Buscar

Questionário ética na Saúde

Prévia do material em texto

Questionário ética na Saúde
Qual a diferença entre moral, amoral e imoral?
Resposta:	
Moral: É tudo aquilo referente a um conjunto de princípios, preceitos, comandos, proibições, permissões, normas de conduta, valores e ideais de vida boa. Ou seja, moral é um sistema de conteúdos, um determinado ¿modelo ideal de boa conduta socialmente estabelecida¿ que reflete determinada forma de vida. 
Amoral: É tudo aquilo que não é nem contrário nem conforme a moral, que é privado de qualificação moral. Ou seja, é toda pessoa que não tem senso do que sejam moral e ética, sendo a questão moral desconhecida ou estranha para este indivíduo, portanto, este ¿não leva em consideração preceitos morais¿.
 Imoral: É tudo aquilo que é considerado desonesto, libertino, contrário à moral, ou seja, é toda a conduta ou doutrina que contraria a regra moral prescrita para um dado tempo e lugar.
COMO ETICA NO MEIO BIOLOGICO
Resposta:	
Os conflitos éticos da genética são bastante conhecidos: manipulação de embriões e desconhecimento dos efeitos da técnica sobre o futuro humano. Além disso, vislumbra-se que o desenvolvimento humano.
MORAL SÃO REGRAS IMPOSTA PELA SOCIEDADE BASEADA EM QUE SEGUIMENTO
Resposta:	
As regras definidas pela moral regulam o modo de agir das pessoas, sendo uma palavra relacionada com a moralidade e com os bons costumes. Está associada aos valores e convenções estabelecidos coletivamente por cada cultura ou por cada sociedade a partir da consciência individual, que distingue o bem do mal, ou a violência dos atos de paz e harmonia.
Qual a diferença de antiético e imoral?
Resposta:	
Uma pessoa antiética é aquela que infringe os valores de uma determinada sociedade, por exemplo: manipular informações para conseguir uma promoção é antiético. Uma pessoa imoral é aquela que não cumpre as normas de moralidade de uma determinada cultura ou sociedade por não fazer parte dela, a desconhecer, ou não ter a capacidade de compreensão das normas, como é o caso dos índios na nossa sociedade, as pessoas com transtornos mentais e outros, que são considerados inimputáveis.
Na aula 1 aprendemos sobre os conceitos da ética, então compreendi o verdadeiro conceito de ética que define-se nos valores e princípios usados em uma sociedade, porém, o que não consegui entender com clareza foi a definição sobre imoral.
Resposta:	
Imoral: é um adjetivo de dois gêneros com origem no latim immoralis que significa uma atitude contrária à moral ou qualifica uma pessoa que se comporta sem moralidade. É tudo aquilo que é considerado desonesto, libertino, contrário à moral, ou seja, é toda a conduta ou doutrina que contraria a regra moral prescrita para um dado tempo e lugar em uma determinada sociedade.
Pelo meu entendimento, a ética cristã e moderna, Ética contemporânea e relativismo ético, enfim...juntando tudo, sempre prevalecerá o bem estar do ser humano? Mesmo sabendo que não está eticamente correto?
Resposta:	
Não percebo tão claramente que prevaleça o bem estar do ser humano. Observamos ao longo do tempo é a extraordinária acumulação de riqueza por poucos e a extraordinária distribuição da pobreza por muitos. Portanto, inverteria sua questão: haverá algum doutrina ética que dê conta de nossa tendência a ultrapassar os limites do que seria ético? Podemos, afinal, embora pecadores, nos tornarmos menos falhos? Não adianta acharmos que são os outros que erram. Somos nós todos. Falar de ética é muito mais fácil do que ser ético, pois, o verdadeiro ato ético é aquele que nos impõe uma perda, tal como ocorreu com Sócrates, que para ser fiel a seus princípios, preferiu encarar a morte injusta. Por outro lado, voltando a sua pergunta, sim, todas as doutrinas éticas, todas as discussões sobre ética, envolvem a questão do bem e do mal, da justiça, da virtude e, portanto, pelo menos em tese, deveriam servir para lançar parâmetros organizadores deste campo e portanto pacificadores dessa tendência humana ao excesso.
Diferente do conceito de Ética que é costumes e hábitos adquiridos pelo homem,o conceito de moral já é a de condutas admitidas por uma época ou por um grupo é que fica contextualizado historicamente, quem foi o responsável por este conceito?
Resposta:	
Vários são os teóricos que trabalham com diferentes conceitos tanto de ética como de moral. Essas ideias colocadas na pergunta não podem ser direcionadas a um único autor, sendo assim podemos comentar a definição proposta por alguns autores. Aristóteles por exemplo, relaciona a ética com a orientação da ação humana para a realização de algum bem. Os conceitos propostos pelos filósofos serviram de base a construção da ética cristã que com o renascimento sofre novas modificações. De modo geral podemos trazer a definição de ética proposta por Vásquez (2002, p.23) em que ele define a ética como a ¿teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade¿. Pensando no conceito de moral ela abrange os costumes, ou seja, representa o conjunto das regras de conduta admitidas numa época ou por um grupo de homens. Ela distingue-se do que é investigado no campo ético. A moral está vinculada aos comportamentos, as condutas dos homens.
Referente ao conceito de ética e moral fiquei um pouco confusa referente platônico e a questão de Aristóteles.
Resposta:	
O estudo desses filósofos favorece nosso entendimento sobre a construção do conceito de ética. Platão atribui à formação de conceitos socráticos não só um valor mental, lógico e abstrato, mas um valor também ontológico (parte da filosofia que estuda o ser em si), considerando-os objetos de pensamento e situados numa dimensão superior ao universo físico percebido pelos sentidos. Desta maneira, a realidade fica dividida, para ele, em dois mundos distintos e contrapostos: um, superior, invisível, eterno e imutável das ideias subsistentes, outro, físico, visível, material, sujeito à transformação. A ética platônica gira em torno da aspiração dos homens à felicidade. Com Aristóteles, a ética torna-se uma disciplina filosófica. Segundo Aristóteles, o homem deve contentar-se com o ser e o bem que possui, pois está limitado, essencial e temporalmente, pela sua substância mortal e corruptível. O conceito de realidade, assim, condiciona a formulação da ética aristotélica, dominada por um relativismo radical. Ele considera que toda ação humana está orientada para a realização de algum bem, ao qual estão unidos o prazer e a felicidade.
INDENTIFICAR AS DIFERENÇAS ENTRE OS CONCEITOS DE ÉTICA E MORAL.
Resposta:	
Ética está relacionada aos valores para o bem comum, para a vida em sociedade e moral é a prática desses valores através de um conjunto de práticas em uma determinada sociedade, a partir das regras vigentes. Segundo Vásquez, a ética é concebida como conhecimento científico sobre a moral, por abranger as seguintes dimensões: a) psicológica (referida à Psicologia, ciência do comportamento); b) sociológica (ligada à Sociologia, ciência das leis que regem o desenvolvimento e estrutura das sociedades humanas); c) antropológico-social (pautada pela Antropologia Social, ciência que estuda a organização e estrutura sociais); d) jurídica (confrontada com o Direito, ciência que estuda o sistema de normas que regula as relações sociais); e) econômico-política (vinculada à Economia Política, ciência que estuda as relações de produção). A moral seria um sistema de normas, princípios e valores que regula o comportamento individual e social dos homens. O domínio moral abrange valores que têm o poder de regular, em qualquer momento da história, as ações dos homens em sociedade.
Diferencia entre etica e moral
Resposta:	
A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade. Enquanto profissionais da saúde precisamos ter uma conduta pautada na ética, nos valores para a coletividade e para o bem comum, sempre levando em consideração as necessidades de saúde do ser humano enquantoser integral.
O que norteia a ética contemporânea? A que se refere o relativismo?
Resposta:	
É sempre dentro de uma situação histórica determinada que o ser humano experimenta a si mesmo com a tarefa de construir seu ser. Não somos simplesmente um fato, mas antes uma possibilidade, um desejo de ser o que nos conduz a uma pergunta fundamental: o que se deve fazer para ser? Esta pergunta brota de um ser que tem consciência de sua finitude, ou seja, da possibilidade de fracassar em sua autoconstrução e brota precisamente de dentro de uma situação que o envolve e marca. Uma primeira característica da ética contemporânea é a consciência de que nossas interrogações éticas brotam de nossa situação histórica própria. Daí porque sua primeira tarefa é a análise da situação do mundo contemporâneo.
AULA 2
A diferença entre bioética e ética.
Resposta:	
O termo ética deriva de éthos, que significa modo de ser, e, por isto, define-se com frequência a ética como a doutrina dos costumes ou hábitos adquiridos pelo homem. A ética se constitui de princípios voltados para o bem comum. Ou seja, é a reflexão acerca dos princípios que irão nortear as relações humanas de modo justo e equânime. O termo bioética, em sua origem, é a conjugação das palavras gregas bios (vida) + ethos (relativo à ética) e sua concepção compreende o campo disciplinar compromissado com o conflito moral na área da saúde e da doença dos seres humanos e dos animais não humanos. O objetivo primordial da Bioética é discutir as questões relativas à vida e a saúde, principalmente as que surgiram a partir de inovações tecnológicas posteriores aos debates éticos tradicionais, sob um enfoque humanista e assim, evitar que estes debates se restrinjam a aspectos puramente tecnicistas, esquecendo-se de que tratamos de aspectos delicados e extremamente complexos. Não se poderia admitir que aspectos como os provocados pelas controvertidas questões do aborto e da eutanásia, ou as discussões cada dia mais prementes acerca da biossegurança, da biotecnologia e muitos outros associados, fossem discutidos sob o prisma de antigas abordagens (muitas vezes preconceituosas ou simplesmente dogmáticas) e sem uma análise transdisciplinar mais ampla. Por isso, a Bioética engloba áreas que abarcam aspectos práticos e normativos, através do biodireito e aspectos teóricos e filosóficos, através do biopoder.
Como surgiu a bioética?
Resposta:	
A bioética surge em função da necessidade da valorização da vida humana. Pois, no nazismo a vida humana ficou banalizada e pessoas eram usadas em experimentos contra a sua vontade. E muitos desses experimentos poderiam levar a pessoa a morte ou a mutilação permanente. Os experimentos do nazismo tinham a intenção de tentar descobrir fatos científicos ou o funcionamento físico a partir de pesquisas que, em sua maioria, não tinham critérios científicos estabelecidos, provocando mais sofrimento do que qualquer tipo de benefício ao participante.
O que é bioética ?
Resposta:	
A bioética corresponde a ética da vida e surge em função de uma necessidade de priorizar a vida humana diante dos avanços tecnológicos e científicos, compreendendo que a vida humana é um bem maior e que não pode ser banalizada ou ficar em segundo plano, nem mesmo em função dos avanços de uma sociedade. Assim, o ser humano é apreendido como mais importante do que a pesquisa da qual ele faz parte.
Qual a grande vantagem na criação do código de Nuremberg?
Resposta:	
Evitar que pesquisas médicas fossem feitos em humanos sem o seu prévio consentimento e sem que soubessem da possibilidade de riscos caso existissem.
Em relação a aplicação da Bioética eu fiquei em duvida quanto a diferença dos conceitos de meios ordinários e meios extraordinários e em que situação estes são utilizados.
Resposta:	
O meios ordinários de tratamento envolvem recursos habitualmente utilizados para combater determinada doença. Contudo, pode ocorrer deles não trazerem o efeito desejado e então começa-se a utilizar procedimentos terapêuticos de eficácia ainda não plenamente comprovada ou que trazem efeitos colaterais indesejáveis. Esses são meios extraordinários. Por exemplo,pode-se tratar um cancer com o protocolo recomendado, se isso não funcionar, inicia-se a utilização de medicações mais arriscadas, mas que são a única chance de cura - embora não garantida.
A Bioética atua no sentido de solucionar às questões práticas relacionadas ao ser humano e a intervenções médicas, e sua atuação se divide em três procedimentos (descritivo, normativo e protetor). Qual a diferença entre eles?
Resposta:	
O procedimento Descritivo é Voltado para a descrição e análise dos conflitos produzidos pela interação entre o ser humano e as práticas científicas. O Normativo é direcionado para a prescrição de procedimentos médicos e científicos corretos e pela proibição de procedimentos reprováveis eticamente. O Protetor atua de modo a proteger os envolvidos em algum tipo de disputa de interesses e valores, priorizando a defesa da parte mais fraca.
A bioética se sustenta em conceitos básicos. O que é o conceito básico denominado de princípio do duplo efeito?
Resposta:	
Uma situação frequente é a ocorrência de uma determinada ação que acarreta em dois efeitos concomitantes, um bom e outro mau. Apesar de buscarmos o primeiro resultado, ele sempre trás consigo um efeito colateral indesejável, porém inseparável. O princípio do duplo efeito foi elaborado para estabelecer as condições pelas quais considera-se ética uma ação boa que promove efeitos negativos. A primeira destas condições se refere ao fato de que a ação em si, não deve ser má. Isto significa dizer que o mal não pode ser meio para produção do bem, assim como um ato mau não pode ser moralmente aceito mesmo que produza benefícios. Desta forma, as consequências de um ato são diferentes do ato em si. O efeito negativo é aceito eticamente como consequência de um ato bom, mas nunca aceito como ato (negativo) em si. A segunda condição diz respeito à existência de uma proporcionalidade entre os efeitos colaterais negativos e os benefícios decorrentes da ação. Os benefícios precisam ser maiores do que os malefícios da ação. Um ato no qual os efeitos negativos sejam muito maiores do que o bem que ele possa acarretar não pode ser moralmente aceitável.
A bioética visa solucionar situações práticas na rotina de saúde. Esta atuação se divide em três princípios a saber:
Resposta:	
Princípio descritivo, normativo e protetor.
A Bioética atua no sentido de solucionar às questões práticas relacionadas ao ser humano e a intervenções médicas, e sua atuação se divide em três procedimentos (descritivo, normativo e protetor). Qual a diferença entre eles?
Resposta:	
O procedimento Descritivo é Voltado para a descrição e análise dos conflitos produzidos pela interação entre o ser humano e as práticas científicas. O Normativo é direcionado para a prescrição de procedimentos médicos e científicos corretos e pela proibição de procedimentos reprováveis eticamente. O Protetor atua de modo a proteger os envolvidos em algum tipo de disputa de interesses e valores, priorizando a defesa da parte mais fraca.
A bioética se sustenta em conceitos básicos. O que é o conceito básico denominado de princípio do duplo efeito?
Resposta:	
Uma situação frequente é a ocorrência de uma determinada ação que acarreta em dois efeitos concomitantes, um bom e outro mau. Apesar de buscarmos o primeiro resultado, ele sempre trás consigo um efeito colateral indesejável, porém inseparável. O princípio do duplo efeito foi elaborado para estabelecer as condições pelas quais considera-se ética uma ação boa que promove efeitos negativos. A primeira destas condições se refere ao fato de que a ação em si, não deve ser má. Isto significa dizer que o mal não pode ser meio para produção do bem, assim como um ato mau não pode ser moralmente aceito mesmo que produza benefícios. Desta forma, as consequências de um ato são diferentes do ato em si. O efeito negativo é aceito eticamente como consequência de umato bom, mas nunca aceito como ato (negativo) em si. A segunda condição diz respeito à existência de uma proporcionalidade entre os efeitos colaterais negativos e os benefícios decorrentes da ação. Os benefícios precisam ser maiores do que os malefícios da ação. Um ato no qual os efeitos negativos sejam muito maiores do que o bem que ele possa acarretar não pode ser moralmente aceitável.
A bioética se sustenta em conceitos básicos. O que é o conceito básico denominado de princípio da totalidade?
Resposta:	
Este princípio se origina do sistema psicológico da Gestalt que sustenta que o todo é mais do que a soma de suas partes. Assim, as partes do corpo não podem ser compreendidas de modo dissociado da unidade física. Em outras palavras, isso significa dizer que não podemos dispor das partes de nosso corpo sem analisarmos o que isso irá promover em termos da preservação de nossa saúde geral. A amputação de um órgão ou parte do corpo, por exemplo, precisa ser justificada em função de um dano permanente que não possa ser alterado e que implique em prejuízos para a saúde geral do corpo. Ou, em situações de doação a terceiros, o quanto esta remoção irá ou não afetar as condições de saúde geral do doador (em termos de proporcionalidade ao bem produzido ao outro).
A bioética se sustenta em conceitos básicos. O que é o conceito básico denominado de Justiça?
Resposta:	
Critérios de justiça estão diretamente associados aos aspectos éticos e não poderiam deixar de estar, também, vinculados à Bioética. A justiça é o conceito pelo qual cada um deve receber o que lhe é merecido por direito ou pela ação de seus atos. Assim, casos semelhantes devem ser tratados de modo semelhante e casos diferentes tratados de modo diferenciado. Dentre os padrões de aplicação dos critérios de justiça, temos a chamada justiça comutativa, que define padrões relativos à equidade nos mais variados tipos de trocas ou relações comerciais como, por exemplo, as formas de determinação de preços e salários. Temos a justiça retributiva que estipula sanções legais para a violação das leis e que determina os meios de garantia que o que é devido seja pago ou restituído. Temos ainda, por fim, a justiça distributiva que regula a partilha de bens e benefícios sociais, garantindo a cada um o que lhe é devido na distribuição de um todo. Todos estes aspectos estão intrínsecos na aplicação da bioética, mas a justiça distributiva, em particular, tem se demonstrado uma área bastante sensível, na medida em que a obtenção de recursos de saúde interfere diretamente em muitas questões e problemas inerentes à Bioética.
A bioética se sustenta em conceitos básicos. O que é o conceito básico denominado de santidade da vida humana?
Resposta:	
Não precisamos, necessariamente, considerar esta concepção sob um ângulo religioso, mas é importante percebemos que a vida é o valor maior a ser preservado. Desta forma, qualquer intervenção ou interferência produzida sobre ela, precisa obrigatoriamente ser avaliada em termos éticos e morais e deve ter o sentido de sacralidade como paradigma central de suas considerações. Muitos autores preferem o uso do termo dignidade da vida humana para se reportar a este sentido (em oposição ao sentido de santidade da vida). Mais importante do que o termo utilizado ou o sentido filosófico dado, é a consciência da necessidade de respeito e preservação na aplicação de ações e direitos associados a este valor. Daniel Callahan identificou 5 elementos críticos no conceito de santidade (ou dignidade) da vida humana: 1. Sobrevivência da espécie humana; 2. Preservação das linhas familiares; 3. O direito dos seres humanos terem proteção de seus companheiros; 4. Respeito por escolhas pessoais e autodeterminação, que incluí integridade mental e emocional e 5. Inviolabilidade corporal. Meu corpo, com seus órgãos, sou eu mesmo.
Poderia nos dar um exemplo em que um tratamento médico ou mesmo uma pesquisa médica para testar um novo tratamento traga a condição de duplo efeito?
Resposta:	
Vou relatar um caso de paciente, sexo masculino e 40 anos que sofria de câncer num dos testículos. O mesmo era casado há pouco tempo e desejava ser pai. Uma das terapias necessárias ao seu tratamento e possivelmente cura( efeito positivo) era a radioterapia. O médico, antecipadamente lhe informou que a técnica poderia resultar em infertilidade (efeito negativo). O mesmo optou por congelar sêmen para fazer fertilização in vittro no caso de não poder ter filhos ao término das condutas terapêuticas. Neste caso vemos o duplo efeito, admitindo-se o positivo pela promoção de uma possível cura e o negativo pela possibilidade de que o mesmo Viesse a se tornar infértil. O correto é ÉTICO é sempre esclarecer o leque de tudo o que pode acontecer num tratamento como esses e, se possível, ter assinado pelo paciente o consentimento para que as técnicas comecem.

Continue navegando