Buscar

ética ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Um dos conceitos apresentados pelo grupo que discutiu sobre Ética na Filosofia Helenística e no Império Romano me chamou atenção, a Ética Ambiental, por ter estreita relação com a Medicina Veterinária ao se preocupar em refletir sobre os demais animais fora o humano e também ao ambiente comum entre os mesmos. 
	 “Viver conforme a natureza” é a base estoica para haver equilíbrio entre homem e meio ambiente, pois se não agirmos seguindo a razão e zelarmos pelo nosso próprio habitat e das demais espécies, estamos nos suicidando aos poucos e agindo imoralmente. A autopreservação para os estoicistas é então uma forma de Naturalismo, Zenão defende que só poderemos ser felizes se vivermos segundo a natureza.
	Pois se não agirmos conforme a razão e não controlarmos nossas paixões, ideias apresentadas pelos filósofos estoicistas, não teremos discernimento para atuarmos como médicos veterinários. Por exemplo, ao usarmos animais para pesquisa ou consumo sem garantir o bem-estar destes e considerá-los apenas como objetos para obtenção de lucro ou prazer, estamos agindo de maneira egoísta e imoral, a ética se aplica neste caso ao considerar os animais como seres sensíveis e levando em conta que toda a vida é valiosa.
	Outra questão a ser levada em conta no quesito de não controlar nossas paixões é o consumismo, que vem extraindo muito do ambiente que é comum a todas as espécies e então comprometendo-as, levando inclusive algumas a extinção, por pura luxúria humana.
	Sendo assim, é dever do estudante e profissional de Medicina Veterinária refletir e estudar questões ambientas, tendo a certeza de que os animais(humanos e não-humanos) e a natureza estão ligados intrinsecamente, e sendo o homem considerado o ser mais racional, é dever do mesmo cuidar da integridade da natureza como um todo.

Outros materiais