Buscar

Estatuto da Criança e do Adolescente na Educação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Políticas Públicas e Organização da Educação Básica 
Prof.: Jorge Magalhães
*
*
Aula 06 – O Significado do Estatuto da Criança e do Adolescente 
*
*
O Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA, foi o resultado de um longo debate travado na sociedade brasileira, que se iniciou em 1979 com a elaboração do Código de Menores.  
*
*
A discussão ganhou um novo impulso com a promulgação da atual constituição brasileira, a Constituição Federal de 1988. No plano internacional a assinatura da Convenção Internacional dos Direitos da Criança das Organizações das Nações Unidas, em 1989 acelerou decisivamente a transformação das políticas públicas voltadas para crianças e jovens.  
*
*
O Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei 8069/90, é o dispositivo legal que estabelece os direitos e deveres de crianças e adolescentes no Brasil. 
Apresenta os direitos relacionados à educação, à saúde, à vida familiar e à vida em sociedade, além de também dispor sobre os deveres. 
*
*
O texto do estatuto compõe-se de 267 artigos, e está organizado em duas partes: a Geral e a Especial, que por sua vez se dividem em Títulos, subdivididos em capítulos, e esses em seções. Os títulos tratam sobre: 
Os Direitos Fundamentais 
A Prevenção 
A Política de Atendimento 
As Medidas de Proteção 
*
*
A Prática do Ato Infracional 
 As Medidas Pertinentes aos Pais ou Responsável 
O Conselho Tutelar 
O Acesso à Justiça 
Os Crimes e as Infrações Administrativas 
*
*
Educação no E.C.A
A educação se apresenta em sete artigos, em que estabelece os objetivos da educação, especifica os papéis do Estado quanto aos deveres, a responsabilidade da família, as competências dos gestores escolares, além de garantir o respeito aos valores culturais, artísticos e históricos da comunidade a qual o estudante pertence. 
Para essa lei, as crianças e os jovens adolescentes devem ser vistos como pessoas que estão em processo de desenvolvimento, sujeitos de direitos e passíveis de proteção integral. 
*
*
A lei 8069/90 é considerada um dos modelos legais mais avançados no mundo, tanto em termos políticos quanto jurídicos. O texto da lei evidencia o compromisso do Estado, e da sociedade civil de garantir o atendimento dos direitos das crianças e dos jovens. 
 Vejamos os destaques para seus artigos 4º e 5º:
*
*
Art. 4º. É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. 
*
*
Art. 5º. Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais. 
*
*
A questão principal é a de implementar o conteúdo que o Estatuto apresenta. Não basta que os textos legais se mostrem avançados em suas formulações, o fundamental é que os avanços se apresentem em conquistas sociais. 
*
*
É fundamental que todo professor conheça o texto do Estatuto da Criança e do Adolescente para que possa contribuir para o cumprimento de suas determinações, além de acompanhar a sua aplicação. Este deve estimular o conhecimento e a capacidade reflexiva em seus alunos. 
*
*
Educação e cidadania caminham juntas.
“O preparo para o exercício da cidadania, que é apresentado como um dos objetivos da educação visa a assegurar a todas às crianças e aos adolescentes a efetividade de seus direitos (civis, sociais e políticos) e o cumprimento de suas obrigações.”
*
*
Fazer cumprir o Estatuto da Criança e do adolescente, significa criar condições de manter todas as crianças nas escolas. 
É necessário que o educador conheça o Conselho Tutelar,seu funcionamento e atuação.Este é o órgão que recebe as denúncias,e assegura o cumprimento dos termos do estatuto.É composto por conselheiros eleitos na comunidade,que tem como objetivo acompanhar os casos de violações.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais