Buscar

PROCESSO EDUCATIVO

Prévia do material em texto

PROCESSO EDUCATIVO 
 No processo de alfabetização, o professor e os alunos ocupam papel de destaque caminhando juntos na construção de conhecimentos. O aluno que chega a escola traz consigo uma história de vida que pode influenciar no seu desenvolvimento e ter dificuldade na aprendizagem. Boa parte da construção do caráter de uma criança, se constrói no ambiente escolar, sendo assim, uma criança tratada com amor carinho disciplina, se tornará um adulto responsável, e criativo. O Professor vai analisar cada aluno, vendo seu desempenho e assim conhecer perfil de cada aluno visando suas necessidades, provendo a melhor estratégia de aprendizado. 
 O professor deve assumir sua responsabilidade e interesse em ajudar o aluno, manter um diálogo e uma relação de respeito. E preciso ser educador, acolhedor, observador, criativo e ágil conhecer o contexto social do aluno e se possível ter uma aproximação da família na escola. 
 Uma criança deve ser alimentada de amor, esperança e educação, são princípios a serem alcançando em sala de aula. Para elevar a imaginação da criança, que talvez esteja passando por dificuldades fora da escola, em seu lar onde deveria ser seu refúgio. Um profissional tem q estar preparado para todas adversidades do dia a dia, todos os tipos de crianças, lidar com seus problemas físicos ou pessoais, o professor tem que tentar entender as dificuldades dessa criança, usando métodos adequados a cada criança e suas necessidades, usando de amor e carinho, a criança aprenderá muito mais, se sentindo segura e protegida pelo seu docente.
 O principal papel do professor, é providenciar o melhor método de ensino para que o aprendizado por parte do aluno seja positivo. Como educadores precisamos criar base necessária, para melhor compreensão das dificuldades dos alunos. Não há um método único e não existe manual ensinando como educar, muitas vezes o melhor é agir com a emoção para promover a educação inclusiva e positiva.
 O docente tem que se envolver na construção da alfabetização dessa criança, elevando sua imaginação, para que ela sempre se sinta especial e capaz. O professor deve acolher as diferenças e reconhecer que cada estudante é único e aprende de forma diferente e vive um contexto próprio. O papel do professor é orientar e estimular no que o aluno precisar, para assim poder alcançar seu objetivo e adquirir sua identidade pessoal.
 Nesse ponto, se torna importante a reflexão a respeito do desenvolvimento do ano letivo dos alunos, pois cada situação exigirá um tipo de intervenção, que dependerá do histórico do desenvolvimento que levou até aquele ponto, decisões futuras do plano de ensino à realidade que ele encontra. Em resumo, o professor conseguirá fazer a diferença na medida em que entende as necessidades impostas pelo plano de ensino e objetivos da instituição os aspectos com o contexto coletivo e individual dos estudantes com quem deve trabalhar.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes