Buscar

TB Filme 1492 Léo e Jully

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: A CAPITANIA DA BAHIA NO IMPÉRIO COLONIAL PORTUGUÊS.
 ALUNOS: JULIANA SANTOS / LEANDRO VILAS BOAS.
PROFESSOR: SUZANA.
1492 – A conquista do Paraíso.
O filme retrata vinte anos da vida de Colombo, desde quando se convenceu de que o mundo era redondo, passando pelo empenho em conseguir apoio financeiro da Coroa Espanhola para sua expedição, o descobrimento e si da América, o desastroso comportamento que os europeus tiveram com os habitantes do Novo Mundo e a luta de Colombo para colonizar um continente que ele descobriu por acaso, além de sua decadência na velhice.
Cristovão Colombo que queria provar que poderia chegar á Índia pelo ocidente, e assim buscar uma nova rota para o comércio de especiarias na Índia, procurava então ter uma audiência com a Rainha para conseguir dinheiro e assim poder explorar as novas terras. Antes disso, ele vai a Universidade de Salamanca comprovar aos estudiosos que poderia se chegar à Índia por uma nova rota pelo ocidente, onde ficou aguardando uma resposta da Universidade, ou seja, se eles o apoiariam em sua tese de ir para a China pelo oeste. Tal viagem tinha como objetivo chegar a Catai, na China.
O momento que a Europa passava era bem delicado em relação á religião. Fortes inquisições aos hereges (A igreja católica tinha grande influência sobre os Estados), chegava-se até a queimar os hereges em praça pública. Após receber a notícia da Universidade dizendo que não seria possível ajudá-lo á respeito da “nova rota” Colombo se enfureceu e teve um certo descontrole, tendo assim que pagar penitência! Durante seu castigo, Colombo recebe a visita de Martim Afonso Pinzon, que lhe apresenta a um banqueiro e lhe consegue uma audiência com a Rainha.
Deve-se levar em consideração também as transformações que aconteciam na Europa ao final da idade média, durante a transição do feudalismo ao capitalismo mercantil: a necessidade de ampliação das rotas mercantis afetadas pela queda de Constantinopla nas mãos dos turcos (1453), o que dificultava o comércio das especiarias. Com isso os europeus foram em busca de novas alternativas para atender a seu mercado. Diante da crise ao final do século XIV, provocados pelas guerras, pestes, fome etc. Os europeus foram bastante afetados e forçados a aceitar o desenvolvimento do comércio monetário pelos burgos que os levou à projeção burguesa e a criação de uma nova classe social aliada a figura do rei, que iria mais tarde promover a formação dos Estados nacionais. Essas são as principais transformações estruturais para a consolidação do Antigo Regime.
A visão que temos no filme é bem utópica, pois mostra Colombo sonhando com o novo mundo, mas a preocupação de sequer informar a tragédia da sua consequência: sua viagem constitui-se num dos principais acontecimentos na passagem da Idade Média para a Idade Moderna.

Outros materiais