Buscar

Quadro Comparativo (NR 15 x NR 16)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Rafael Pamplona e Souza
Matrícula: 1310892-7 Turma: 79 
Professor: Jorge Maciel
Quadro comparativo
NR-15 x NR-16
	Nome
	Atividades de Operações Insalubres
	Atividades e Operações Perigosas
	Norma
	NR-15
	NR-16
	Objetivo
	
Tem como objetivo, determinar e caracterizar as atividades insalubres, assim como as medidas que devem ser tomadas em seus casos. São consideradas atividades insalubres, aquelas que encontram-se acima do Limite de Tolerância.
	Tem como objetivo, determinar e caracterizar as atividades Perigosas, assim como as medidas que devem ser tomadas em seus casos.
	Em caso de duas ou mais atividades
	15.3 No caso de incidência de mais de um fator de insalubridade, sera apenas considerado o grau mais elevado, para efeiro de acréscimo salarial, sendo vedada a percepção acumulativa.
	
Quando o empregado está exercendo uma ou mais atividades perigosas, ele pode escolher qual acréscimo irá receber porém os empregadores são obrigados a pagar o de maior valor, pois, os acréscimos não são acumulativos. 
	Desenvolvimento
	
15.4 A eliminação ou neutralização da insalubridade determinará a cessação do pagamento do adicional respectivo.
 
15.4.1 A eliminação ou neutralização da insalubridade deverá ocorrer:
 
a) com a adoção de medidas de ordem geral que conservem o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerância;
 
b) com a utilização de equipamento de proteção individual.
 
15.4.1.1 Cabe à autoridade regional competente em matéria de segurança e saúde do trabalhador, comprovada a insalubridade por laudo técnico de engenheiro de segurança do trabalho ou médico do trabalho, devidamente habilitado, fixar adicional devido aos empregados expostos à insalubridade quando impraticável sua eliminação ou neutralização.
 
15.4.1.2 A eliminação ou neutralização da insalubridade ficará caracterizada através de avaliação pericial por órgão competente, que comprove a inexistência de risco à saúde do trabalhador.
 
15.5 É facultado às empresas e aos sindicatos das categorias profissionais interessadas requererem ao Ministério do Trabalho, através das DRTs, a realização de perícia em estabelecimento ou setor deste, com o objetivo de caracterizar e classificar ou determinar atividade insalubre.
15.6 O perito descreverá no laudo a técnica e a aparelhagem utilizadas.
	
16.2 O exercício de trabalho em condições de periculosidade assegura ao trabalhador a percepção de adicional de 30% (trinta por cento), incidente sobre o salário, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa. 
16.2.1 O empregado poderá optar pelo adicional de Insalubridade que porventura lhe seja devido. 
16.7 Para efeito desta Norma Regulamentadora considera-se líquido combustível todo aquele que possua ponto de fulgor maior que 60ºC (sessenta graus Celsius) e inferior ou igual a 93ºC (noventa e três graus Celsius).(Alteração dada pela Portaria SIT 312/2012). 
16.8 Todas as áreas de risco previstas nesta NR devem ser delimitadas, sob responsabilidade do empregador. (Incluído pela Portaria SSST n.º 25, de 29 de dezembro de 1994)
	Obrigatoriedade dos Programas
	
O pagamento do adicional e caso de caracterização de atividade insalubre, de acordo com a NR-15.
	O pagamento do adicional e caso de caracterização de atividade Perigosa, de acordo com os anexos da NR-16.
	Responsabilidades
	É de responsabilidade do empregador, a caracterização ou a descaracterização da Insalubridade, mediante laudo técnico elaborado por Médico do Trabalho ou Engenheiro de Segurança do Trabalho.
	
16.3 É responsabilidade do empregador a caracterização ou a descaracterização da Periculosidade, mediante laudo técnico elaborado por Médico do Trabalho ou Engenheiro de Segurança do Trabalho, nos termos do artigo 195 da CLT.

Outros materiais