Buscar

Hermenêutica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Hermenêutica: conj de princípios, fundamentos, que estruturam um modo apropriado e especifico para a interpretação. Juntar/fazer ligação. Estabelece princípios para a interpretação.
Interpretação: caráter + prático. Define o sentido e o alcance das normas jurídicas e solucionar controvérsias. Compreende, ajuda a encontrar a melhor solução.
Integração: nem sempre sera necessário. Preenchimento de lacunas. Não tem a solução, mas o elemento norteador. A solução vem com a interpretação. So se fará imprescindível se houver lacuna.
LINDB: princípios (continuidade: a lei vigora ate q outra venha revoga-la; Obrigatoriedade: não é dado o direito de desconhecer a lei).
Vacatio Legis: período que medeia entre a publicação no órgão oficial. É qdo a lei passa a surtir efeito. Se não vier explicita, é 45 dias após publicação no DOU.
Leis: Com prazo certo de vigência (temporárias – lei orçamentária e incentivos fiscais); Represtinadoras: ABC – represtinação.
Perda de validade: Revogação (Total: ab-rogação; Parcial: derrogação)
Analogias, costumes e princ gerais do D art 4 LINDB – elemento da integração das fontes supletivas.
Elementos interpretativos: literal, logico, histórico, teológico, sistemático.
Fonte legislativa: solução moderna (formula/positivismo); segurança jurídica (ascensão de 1 modelo mais democrático, queda da rev burguesa); quebra poder, resposta popular (legitimidade burocrática – que elabora a lei carrega a legitimidade)
Técnica legislativa: aspectos gramaticais dos AL, concernentes a clareza, bem como organização dos textos que comporão diversos tipos legais previstos no art 59, CRFB.
Processo legislativo: ligada a aspectos formais.
Constitucionalidade: observância da CRFB como elemento central do sistema.
Legalidade: detalhamento criado pelo legislador que leva em conta cada especificidade do D.
Modernidade: positivismo filosófico (conhecimento verificável). Queda do poder absoluto, lei como decorrência do poder popular. Ascensão da Primazia do D, escrito legislado. França/Alemanha.
Pós modernidade: reconhecimento da insuficiência do conhecimento racional e dos etodos de solução de problema. Crise do D + legislado. Fortalecimento dos estados nacionais, imprtancia das grandes guerras p/ solidificação dos direitos humanos. Nova forma de produzir conhecimento e criticar a sociedade (hermenêutica, neoconst, ascensão dos princ. Const)
Tércio: discuros heterologicos, decisórios, estruturantes, ambíguos q visam solucionar 1 conflito decisório. Regras jurid (padrão de compto; base p/ fundamentar pretensões de exercer pod; hart: primarias-impoe deveres, secundarias- atribuem poderes; direitos subjetivos (poder de exigir).
Ex belga: rei isolado do parlamento, se manteve livre e adm o pais, editou vários decretos le sem a partic do parlam, apesar da exigência do art 26. O tribunal manteve considerando excepcionalidade da situação, aplicando ao caso princ. Constit.
Joao Afonso da Silva: princ são ordenações q se inadiam e imantam os sist de normas. Núcleos de condensação q confluem valores e bem constit.
Distinções // regras e princípios: grau de abstração; de determinabilidade; caráter de fundamentabilidade no sist. De fatos do D; proximidade da ideia do D – justiça; natureza normogenica.
Conflitos: Entre regras (critério do tudo ou nada, segunda hierarquia, especialidade, temporalidade); Entre Principios (balanceamento p/ se ver qual principio é mais relevante p/ resolver casos difíceis q devem ser decididos por 1 juiz hercules (capacidade intelectual) com adoção de elem morais).
Fundamentos: dignidade da pessoa humana.
Princ.: legalidade / igualdade
D subjetivo: ter e poder. Possibilidade de agir e de exigir aquilo que as normas de D atribuem a alguém como próprio. Interesse legitimo: condição preliminar indispensável a proposição em juízo. Poder: situação subjt q retrata a condição a q está obrigada. Poder familiar não entra pq não há dever jurídico dos filho. Faculdade: obter, por ato próprio, resultado jurídico independente de alguém.
Escola Frankfur elaborou a terioa crítica (a lei ainda e tratamento centralizado)

Outros materiais