Buscar

Dosagem do Concreto de Alto Desempenho (CAD)

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE 
 PRÁTICA LABORATORIAL
	PÓLO: Uniube Barbacena, MG
	
	CURSO: Engenharia Civil
	ETAPA: 6
	EVENTO: PRÁTICA LABORATORIAL 
	TURNO: Livre
	DATA: 18-11-2017 
	CARGA HORÁRIA: 4 hs
	DISCIPLINA: Materiais de Construção Civil II
	PROFESSOR: Thiago de Oliveira Gonçalves
	EXPERIMENTO (S): Relatório 3:  Dosagem do Concreto de Alto Desempenho (CAD)
	RA
	ALUNO
	1117783
	Jhony Weslley Ferrão Ferreira
	INTRODUÇÃO:  O concreto de alto desempenho é possível graças ao desenvolvimento de materiais cimentícios, adições suplementares e superplastificantes de alta eficiência, adicionados à sua mistura. O trabalho enfoca o uso de dois materiais usados na dosagem do CAD, são eles: superplastificante (aditivo) e sílica ativa (adição mineral).
	OBJETIVOS: Realizar um estudo sobre a propriedade de resistência à compressão do concreto de alto desempenho.
	MATERIAL: Cimento, Agregados, Agregado Miúdo, Agregado Graúdo, Aditivos, Aditivos Redutores de Água, Superplastificante, Adições Minerais e Sílica Ativa.
	METODOLOGIA: Serão realizados ensaios de laboratórios de compressão de corpos-de-prova (CP) cilíndricos de concreto, regidos pela norma NBR 5739/2007, além de ser apresentada a caracterização dos materiais componentes do concreto e os resultados obtidos serão apresentados.
	RESULTADOS E DISCUSSÃO: A média da resistência foi de 50,1 MPa para dosagem 1, 60,0 MPa para a dosagem 2 e 73,7 MPa para a dosagem 3; além de que a relação água/cimento foi diminuindo de 0,38 para 0,36 e para 0,35 respectivamente. Os coeficientes de variação foram baixos, corroborando na confiabilidade dos resultados.
	CONCLUSÃO: Concluimos que este trabalho foi de suma importância pois foi possível obter-se o conhecimento de um tipo de concreto, que é o Concreto de Alto Desempenho CAD, estudando suas características, propriedades, aplicações e viabilidades para o uso desse tipo de concreto.
	REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 
Michelan, Natália; Ferreira, Cristiano Dorca. Hidráulica. Ed. Uberaba: Universidade de Uberaba, 2017.

Continue navegando