Buscar

CASO BENFICA PPCP

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE UNIDERP
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
PPCP
 ANA LUISA DE LIMA 5901172372
JADE ALMEIDA REZEK 4064984620
KETLYN PATRÍCIA FLORENTINO BARRETO 3618185466
LETÍCIA NUNES DE MATOS 4063929626
THIAGO GIAN MARTINS DA SILVA 3619164514
ESTUDO DE CASO: EMPRESA BENFICA
PROFESSOR: JOSÉ FRANCISCO DOS REIS NETO
Analisando o caso da Empresa Benfica vemos que não tem organização e planejamento, produção esta totalmente fora do controle de operações, faltam matérias-primas para a produção de alguns produtos e sobram para outros que não precisam ser produzidos. A produção trabalha sem uma seqüência lógica e a priorização das entregas é feita por “quem grita mais”, os clientes estão insatisfeitos devido aos constantes atrasos, e os retrabalhos de produtos (problemas de qualidade) também são constantes, porque na pressa de atender os atrasos alguns procedimentos de qualidade não são seguidos, por exemplo, alguns pontos de inspeção não são cumpridos. Para atender a demanda de móveis, reestruturaremos a empresa da seguinte forma: 
Ou seja, mostrando para os funcionários suas novas funções, iniciaremos o planejamento da fabrica, compra de materiais, e venda daqueles que estão parados em estoque, o pessoal do marketing irá fazer novas promoções para atrair clientes, e controlar as entradas e saídas. Não haverá comunicação com o operacional, somente o pessoal do desenvolvimento, no qual os pedidos serão passados para eles. O estoque será reformulado e relançado todos os produtos e materiais de produção junto com o setor de compras. Todos os produtos passarão por revisão antes de qualquer entrega.
Classificamos a produção e operação da seguinte forma:
	Tipo
	Característica
	Justificativa
	
Grau de Padronização dos Produtos
	Produtos padronizados
	Fabricamos 4 modelos de móveis fixo.
	
	Produtos sob medida e personalizados
	Fabricamos 21 modelos sob personalização dos clientes e/ou alterações.
	
Tipo de Operação
	Repetitivos em lote
(flow shop, linha de
produção)
	Para produtos padronizados, não necessita de mão de obra especifica
	
	Por encomenda
(job shop, layout
funcional)/ Por Projetos (unitária,
layout posicional fixo)
	Pelo de atender bares e restaurantes, necessita da especificação do cliente
	
Ambiente de produção
	Assemble-to-order
(ATO)
	Montagem sob encomenda, pelo fato da escolha do cliente
	
	Make-to-order (MTO)
	Produzir sob encomenda, pelo fato da escolha do cliente
	Natureza dos Produtos
	Bens
	Tangíveis
Verificar se a implantação do PPCP em uma fábrica de móveis, pode colaborar para melhoria em: 
• Eficiência e a confiabilidade do sistema de produção em termos de cumprimento de prazo; 
• Eliminação de desperdícios; 
• Busca pelo estoque ideal; 
• Melhoria contínua dos processos.
 
PPCP DA EMPRESA BENFICA:
CONCLUSÃO
O estudo de caso apresentado confirmou a extrema importância do setor de PPCP na empresa, pois ele é responsável pelo o bom funcionamento da mesma, controlando e coordenando as atividades que envolvem o sistema produtivo. Pois qualquer ato realizado, sem planejamento adequado, pode levar à resultados indesejados. O setor de PCP pode ser considerado essencial, pois coordena várias informações, por isto, necessita de um sistema de informações eficiente. Para implantar a estrutura de produto, primeiramente foi preciso realizar uma padronização de hierarquia, que era um dos problemas apresentados pela empresa. Vemos que a comunicação é um dos sérios problemas da Benfica, isso acaba afetando os produtos, podemos concluir que com a implantação da estrutura do produto os processos ficarão otimizados, pois aumentará a confiabilidade na conferência do produto, ainda no planejamento, facilitando e reduzindo o tempo do atendimento, contribuindo para a satisfação do cliente, com isto diminuirão as chances de retrabalho, para o setor PPCP e produção. 
Com a implantação dos procedimentos para a geração de ordens de produção as tarefas que antes eram efetuadas aleatoriamente, agora terão um procedimento a ser seguido, deixando de ter desgaste de um setor e ociosidade em outro setor. Conclui-se que para a empresa conseguir cumprir os seus prazos, ela deverá se empenhar em fazer um bom planejamento, o operador deve solicitar abastecimento antes que a matéria-prima acabe. E sempre será feito o pós venda, para avaliarmos o sistema de produção e atendimento.

Outros materiais