Buscar

Reforma psiquiátrica - RESUMO

Prévia do material em texto

Reforma psiquiatrica
O
movimento pela Reforma Sanitária atuou em favor da mudança dos modelos de atenção e gestão nas práticas de saúde; na defesa dos princípios da saúde coletiva; pelo estabelecimento da igualdade na oferta dos serviços; na defesa da participação dos trabalhadores e usuários dos serviços de saúde nos processos de gestão e de produção de tecnologias de cuidado (BRASIL, 2005 a).
Histórico
1987 – surge o primeiro CAPS no brasil
Reforma sanitária atuou em favor a mudança dos modelos de atenção
2001 – é criada a lei a partir da reforma
Lei 10.216/01Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental.
Direitos dos pacientes
Internações
Proíbe novos hospitais
Pacientes internados há longo período
Redireciona o modelo: preferencialmente extra-hospitalar
Artigo 01
Direitos a proteção as pessoas acometidas de transtornos mentais.
Artigo 02
Nos atendimentos o profissional, a família ou responsável serão cientificados dos direitos deste artigo.
Ter acesso a melhor tratamento de saúde.
Humanização
Ser tratado preferencialmente em serviços comunitários de saúde mental.
DECLARAÇÃO DE CARACAS
Foi assinada no brasil na década de 90 e foi utilizado para a transformação do modelo de saúde mental e para estabelecer as diretrizes da Ministério da saúde(MS).
Foi um documento importante para a realização da II conferência nacional de saúde mental que teve como tema a atenção integral e o direito à cidadania onde 20% dos delegados eram representantes dos usuários dos serviços e de seus familiares.
Década de 90
entra em vigor as regulamentações federais
fundações das:
HOSPITAIS DIA
NAPS
CAPS
A partir daí que se começa a expansão.
Até 2000 já tinha 210 CAPS cadastrados e em pleno funcionamento.
Também é publicada a portaria do MS 106/00
Trata dos serviços residenciais terapêuticos (SRT’s)
Os enfermeiros participam no acolhimento dos usuários e construção de projetos terapêuticos.
2003 – Criação do DE VOLTA PRA CASA que é um auxilio reabilitação
Precisa ter um cuidador em casa
Até 08 moradores na casa
Permanece sob supervisão do CAPS
CAPS
Definição
Centro de atenção psicossocial
Os CAPS possuem caráter aberto e comunitário, dotados de equipes multiprofissionais e transdisciplinares, realizando atendimento a usuários com transtornos mentais graves e persistentes, a pessoas com sofrimento e/ou transtornos mentais em geral sem excluir aqueles decorrentes do uso de crack álcool ou outras drogas.
Tipos
CAPS I
CAPS II
CAPS III
CAPS AD
CAPS AD III
CAPS i
Ras
A RAS tem como objetivo promover a integração de ações e serviços de saúde com a finalidade de oferecer atenção contínua, integral, de qualidade, responsável e humanizada, bem como incrementar o desempenho do Sistema, em termos de acesso, equidade, eficácia clínica e sanitária e, eficiência econômica
Raps
A Rede de Atenção Psicossocial, ou RAPS, é instituída com a Portaria Portaria nº 3088 de 23 de dezembro de 2011, com republicação em 21 de maio de 2013. Ela dispõe sobre a criação, ampliação e articulação de pontos de atenção à saúde para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde.
Tem como objetivos gerais a ampliação do acesso à atenção psicossocial da população em geral, a promoção de vínculos das pessoas com transtornos mentais e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas e suas famílias aos pontos de atenção e a garantia da articulação e integração dos pontos de atenção das redes de saúde no território qualificando o cuidado por meio do acolhimento, do acompanhamento contínuo e da atenção às urgências.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes