Buscar

Modelo Reportagem (EaD) (1)

Prévia do material em texto

PEN DRIVE: UMA INVENÇÃO REVOLUCIONÁRIA
	O pen drive surgiu para revolucionar os métodos de armazenamento de arquivos, facilitando a vida de todo mundo.
�
Nome Carina Laís Greiner RU-1360573
Polo Santa Cruz do Sul
O homem revolucionou o cenário da tecnologia ao possibilitar armazenar diferentes tipos de arquivos, a invenção de disquetes, CDs e placas que registravam e guardavam fotos, musicas, e diferente arquivos foi substituídos por um único instrumento: o pen drive, um dispositivo que dispunha de uma grande memória, e prático para levar ate no bolso. 
O primeiro Flash Drive ou Pen Drive criado foi no início no ano 2000. Já a da memória flash, que é a utilizada nestes dispositivos, começou em 1980 com a Toshiba. Os primeiros modelos de pen drive foram fabricados pela Trek Technology em conjunto com a IBM, e eram chamados de DiskOnKey. 
A memória NAND de interface USB foi inventada pelo cientista israelense Dov Moran. Ele trabalhou para a M-Systems, onde o primeiro Flash Drive foi fabricado. Esta pequena interface Multi Purpose conveniente regravável e permitindo a expansão e especificação, a USB 1.0
A capacidade de armazenamento dos primeiros pen drives começou em 8 MB, o que era bastante para época, tendo em vista que os disquetes armazenavam no máximo 2,88 MB. O tempo foi passando e, dos apenas 8 MB, chegamos a pendrives com 64 GB ou mais em poucos anos de história.
USB Flash Drives, como são conhecidos os pen drives por utilizarem uma memória flash como modo de armazenamento. Uma vantagem desse tipo de memória para as demais é o fato de ela ser eletrônica e não magnética (como eram os disquetes), dessa maneira os dados gravados dificilmente se perdem caso haja interferências de campos magnéticos. 
Fonte: https://tecnologia.uol.com.br/
Como parte da evolução tecnológica, o pen drive pode ter algumas diferenças que os tornam únicos, existem pen drives com leitores biométricos que somente copia e armazenam dados a partir da leitura de uma parte do corpo do seu proprietário, ou seja, utiliza partes do corpo como mecanismo de identificação. Este pode gravar senha de sites, lista de favoritos e outros. 
 A memória flash é um chip de memória de computador que mantém informações armazenadas sem a necessidade de uma fonte de energia. Frequentemente usada em eletrônicos portáteis,essa tecnologia também é usada para fazer o boot de computadores, além de compor cartões de memória, modens e placas de vídeo.
A memória flash combina uma série de tecnologias mais antigas, possuindo menor custo, tamanho pequeno possível e menor consumo de energia e graças aos avanços na tecnologia de microprocessador. O armazenamento de memória foi baseado em tecnologias EPROM e EEPROM anteriores. Estas tinham capacidade limitada, eram lentas tanto para leitura quanto para escrita, requeriam circuitos de alta tensão complexos, e só poderiam ser reescrita depois de apagar todo o conteúdo do chip.
No momento em que os modelos de pen drives são encaixados na porta USB do computador, surgem como um disco removível ou podem aparecer automaticamente como dispositivos removíveis. Para a utilização dos mesmos em sistemas antigos, deve-se instalar um pacote de software denominado device driver para permitir que o sistema o reconheça como disco removível.
Um flash drive é basicamente uma pequena placa de circuito impresso protegido geralmente por um envoltório  de plástico ou metal. O que o torna resistente o bastante para ser carregado em um bolso. Apenas o conector USB fica exposto ou então é retrátil, sendo recolhido para dentro do corpo do drive. A maioria dos dispositivos usa o conector padrão USB tipo-A permitindo que sejam conectados diretamente à porta de um computador pessoal.
O pen drive é um grande aliado, com sua versatilidade ajuda muito para termos sempre nossos arquivos em mãos, sendo um aparelho fácil de carregar, e de reprodução fácil. As maiorias das pessoas utilizam diariamente, em diversas ocasiões. 
REFERÊNCIAS
https://www.tecmundo.com.br/memoria/3189-como-funciona-um-pendrive-.htm (acessado dia 28/04/17 ás 13:35 horas) 
https://pt.wikipedia.org/wiki/USB_flash_drive (acessado em 28/04/2017 ás 13: 55 horas)
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/informatica/pendrive.htmIAS (acessado em 02/02/2017 ás 18:24 horas)
www.tecmundo.com.br/pendrive/844-o-que-e-pendrive-.htm (acessado em 02/05/2017 ás 18:43 horas)

Outros materiais

Perguntas Recentes