Buscar

Resumo Simplificado Periodontia

Prévia do material em texto

Periodonto
O periodonto consiste em tecidos de recobrimento e suporte do dente: gengiva, ligamento periodontal, cemento e osso alveolar.
Periodonto de Proteção: Gengiva
Periodonto de Inserção/Sustentação: Ligamento Periodontal, Osso alveolar e Cemento
Mucosa Oral 
Mucosa Mastigatória: gengiva e recobrimento do palato duro
Mucosa Especializada: dorso lingual
Membrana Mucosa: Recobre o restante da cavidade
Periodonto de Proteção
Gengiva
Aspecto de normalidade: recobrindo o osso alveolar e a raíz do dente em nível coronal à Junção Amelocementária.
Tipos de gengiva
Marginal: Não inserida, porção terminal da gengiva demarcada pela presença do sulco gengival. Pode ser destacada ao sondar-se o sulco periodontal.
Inserida: firme e resiliente, firmemente ligada ao periósteo do osso alveolar subjacente
Interdental: ocupa o espaço interproximal sob a área de contato interdental, pode ser piramidal (papilas interdentais) ou em formato de “col” (dentes posteriores)
Sulco Gengival
Porção cervical rasa ou espaço ao redor do dente cercado pela superfície dental por um lado e pelo outro pela margem epitelial livre. Em situações de saúde, a profundidade do sulco pode variar de 1mm a 3mm, sem apresentar sangramento. Em casos onde há sangramento à sondagem, existe inflamação gengival.
Epitélio Gengival
As células epiteliais podem responder às bactérias através do aumento na proliferação, alteração dos eventos de sinalização celular, mudança na diferenciação e morte celular e alteração na homeostase tecidual. O epitélio gengival possui como principal tipo celular os ceratinócitos, sendo sua principal função proteger as estruturas profundas, promovendo o intercâmbio com o ambiente oral.
A proliferação de ceratinócitos dá-se por mitose na camada basal, a diferenciação envolve o processo de ceratinização (migração das células da lâmina basal para o epitélio). Outros tipos de células podem ser encontrados no epitélio gengival, dentre esses: células de Langerhans, Melanócitos e células de Markel.
Células do Epitélio Gengival
Ceratinócitos
Melanócitos
Células de Langerhans: células dendríticas (macrófagos). Possuem papel importante na reação imune (apresentam antígeno para o linfócito)
Células de Markel: ancoram as terminações nervosas e são conectadas às células adjacentes por desmossomos. São receptores táteis.
Tipos de Epitélio Gengival
Externo (oral)
Sulcar
Juncional
Epitélio Oral Externo: Recobre a crista e a superfície da gengiva inserida. Composta por 4 camadas:
Estrato germinativo (camada basal)
Estrato espinhoso (camada celular espinhosa)
Estrato granuloso (camada celular granulosa)
Estrato Córneo (camada queratinizada)
Epitélio Sulcar: Recobre o sulco gengival. É uma membrana semipermeável através do qual os produtos nocivos bacterianos passam para o líquido gengival e tecidual da gengiva.
Epitélio Juncional: Confluência do epitélio oral e epitélio reduzido do esmalte (ERE). Possui hemidesmossomos (células com função de adesividade) aderidos à lâmina lúcida. A adesão é reforçada por meio das fibras gengivais, ligando a gengiva marginal à superfície dentária. Consiste em uma barreira epitelial contra a placa bacteriana, sendo uma estrutura renovável.
Fibras Gengivais
Consistem em fibras formadas por Colágeno do tipo I. São divididas em 3 grupos quanto à forma e posição:: circulares (semicirculares), transeptais e gengivodentais. Celularmente, são compostas de fibroblastos (células responsáveis pelo desenvolvimento, manutenção e reparo do tecido conjuntivo) gengival), mastócitos, adipócitos e eosinófilos.
Tipos de fibras quanto à composição
colágenas
reticulares
oxitalânicas
elásticas
Características do Periodonto
Cor: Em normalidade, a cor das gengivas é rósea. Existem casos de pigmentação fisiológica, quando indivíduos apresentam coloração escurecida de suas mucosas gengivais devido a presença exacerbada de melanina.
Tamanho: alterações de tamanho são sinais clínicos de inflamação gengival
Consistência: firme e resiliente, com exceção da margem livre móvel
Textura: pontilhada (similar à casca de laranja) na região de gengiva inserida, a gengiva marginal não apresenta essa característica. A perda deste pontilhado pode indicar doença gengival.
Periodonto de Sustentação
Ligamento periodontal
Tecido conjuntivo vascularizado e altamente celular que circunda a raiz ligando-na à parede interna do osso alveolar. Diminuído em dentes sem função, aumentado em casos de hiperfunção.
Fibras do Ligamento Periodontal
Fibras de Sharpey: porções terminais, responsáveis pela inserção no cimento e no osso alveolar. Fornecem colágeno para o cemento radicular.
Transeptal: estendem-se interproximalmente sobre a crista óssea alveolar e inseridas no cemento de dentes adjacentes
Da crista alveolar: estendem-se obliquamente desde o cemento até a raiz de dentes adjacentes.
Horizontais: desde o cemento até o osso alveolar
Oblíquas: estendem-se obliquamente em direção coronal, desde o cemento até o osso. Suporta as forças oclusais.
Apicais: do cemento ao osso alveolar, no fundo do ápice
Interradiculares: áreas de furca ou dentes multirradiculares
Colágenas
Oxitalânicas
Tipos Celulares do Ligamento Periodontal
Células do tecido conjuntivo: fibroblastos, cementoblastos e osteoblastos
Restos epiteliais de Malassez: filamentos entrelaçados. Remanescentes epiteliais da Bainha de Hertwig que se desintegra durante o desenvolvimento radicular
Células do Sistema Imune: neutrófilos, linfócitos, macrófagos, mastócitos e eosinófilos.
Células associadas a elementos neurovasculares
Substância Fundamental Amorfa: Preenche os espaços entre as fibras e as células
Cementículos: massas calcificadas presentes no ligamento periodontal
Funções do Ligamento Periodontal
Físicas: proteção de tecidos moles por meio de um “invólucro”, transmissão de forças oclusais ao osso, ficação do dente no osso, manutenção das relações adequadas dos dentes, resistência ao impacto
Formadora e Remodeladora: as células do ligamento periodontal formam cartilagem quando expostas à condições desfavoráveis, além de sofrerem constante remodelação.
Nutricional e sensorial: fornece nutrientes para o cemento, osso e gengiva. É suprido por fibras nervosas sensoriais advindas do nervo Trigêmeo.
Cemento Radicular
Tecido mesenquimal calcificado e avascular. Possui basicamente dois tipos: acelular e celular. As fontes de colágeno são as fibras de Sharpey (extrínsecas) e fibras que pertencem à matriz de cemento (intrínsecas).
Tipos de cemento
Cemento Acelular Afibrilar (CAA): possui apenas substância fundamental mineralizada. Cemento coronal.
Cemento Acelular com Fibras Extrínsecas (CAFE): feixes de fibra de Sharpey. Terço cervical das raízes.
Cemento Celular Misto Estratificado (CCME): fibras extrínsecas (Sharpey) e intrínsecas. Encontrado no terço apical das raízes.
Cemento Celular de Fibras Intrínsecas (CCFI): preenche lacunas de reabsorção. 
Cemento Intermediário (CI): área mal definida, próxima à junção cementodentinária de dente com remanescente da bainha de Hertwig.

Outros materiais