Buscar

LISTA 1 BIOQUIMICA RESPOSTAs

Prévia do material em texto

Quais as principais diferenças entre as células eucarióticas e procarióticas. 
PROCARIONTES – não possuem núcleos bem definidos, não possuem membrana nuclear, por isso a região do núcleo se confunde com o citoplasma.
EUCARIONTES - possuem núcleos bem definidos, circundado por duas camadas. As células dos organismos eucariontes compõem-se de três partes: membrana celular, citoplasma, núcleo.
Quais os principais grupos de bactérias e qual a principal característica de cada grupo segundo as exigências de temperatura para crescimento?
Os microrganismos podem ser classificados em quatro grupos, de acordo com os ótimos de temperatura: PSICRÓFILOS (0 a 20°C, ótimo de ≈ 15°C), MESÓFILOS (25 a 40°C), TERMÓFILOS (45 a 60°C), e HIPERTERMÓFILOS (80 a 113°C). 
Represente uma Curva de Crescimento Bacteriano. O que acontece nas fases lag, log, estacionária e de declínio? 
A – FASE LAG – (fase de latência) Imediatamente após sua inoculação no meio, as células começam a se ajustar às condições físicas e aos nutrientes disponíveis, sintetizando enzimas e coenzimas necessárias ao seu crescimento. Durante esse período não ocorre divisão celular. A medida que as células se tornam adaptadas ao meio, sintetizam componentes celulares, aumentando sua massa e começam a se dividir. O aumento do número de indivíduos no fim da fase lag é gradual, uma vez que nem todas as células completam sua adaptação ao mesmo tempo. Quando todas as células da cultura estão aptas a se dividir em tempos regulares, inicia-se a fase seguinte.
B - FASE LOG – durante esta fase todas as células dividem-se a intervalos regulares de tempo resultando num aumento exponencial do numero de indivíduos na população. Durante a fase exponencial, o gráfico que relaciona o logaritmo do número de microrganismo com o tempo é uma reta. Esta fase de intensa multiplicação dura enquanto não houver limitação de nutrientes ou acumulo de produtos tóxicos.
C – FASE ESTACIONARIA – a diminuição do ritmo de crescimento, que ocorre ao fim da fase exponencial, dá início à fase estacionaria onde o número de individuo permanece constante no decorrer do tempo. Nesta fase existe um equilíbrio entre a taxa de morte e a taxa de divisões na população e sua duração é variável, dependendo não só da espécie do microrganismo como também do meio e condições de cultivo.
D – FASE DE DECLINIO OU MORTE – Algum tempo depois da população ter entrado na fase estacionaria, a taxa de morte começa a exceder a de divisão, ocasionando um decréscimo no número de microrganismos, entrando a cultura na fase de morte cuja duração é também bastante variável.
 Quais as principais condições que influenciam o crescimento bacteriano?
Alimento, Temperatura, humidade, oxigênio e PH.
5. Qual a população bacteriana alcançada após 5 h por uma bactéria que apresenta um tempo de geração de 20 minutos? 
6. Candida utilis cresce em glicerol com velocidade específica de crescimento máxima de 0,095 h-1 Qual o tempo necessário para esse microrganismo duplicar a sua massa na fase exponencial de crescimento de um processo batelada? 
7 - Qual a diferença entre os métodos diretos e indiretos de medição dos microrganismos.
MÉTODOS DIRETOS: Contagem em placa; método do Número Mais Provável; contagem direta ao microscópio.
MÉTODOS INDIRETOS: Peso seco; medida de turbidez; atividade metabólica
8 - Quais os métodos indiretos de medição dos microrganismos. Escreva resumidamente como eles funcionam. 
9. Diferencie esterilização, pasteurização e desinfecção.
Esterilização: eliminação de toda e qualquer forma de vida presente em um determinado material ou ambiente.
Desinfecção: Inativação ou redução do numero de microrganismos presentes em um material inanimado, não implicando a eliminação de todos os microrganismos viáveis. Porém elimina a potencialidade infecciosa do objeto ou superfície de trabalho (eliminação de microrganismos patogênicos).
Pasteurização: consiste em aquecer o produto a uma dada temperatura, num dado tempo e a seguir, resfria-lo bruscamente, porém a pasteurização reduz o numero de microorganismos presentes mas não assegura uma esterilização.
10 - Que fatores devem ser considerados antes da aplicação de uma técnica de controle de microrganismos?
Temperatura, tipo de microrganismo, estado fisiológico das células, condições ambientais.
11 - Qual o efeito da radiação ultravioleta, microondas e radiação ionizante (gama) no controle de microrganismos?
As radiações ionizantes (raios X e raios gama) têm tido aplicação na esterilização de materiais biológicos. Este método é chamado de esterilização fria, porque estas radiações produzem relativamente pouco calor no material irradiado e, assim, é possível esterilizar substâncias termossensíveis, especialmente nas indústrias alimentícia e farmacêutica.
A luz ultravioleta é outro tipo de radiação empregada na esterilização de materiais. A porção ultravioleta do espectro inclui todas as radiações compreendidas entre 150 e 3.900 Å, mas a eficácia bactericida mais alta situa-se em comprimentos de onda ao redor de 2650 Å. Embora a energia radiante da luz solar seja parcialmente composta de luz ultravioleta, a maior parte dos comprimentos mais curtos é filtrada pela atmosfera terrestre (ozônio, nuvens e fumaça). Consequentemente, a radiação ultravioleta, na superfície da Terra, é restrita à faixa de 2.870 a 3.900 Å, do que se conclui que a luz solar, em certas condições, tem capacidade microbicida, embora em grau limitado. A luz ultravioleta é absorvida por muitas substâncias celulares, mas, de modo mais significativo, pelos ácidos nucleicos, onde ocorre o maior dano. Existem muitas lâmpadas que emitem alta concentração de luz UV na região mais efetiva, 2.600 a 2.700 Å. Essas lâmpadas germicidas são amplamente utilizadas para reduzir a população microbiana em salas cirúrgicas de hospitais e em câmaras assépticas de indústrias farmacêuticas, onde são envasados produtos estéreis e, ainda, na indústria alimentícia para o tratamento de superfícies contaminadas. Uma importante consideração prática, referente ao uso deste meio de destruição microbiana, é que a luz UV tem uma capacidade de penetração muito pequena. Mesmo uma fina camada de vidro filtra uma grande parte da luz e, assim sendo, apenas os microrganismos existentes na superfície de um objeto diretamente exposto à radiação UV são susceptíveis à destruição.
Microondas: Os fornos de microondas são cada vez mais utilizados em laboratórios e as radiações emitidas não afetam o microorganismo, mas geram calor. O calor gerado é responsável pela morte dos microorganismos.
12 - Qual é a importância do calor úmido no controle de microrganismos? Como ele pode ser obtido e como pode ser determinada a eficiência de esterilização por este sistema? 
13 - Cite as principais diferenças entre o uso de calor úmido e calor seco
Calor úmido: Mais eficiente que o calor seco (menos tempo e menor 
temperatura) 
• Causa oxidação dos constituintes orgânicos da célula 
(queima lentamente) 
Calor seco
Calor seco ou ar quente em temperaturas suficientemente 
altas levam os microrganismos à morte. 
• Causa desnaturação e coagulação das proteínas vitais e 
enzimas 
• Leva mais tempo que o calor úmido 
• Usado para materiais que não podem ser esterilizados por 
calor úmido
14 - Qual a diferença entre o uso de radiação ionizante e radiação não ionizante no controle de microrganismos. 
• A radiação ionizante
 – Alta energia - causam ionização das moléculas formando radicais livres que são altamente reativos e destroem compostos celulares como o DNA e proteínas 
Ex.: raios X e raios gama. 
 - Alto poder de penetração – esterilizaçaão de alimentos e 
equipamentos médicos
 • A radiação não ionizante 
– Radiação UV: excita os elétrons - resultando em 
uma molécula que reage diferente das 
moléculas não-irradiadas. 
- Provoca danos no DNA da célula 
- Lâmpadas especiais: emitem luzUV com 
comprimento de onda microbicida são utilizadas 
para matar microrganismos 
- Esterilização de superfícies
15 - Quais os principais agentes químicos utilizados no controle dos microrganismos?
Álcoois, aldeídos e derivados, fenóis e derivados, halogênios e derivados, ácidos inorgânicos e orgânicos, agentes de superfície, metais pesados e derivados, agentes oxidantes, esterilizantes gasosos.
16 - Cite cinco características desejáveis de um agente químico e explique. 
• Atividade antimicrobiana: 
• Solubilidade: 
• Estabilidade: 
• Ausência de toxicidade: 
• Homogeneidade 
17- O que é um meio de cultura? E qual a diferença de um meio de cultura simples para um meio completo? 
Meios de cultura consistem da associação qualitativa e quantitativa de substâncias que fornecem os nutrientes necessários ao desenvolvimento (cultivo) de microrganismos fora do seu meio natural. Meios de cultura simples é aquele em que a composição química exata é conhecida. Meios de cultura complexos são aqueles compostos de nutrientes como extratos de levedura, de carne ou de plantas ou de produtos de digestão protéica dessas ou de outras fontes. A composição química exata não é conhecida.
18- Quais as principais características desejáveis para um meio de cultura? 
Baixo custo 
• Atender as necessidades nutricionais dos 
microrganismos 
• Auxiliar no controle do processo. Ex.: evitar variações 
drásticas do pH. 
• Não provocar problemas na recuperação do produto 
• Os componentes devem permitir algum tempo de 
armazenagem 
• Possuir composição razoavelmente fixa 
• Não causar dificuldade no tratamento final do efluente
19- Qual é a diferença entre esterilização, pasteurização e fervura? 
Esterilização: eliminação de toda e qualquer forma de vida presente em um determinado material ou ambiente.
Pasteurização: consiste em aquecer o produto a uma dada temperatura, num dado tempo e a seguir, resfria-lo bruscamente, porém a pasteurização reduz o numero de microorganismos presentes mas não assegura uma esterilização.
Fervura - O mecanismo de ação da fervura é a desnaturação de proteínas. Não é um método de esterilização, mas após cerca de 15 minutos de fervura pode matar uma grande quantidade de microorganismos, mas não é eficaz contra endósporos bacterianos e alguns vírus. Normalmente este método é utilizado em desinfecções caseiras, preparo de alimentos, etc.
20-Todos os meios de cultura devem ser esterilizados? Justifique sua resposta. 
Não necessariamente. Como nos diferentes casos: quando distribuir o meio antes de autoclavar, os tubos não precisam estar esterilizados; quando distribuir o meio após a autoclavação, os tubos, frascos, placas, pipetas e vidrarias ou materiais auxiliares obrigatoriamente devem ser estéreis e os meios devem ser autoclavados com as tampas semi-abertas, para que a esterilização seja por igual em todo o conteúdo dos tubos - tampas fechadas não permitem a entrada do vapor.
21- Quais as características de uma esterilização em um sistema contínuo? Quais as vantagens obtidas na adoção desse processo
22- Quais as etapas de uma esterilização em batelada? Quais as desvantagens desse processo?
Etapas
a) Aquecimento 
b) Esterilização (a temperatura é mantida num intervalo de tempo) 
c) Arrefecimento
Desvantagens 
• A temperatura alta mantida durante algum 
tempo pode alterar composição do meio 
• Eficiência baixa do sistema de troca de calor 
(consumo de vapor e água) 
• Problema de corrosão: contato fermentador/ 
meio aquecido 
• Tempo não produtivo durante o qual há 
operação de esterilização
23- Por que é necessário conhecer a resistência térmica de determinado microrganismo? 
24 - Qual a diferença entre um meio de cultura seletivo e um diferencial?
Meio de cultura seletivo - a finalidade deste tipo de meio é selecionar as espécies que se deseja isolar e impedir o desenvolvimento de outros germes (adição de corantes, antibióticos e outras substâncias com capacidade inibitória para alguns germes.
Ex.: Agar Manitol Salgado e Agar SS
Meio de cultura diferencial - possibilita a distinção entre vários gêneros e espécies de microrganismos, por possuir substâncias que permitem uma diferenciação presuntiva, evidenciada na mudança de coloração ou na morfologia das colônias.
Ex.: Agar Eosin Methilene Blue (EMB), Agar McConkey e Agar Hektoen.
25. O que é isolamento bacteriano, para que serve e como é feito? 
Isolamento consiste na obtenção de culturas puras que envolvem somente o organismo de interesse. Na fase do isolamento, ocorre a seleção de uma colônia através da observação da produção de determinado produto ou da morfologia da colônia.
O isolamento inicia com a escolha da fonte mais provável de conter o microrganismo desejado, podendo variar desde solo até águas, ar, lodo, alimentos ou órgãos. Características que um determinado organismo possui para se desenvolver em certo ambiente são usadas como fatores seletivos no processo de isolamento.
Pressão seletiva é muitas vezes utilizada no isolamento de microrganismos que se desenvolvem preferencialmente em determinado substrato, na presença de certos compostos ou no cultivo sob condições que são adversas a outros microrganismos que não são de interesse.
Quando não é possível fazer uso da pressão seletiva, utilizam-se características detectáveis como morfologia (tipo e forma da colônia) ou produção de compostos característicos de determinada espécie (como, por exemplo, a produção de antibióticos por estreptomicetos).
26. Porque os meios de cultura e materiais utilizados para o trabalho com bactérias devem ser esterilizados?
Alguns procedimentos são essenciais na hora da preparação de cada meio de cultura para a obtenção de melhores resultados e evitar contaminações, como nos diferentes casos: quando distribuir o meio antes de autoclavar, os tubos não precisam estar esterilizados; quando distribuir o meio após a autoclavação, os tubos, frascos, placas, pipetas e vidrarias ou materiais auxiliares obrigatoriamente devem ser estéreis e os meios devem ser autoclavados com as tampas semi-abertas, para que a esterilização seja por igual em todo o conteúdo dos tubos - tampas fechadas não permitem a entrada do vapor.
27. Qual a importância de se definir corretamente o meio de cultura? 
- a escolha dos meios de cultura, para o processamento inicial das amostras é muito importante e está condicionada à flora patogênica desse local;
- em geral é usado mais de um tipo de meio, no sentido de fornecer condições de crescimento a todos os patógenos possíveis de estarem presentes;
- para cada caso em particular, existem os meios utilizados rotineiramente na semeadura primária;
- atualmente, o procedimento mais utilizado é a aquisição de meios pré-fabricados e fornecidos de forma desidratada, onde é necessário apenas a pesagem criteriosa da quantidade necessária ao volume desejado, seguido de dissolução e esterilização.
28. O que é valor D? Qual a sua unidade?
Tempo de redução decimal: Tempo necessário para reduzir o nº de microrganismos a 1/10 do valor inicial, ou seja, destruir 90% dos microrganismos vivos existentes. Sua unidade é em min.
29. O que é valor z? Qual a sua unidade? 
Z é o aumento de temperatura necessária para diminuir em 90% no tempo de destruição térmica D expresso em oC. 
30. O que é valor F? Qual a diferença entre o valor de F e o valor de F0?
Tempo de destruição térmica: o valor F será o número total de unidades de esterilização num tempo de um minuto, num processo à temperatura de 121,1ºC.
31. Admita a hipótese de que para a Listeria monocytogenes tenham sido encontrados os seguintes valores experimentais: resistência térmica = 0,04 min; D95ºC = 0,4 min e F95ºC = 4,8 min. Construa um gráfico contendo os três parâmetros, identificando cada um deles.
 
32. Se o valor D de um determinado microrganismo é 0,8 min,qual seria a porcentagem de destruição se F = 17 
min? Quanto vale “n” nesse caso?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes