Buscar

Relatório Medicina Legal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Instituto Médico Legal, mais conhecido por sua sigla IML, é um instituto brasileiro responsável por fazer necropsias e laudos cadavéricos, além de realizar perícias em vivos. Pode-se dizer que o IML é local de realizar perícias médicas em geral quando tiver ocorrido violência ou nos casos em que a causa da morte ainda seja suspeita.
O IML é um órgão público subordinado à Secretaria de Estado da Segurança Pública e lá são realizados diversos exames, como: autópsia, exame de tanatologia, exames de toxicologia, exames de lesões corporais, exames de constatação de violência sexual, exame de sanidade mental, entre outras perícias. Ao contrário do que se possa pensar, fazer laudo para identificar causa da morte integra o menor volume de trabalho de um médico legista no Instituto Médico Legal, uma vez que, a demanda pela perícia e exames em vivos é gigante, fazendo-se com grande frequência em diversos casos.
A necropsia no IML é realizada apenas nos casos de morte não natural, que seriam os casos de suicídio, homicídio, acidente e morte suspeita, e é feita também de forma obrigatória, pois é a partir dali que poderá dar início a um possível inquérito policial (de acordo com o resultado da perícia) para que sejam investigadas as consequências daquele óbito e que os possíveis culpados sejam punidos perante a legislação brasileira. Ao fim do exame, o IML emite uma Declaração de Óbito, com a identificação e o motivo da morte. Com esse documento, a família consegue retirar a Certidão de Óbito em um cartório.
A autoridade policial e o judiciário são quem requisitam a atuação dos peritos no Instituto Médico Legal. O perito é convocado para realizar intervenções definidas por autorização judicial ou pelo delegado. Por exemplo, se a pessoa foi agredida, a requisição deve pedir o exame de corpo de delito, do mesmo modo verifica-se o estado de embriaguez, faz-se o laudo de estupro, entre outros.
Muitas pessoas reclamam constantemente da demora no trabalho do legista, porém o corpo, quando chega no IML, é submetido a uma série de exames visando determinar, com a máxima exatidão, as circunstâncias em que se deu a morte. Não há regra exata que possibilite estabelecer um tempo certo de duração desses exames. Portanto, o tempo utilizado para se chegar ao resultado esperado é apenas aquele estritamente necessário, evitando-se, o máximo possível, uma futura exumação para complementar o exame necroscópico. Além disso, ainda há o período de seis horas que deve o médico legista esperar para começar a autopsia, pois o Código de Processo Penal, em seu art. 162 dispõe que: "A autópsia será feita pelo menos seis horas depois do óbito, salvo se os peritos, pela evidência dos sinais de morte, julgarem que possa ser feita antes daquele prazo, o que declararão no auto".
O processo de liberação de um corpo no IML deve ser acompanhado sempre por um parente em primeiro grau (pai, mãe, filho) ou cônjuge. Na impossibilidade destes, um parente em segundo grau (primo, tio etc.). 
Já nos casos de mortes naturais, é necessária a autorização da família ou responsável para realizar a necropsia. Nesses casos os corpos não são conduzidos ao IML, mas ao SVO (Serviço de Verificação de Óbitos), cuja função limita-se justamente às mortes por causas naturais, sem assistência médica e o médico socorrista tem dúvidas quanto ao diagnóstico de morte e não houver interesse policial no caso , não se verificando indícios de crime. Portanto, a necropsia, diferentemente do IML, é opcional. Nos casos em que as famílias não autorizam, a causa da morte é denominada como "indeterminada".
Como funções do SVO, pode-se destacar em primeiro plano a função de realizar procedimentos autopsias para esclarecimento de óbitos de causa natural não elucidada, em caso de óbito sem assistência médica ou com assistência médica onde a causa morte não foi definida, conforme mencionado anteriormente, investigação pela vigilância epidemiológica quando não se chegou à conclusão diagnóstica, biópsias de tecidos humanos e amostras de líquidos e secreções.
Com os serviços tanto do IML quanto do Serviço de Verificação de Óbito é possível realizar a produção de estatísticas vitais mais confiáveis, produz o conhecimento sobre o perfil de mortalidade da população brasileira, subsidiando a tomada de decisões em saúde e o planejamento em saúde, serve ainda para determinar a confiança pública nos serviços de saúde pública e privada.

Outros materiais