelas células de defesa ou do próprio tecido. Essas substâncias induzem vasodilatação e aumento da permeabilidade vascular levando a exudação plasmática e celular. Os leucócitos fagocitam e removem os corpos estranhos e células mortas e liberam mediadores que induzem a reparação tecidual. Rubor, calor, edema e dor.

Outros materiais