Buscar

avaliando saúde do idoso 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201502374841)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(CESPE 2013 SESA ES ENFERMEIRO adaptada) As disfunções respiratórias estão presentes nas infecções respiratórias agudas (IRAs). Assinale a opção correspondente ao diagnóstico de enfermagem identificado em caso de disfunção respiratória presente nas IRAs.
		
	 
	Padrão respiratório ineficaz, relacionado a posição do corpo que inibe a expansão pulmonar, evidenciado por gases sanguíneos arteriais anormais, hipóxia e sonolência.
	
	Intolerância à atividade, relacionado a estilo de vida sedentário evidenciado por dispneia aos esforços e fadiga.
	 
	Troca de gases prejudicada, relacionado a desequilíbrio na relação ventilação-perfusão, evidenciado por gases sanguíneos arteriais anormais, hipóxia e sonolência.
	
	Fadiga, relacionada a esforço físico aumentado, evidenciado por falta de energia e desatenção.
	
	Déficit no autocuidado para alimentação, relacionado ao desconforto e à fadiga, evidenciado por incapacidade de preparar alimentos para ingestão.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502374783)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(FUNIVERSA - 2010 - MPE-GO)A Lei n.º 8.842/1994 dispõe sobre a política nacional do idoso. Tal lei delimita, em seu artigo 10, como competências dos órgãos e entidades públicos na área de promoção e assistência social:
		
	
	adotar e aplicar normas de funcionamento às instituições geriátricas e similares, com fiscalização pelos gestores do Sistema Único de Saúde.
	 
	propiciar ao idoso o acesso aos locais e aos eventos culturais, mediante preços reduzidos, em âmbito nacional.
	
	criar e estimular a manutenção de programas de preparação para aposentadoria nos setores público e privado com antecedência mínima de dois anos em relação ao afastamento.
	 
	prestar serviços e desenvolver ações voltadas para o atendimento das necessidades básicas do idoso, mediante a participação das famílias, da sociedade e de entidades governamentais e não governamentais.
	
	desenvolver programas educativos, especialmente nos meios de comunicação, a fim de informar a população acerca do processo de envelhecimento.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502374809)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A posição indicada aos pacientes que necessitam de drenagem das secreções das vias respiratórias denomina-se:
		
	
	Litotomica
	 
	Semi- Fowler
	
	Genupeitoral
	
	Sims
	 
	Trendelemburg
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502374215)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A cardiopatia é a principal causa de morte no idoso. As valvas cardíacas tornam-se mais espessas e mais rígidas, o músculo e as artérias cardíacas perdem sua elasticidade. Assinale a alternativa abaixo que indica um cuidado de enfermagem para a saúde cardiovascular do idoso.
		
	
	A pessoa idosa deve ser orientada a fazer cinco pequenas refeições durante o dia, para evitar risco de sobrecarga cardíaca, hipertensão e realizar exercícios com acompanhamento.
	
	A disfunção cardiovascular pode manifestar-se de diferentes formas, portanto, o idoso deve buscar ter sempre em fácil acesso a medicação de emergência.
	
	Orientar o idoso a dormir com as pernas levemente elevadas e fazer as tres refeições diárias e medições regulares da pressão arterial
	
	Estimular a manutenção de uma atividade laborativa regular com o objetivo de evitar depressões e síndromes demenciais.
	 
	Orientar a estimular exercícios regulares com acompanhamento, dieta adequada, controle do peso, medições regulares da pressão arterial e cessação do tabagismo.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502374640)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(CESPE 2013 SESA ES ENFERMEIRO) A Política Nacional do Idoso, de 1994, rege-se por cinco princípios:
I. A família, a sociedade e o estado têm o dever de assegurar ao idoso todos os direitos da cidadania, garantindo sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade, bem-estar e o direito à vida.
II. O idoso não deve sofrer discriminação de qualquer natureza.
III. Priorização do atendimento ao idoso em órgãos públicos e privados prestadores de serviços, quando desabrigados e sem família.
IV. O processo de envelhecimento diz respeito à sociedade em geral, devendo ser objeto de conhecimento e informação para todos.
Dadas as afirmações acima, marque a opção que CONTEMPLA os princípios.
 
		
	
	I, II, III e IV.
	 
	I, II e IV.
	
	II e IV, apenas.
	
	III, apenas.
	
	I e III, apenas.

Outros materiais