Buscar

psicodiagnostico 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Simulado: SDE0149_SM_201503674967 V.1 
	Aluno(a): ANA CAROLINA BATISTA PINTO
	Matrícula: 201503674967
	Desempenho: 0,2 de 0,5
	Data: 17/10/2017 15:07:08 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201503849578)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O processo psicodiagnóstico pode ter um ou vários objetivos, dependendo dos motivos alegados ou reais do encaminhamento e/ou da consulta, que norteiam o elenco de hipóteses incialmente formuladas e delimitam o escopo da avaliação. Identifique dentre as opções abaixo as características de uma avaliação psicológica que possui o objetivo de perícia forense.
		
	
	Pressupões um nível elevado de inferência clínica, havendo uma integração dos dados com uma base teórica. Permite chegar a explicação de aspectos comportamentais nem sempre acessíveis na entrevista, à antecipação de fontes de dificuldades na terapia e à definição de focos terapêuticos.
	
	Determina o curso provável de um caso.
	 
	Fornece subsídios para questões relacionadas com insanidade, competência para o exercício das funções de cidadão, avaliação de incapacidades ou patologias que podem se associar com infrações da lei.
	
	É determinado o nível de funcionamento da personalidade, são examinadas as funções do ego, em especial a de insight, condições do sistema de defesas, para facilitar a indicação de recursos terapêuticos e prever a possível resposta aos mesmos.
	 
	Procura identificar problemas precocemente, avaliar riscos, fazer uma estimativa de forças e fraquezas do ego, de sua capacidade para enfrentar situações novas, difíceis, estressantes.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201504345012)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Marque a afirmativa correta com relação a estratégias de avaliação. É o conjunto de técnicas e instrumentos selecionados de modo a responder a demanda do solicitante e adequado aos dados sócios demográficos do examinando é denominado:
		
	 
	Entrevista Devolutiva
	
	Entrevista Dirigida e Anamnese
	
	Entrevista de Triagem
	
	Inferência de hipóteses
	 
	Plano de Avaliação
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503849604)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Existem algumas necessidades inconscientes e permanentes que são mobilizadas no psicólogo durante a tarefa de testagem independentemente de aspectos pessoais ou circunstanciais e de reações que o profissional tenha diante de pacientes específicos. Dentre essas variáveis podemos incluir o aspecto voyerista que se refere à:
		
	
	Salienta-se o poder do psicólogo no psicodiagnóstico, na medida em que diz ao paciente oq eu deve fazer, de que forma e quanto.
	 
	O psicólogo examina e perscruta com vários olhos o interior do paciente, enquanto se mantém preservado pela neutralidade e curta duração do vínculo.
	
	O psicólogo assume o papel de salvador do paciente.
	
	O psicólogo procede como se soubesse tudo, tudo conhecesse, tudo pudesse prever, por que vai fornecer as respostas às perguntas do paciente
	
	A ação dos componentes irracionais que correspondem às tendências inconscientes do psicólogo.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503849590)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em geral, nas primeiras consultas, o motivo explicitado ao psicólogo para as mesmas é o menos ansiogênico e o mais tolerável para o paciente ou para o responsável que o leva; podendo não ser, entretanto, o mais verdadeiro. A que se deve tal dinâmica:
		
	 
	Ao fato do paciente discordar do encaminhamento que foi feito.
	
	A inexperiência do avaliador que permite que o paciente o manipule.
	
	A incompetência do avaliador para perceber os reais motivos da busca do diganóstco.
	 
	A emergência de fortes defesas no período inicial das entrevistas diagnósticas podem mascarar as motivações inconscientes pela busca do processo diagnóstico.
	
	A tentativa deliberada de enganar o terapeuta.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201504502672)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Arzeno entende que, em uma primeira entrevista o interessado expõe sua preocupação, o motivo que o leva a consultar e o que ele considera o sintoma preocupante. Aí, estão implícitas fantasias de doença e de cura que guardam estreita relação com o seguinte motivo da consulta:
		
	 
	Latente
	
	NRA
	
	Egossintônico
	
	Curativo
	
	Manifesto

Outros materiais