Buscar

RESUMO DE FALENCIAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

LEI 11.101 DE 2005 (LEI DE RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS – LRE) - objetivo garantir a superação de um quadro de crise econômico financeira por parte do empresário. Para que a empresa possa continuar sua atividade porque gera renda, gera consumo, gera emprego, que gera riqueza, e que gera uma cadeia produtiva positiva, cumprindo sua função social. A Recuperacao Judicial (RJ) serve p/ preservar/conversar/auxiliar 1 empresa viável a passar por 1 crise momentânea. Além de resguardar os interesses dos credores. Qdo se pensa em falência, se coaduna com a ideia de fluxo de caixa, as vezes, a empresa era solvente, mas não solúvel. Insolvência superior ao passivo; insolubilidade à incapacidade de adimplir suas obrigações tempestivamente. Assim, a R se ocupa em preservar os interesses de alguns credores, não sendo necessariamente, unanime. Se for, é falência.
Princípios importantes: P. da função social da empresa e P. da preservação da empresa.
Se submete à LEI LRE: O empresário. Ou sociedade empresaria. Ou sociedade unipessoal
Inaplicabilidade da lei - Agentes econômicos civis Estatais, Empresa pública Sociedade de economia mista Seguradoras cooperativas operadoras de planos de saúde instituições financeiras públicas ou privada Consórcio Entidade de previdência sociedade de capitalização. Quem requer a quebra da instituição financeira é o BANCO CENTRAL. Os bancos se submetem ao processo de liquidação extrajudicial, tem legislação específica e não terão a falência decretada. O escritório de advogados, ou sociedades simples, cooperativas ou profissionais liberais não são considerados empresários, não podem se submeter a LRE caso estejam em crise, e se submetem ao regime de execução concursal, que não será a falência e sim execução concursal por insolvência civil. Sociedade pública e sociedade de economia mista: Bancos, seguradoras, Planos de saúde.
Obrigações não exigíveis contra o devedor: doação;
Órgãos auxiliares do juízo: administrador judicial (21,22,23,24 LRE)-. Função indelegável, nomeado pelo juiz. Assembleia dos Credores (35,36LRE) e Comite dos credores 26,27LRE. 
Administrador Judicial: função indelegável. Atua como uma instância executiva. Apoia o juiz para o bom andamento do processo. Elabora planilhas, faz cálculos, envia notificação às partes envolvidas. Pessoa física (deverá ser preferencialmente um administrador, contador, economista ou advogado) ou jurídica (pessoa jurídica especializada) Na recuperação judicial, é indicado no despacho de processamento Artigo 52, LRE. Na falência, é nomeado na própria sentença que decretar a falência. Artigo 99, LRE. Fatores p/fixar remuneração: 1) capacidade de pagamento do devedor, 2) valor praticado pelo mercado, 3) complexidade do caso. Na Recuperação judicial: valor não poderá exceder (ate) 5% do valor devido aos credores. Forma de pagamento: livre, definido pelo juiz. Na Falência valor: não poderá exceder a (ate) 5% do valor DOS BENS VENDIDOS- A forma de pagamento deverá ser de 60% após a venda dos bens e os 40% restantes deverão ficar reservados. (Ao final após o administrador judicial prestar contas)
Assembleia geral de credores: função: irão decidir sobre matéria falimentar, otimizar o procedimento e é composta por 3 classes, permitir a participação dos credores e que seja cumprido o plano de ações.
3 classes de credores: 1 – Créditos ou Titulares de Credito Trabalhistas / créditos acidentários; 2 – Titulares de credito com garantia real; 3 – Titulares de créditos quirografários, com privilégios especiais, privilégios geral e credores subordinados. Decide na formação ou não do comitê dos credores.
Comitê dos credores: função fiscalizatória, órgão facultativo (27,28 LRE): Se não formado, será exercido pelo adm judicial ou pelo Juiz. (artigo 28, LRE). Exerce função fiscalizatória, para pequenas decisões do dia a dia do processo, podem atuar sem convocação da assembleia (27, LRE). Cabe aos credores instala-la ou não. Se justifica mais nas empresas com grande complexidade organizacional. Diferentemente do adm jud, o comitê NÃO será remunerado, salvo por aquelas despesas autorizadas no curso do processo. Composto por 4 representantes (1 classe de credores trabalhistas, 1 classe de credores com direitos reais de garantia, 1 classe de credores quirografários, 1 classe de credores ME e EPP.
Programa de RJ: 1) Fases Postulatória (pedido de abertura de RJ), 2 – fase de verificação de créditos, 3 – Fase de apropriação do plano, se aprovado, inicia-se a fase de recursos., 4 – Fase de execução do plano.
Competência para deferir, homologar ou decretar a falência será do JUIZO DO LOCAL DO PRINCIPAL estabelecimento do devedor pedido deverá ser feito por petição inicial.
REQUSITOS PARA PEDIDO DE RECUPERAÇÃO JUDICIAL (48, LRE) e MEIOS (Art.50).
Estar registrado na Junta comercial: A mais de 2 anos. Não ser falido, não haver obtido a recuperação judicial ha menos de 5 anos. Não haver obtido a recuperação judicial com base no PLANO ESPECIAL (Art.70 a 72) (para (ME) (EPP) a menos de 8 anos. Não haver sido o devedor condenado, assim como sócio administrador (artigo 48, LRE) -CRIME FALIMENTAR.
Fases: 1º REQUISITO Empresário e soc empresaria 9art 1); a lei não se apl p/algumas empresas (art 2), foro competente (art 3), créditos não exigíveis (art 5); créditos não sujeitos (art 6, p 7) créditos sujeitos (art 49, p 3 e art 49 LRE), órgãos do juízo (administrador judicial (21,22,24 LRE), assembleia de credores (35,36 LRE), comitê de credores ( 26,2 LRE)
2º POSTULATORIA (Peticao Inicial – 51 LRE): exposição das causas (motivo, justificativa, habilidade); DRE dos últimos 3 anos (art 48), relação dos credores e empregados (art 48), certidão regular da Jucepa, relação de bens, extrao de contas, certidão do cartório de protestos, relação de todas as ações judiciais que o devedor é parte.
3º JUÍZO COMPETENTE: se torna o juízo competente, analise formal do pedido, estando tudo ok, vai para 4 fase.
4º DELIBERATIVA: documentação. Despacho de Processamento (juiz responsável) – 52, LRE, é o inicio da Recuperacao: nomear o adm judicial, suspensa todas as prescrições contra a empresa, assim como acao e execução (6, LRE); dispensa de apresentação de 1 certidao negativa de débito; devedor apresenta demanda de contas; intimação do MP; expede edital p/convocar a assembleia dos credores e ser escolhido 4 pessoas do comitê de credores (52, p2). 60 dias a contar do despacho, a empresa tem q apresentar o PLANO DE RECUPERACAO JUDICIAL, se não fizer, converte em falência. Prazo p/habilitar novos créditos: 15 dias (53, único). 30 dias a contar da publicação da relação dos credores p/objecao do plano. 
Plano de Recuperação (53, LRE e 50 meios de recuperação p/o plano): esse plano deve conter todos os meios lícitos p/o devedor recuperar sua empresa, é o coração do processo de recuperação judicial. Condicoes especiais de pagamento: Salarios e Salarios atrasados – 30 dias (1º ano), p/créditos derivados da legislação do trabalho (54) e observar de créditos trabalhistas vencido (54, p único). PRAZO E CONDIÇÕES DO PLANO SÃO LIVRES (53).
Da publicação: fase de execução: 30 dias p/impugnar pelos credores. Se aprovado pela maioria dos credores, passa para a FASE DE RECUPERAÇÃO PROPRIAMENTE DITA, 2 anos (51), se não cumprida (61), vai pra falência automática. Após 2 anos, tem q continuar a cumprir o plano, se não cumprir, são os credores que podem pedir a falência.
Ao final, tudo cumprido, a empresa está habilitada.
 PLANO DE RECUPERAÇÃO JUDICIAL (Processo) - 1ª ETAPA: Pedido (Inicial) ao Juízo competente R.J – Relação Doc;/ Despacho de mero prosseguimento;/ 2ª ETAPA: Nomeação do Administrador Judicial; Suspensão de todas as ações e execuções por 180 dias (folego ao devedor – art.6); Minist. Público; 3ª ETAPA: Publicação Edital do Despacho de Processamento; 60 DIAS para apresentação do Plano de Recuperação Judicial; Meios de Rec. Jud.; Prazo de 01 ano para Pagamento dos créditos Leg. Trabalhista e Acid./ Deferimento da Recuperação Judicial. / TITULO Executivo judicial    / Execução - 02 anos/ Sentença de Encerramento da R.J   e ou Convolação da R.J em Falência. 
O processo de recuperação judicial é promovido por iniciativa do próprio empresário em crise, que apresenta perante o Poder Judiciário o pedido do benefício. O plano de recuperação judicial é submetido à aprovação dos próprios credores Se houver a rejeição do plano será decretada a convolação da recuperação judicial em falência.
Que motivo leva uma empresa pleitear o pedido de recuperação de empresas?
Para garantir a superação de um quadro de crise econômico financeira da empresa
Quem pode requerer a recuperação judicial?
O empresário ou sociedade empresária
Quais os requisitos para propositura da ação? E qual nome da ação que pode ser proposta nas condições para Recuperação Judicial?
Art. 48-LRE-empresário regular a mais de 2 anos, não ser falido, não ter a menos de 5 anos obtido concessão de Rec. Jud.; não ter, há menos de 8 anos, obtido concessão de rec. Jud.com base no plano especial. Ação de Recuperação Judicial.
Existem créditos que não podem ser exigíveis? Quais são?
Art. 5º LRE Créditos de doação e habilitação; obrigações a títulos gratuitos; as despesas que os credores fizerem para tomar parte na recuperação judicial ou na falência, salvo as custas judiciais decorrentes de litígio com o devedor.
Na sua opinião, quais os principais efeitos após ser despachada o processo de recuperação judicial?
Suspensão de todas as ações até 180 dias/ Possibilidade de apresentar o plano de recuperação judicial/ Apresentar Administrador.
Existem várias modalidades do pedido de recuperação? Caso positivo, quais são?
Sim. Rec. Judicial (Ordinária e Especial – ME e EPP) e Extrajudicial.
Qual o juízo competente para impetrar a ação de recuperação judicial?
Art. 3º LRE A competência será do juízo do local do principal estabelecimento do devedor.
É possível o devedor negociar diretamente com seu devedor? É obrigatório ele ingressar em juízo?
Sim. Não é obrigatório, pois o devedor pode ingressa em juízo quando precisar da interrupção da suspensão dos créditos imediatamente.
Quais os fundamentos mais comuns para o pedido de recuperação judicial? Onde eles estão assegurados na Lei 11.101/2005? Eles são os mesmos para as empresas de pequeno porte (EPP) e microempresa (ME)?
Art. 48- plano de recuperação judicial.
Qual o nome que se dá ao pedido de recuperação judicial para EPP e ME?
Ação de recuperação Judicial Especial.
O que são os créditos quirografários?
Créditos comuns, mais básicos, notas promissórias, duplicatas, cheques.
Quais são os créditos que não estão sujeitos ao juízo da recuperação judicial?
Parag. 7º art.6º /art. 49parag. 3º, créditos fiscais...
Qual o prazo que deve ter o plano de recuperação judicial? Poderá prever um prazo de 04 anos para pagamento dos créditos derivados da legislação do trabalho?
Art. 53 (60 dias para apresentação do Plano de Rec. Judicial) e Art.54 (Não poderá ultrapassar um prazo de 01(um) ano para pagamento de créditos derivados de legislação do trabalho) - LRE.
Os créditos fiscais podem ser incluídos na recuperação judicial? E eles podem ser suspensos ao longo do processo de recuperação judicial?
Não, Parag. 7º art.6sº, não pois sequer podem ser incluídos.
Pode acontecer o pedido de encerramento da recuperação judicial antes do termino do plano?
Sim. Se tudo foi cumprido em 02(dois) anos o Juiz pode decreta encerramento, caso contrário o Juiz transfere (Convola) em Plano em Falência.
Se o plano de recuperação ano for cumprido, o que pode ocorrer?
Art. 73.LRE-Falência.
É obrigatório que todos os credores aprovem o plano de recuperação judicial?
Sim, ao menos a maioria precisa aprovar, caso contrário será decretada a falência.
Qual o objetivo da assembleia de credores? Pode algum credor de empresa EPP ou ME recusar o plano especial? O que é o plano especial?
Receber o credito e organizar a ordem de pagamento; sim pois é facultado; o plano especial é aquele usado para recuperação de ME e EPP.
Quais os meios de recuperação de empresas que pode o devedor escolher para ajudar sua empresa a se recuperar diante da crise econômica? Tem alguma diferença nesse caso entre plano de recuperação geral e plano especial, no caso dos meios de recuperação?
Art. 50 LRE. Sim (Art.71).

Outros materiais