Buscar

Exercícios Ácidos Nucleicos 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE BIOLOGIA DEPARTAMENTO DE ECOLOGIA, ZOOLOGIA E GENÉTICA Exercícios Ácidos Nucleicos – Curso Nutrição – Genética do Metabolismo 1) A composição de bases de vários ácidos nucléicos, isolados de algumas espécies, é fornecida abaixo. Para cada espécie, identifique o ácido nucléico (DNA ou RNA) e sua respectiva estrutura física (cadeia simples ou dupla), justificando sua resposta. Espécies __________________________Bases (%)__________________________ A C G T U 
1 20 30 30 20 - 
2 40 10 10 40 - 
3 30 30 20 - 20 
4 40 10 40 - 10 
5 30 30 20 20 - 
 2) No DNA de um organismo, 20% das bases nitrogenadas são constituídas por adenina. Que outras bases nitrogenadas devem existir neste DNA e em que proporções? ______________________________________________________________________ 3) O que representa o desenho a seguir? Qual o nome das moléculas representadas pelos números 1, 2 e 3, respectivamente, sabendo que se trata da unidade estrutural do ácido desoxirribonucleico (DNA)? 
 
1 _______________________________________________ 
2________________________________________________ 
3________________________________________________ 
 4) Dada a sequência de bases nitrogenadas de um segmento de DNA: AAT GGC ATC AAC CCG TTA Responda: a) Qual é a sequência de bases nitrogenadas da hélice complementar a esse segmento? 
______________________________________________________________________ 
 
b) Qual é a sequência de bases do RNA mensageiro transcrito a partir desse segmento? 
______________________________________________________________________ 
 5) Cite as principais diferenças, químicas e física, entre os ácidos nucleicos DNA e RNA. ______________________________________________________________________
______________________________________________________________________ 
6) Para funcionar como material genético o DNA apresenta duas propriedades fundamentais. São elas: I - AUTODUPLICAÇÃO II - TRANSCRIÇÃO Explique essas duas propriedades 7) Por que a duplicação do DNA é dita semiconservativa? Explique.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais