Buscar

A anencefalia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A anencefalia é uma má formação do tubo neural, caracterizada pela ausência parcial do encéfalo e da calota craniana, proveniente da ausência de fusão das pregas neurais, e da formação do tubo neural, geralmente ocorre no 23º e 28º dia de gestação. O feto pode ser natimorto ou viver por algumas horas ou até mesmo dias. No Brasil são 18 a cada 10.000 nascidos vivos e nos Estados Unidos 1 a cada 1.000 a 2.000 nascimentos. 
Para que haja uma formação normal é necessárias instruções genéticas para morfogênese e capacidade dos tecidos para completar o processo metabólico geral, o que requer que as células sobrevivam e se repliquem. Apesar do embrião estar bem protegido no útero algumas exposições teratógenas podem afetar seu desenvolvimento, sendo as principais radiações, drogas, vírus e outras.
 O desenvolvimento do embrião pode ser facilmente perturbado durante a formação dos órgãos e tecidos, podendo causar anormais em diversos lugares. No ser humano o coração e o sistema nervoso possuem maior vulnerabilidade. Estudos mostram que o tubo neural é dividido em quatro fechamentos, e qualquer falha irá provocar falha no tubo anterior.

Outros materiais