Buscar

TEORIA DA BUROCRACIA(2) (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Nome: Michel Hitoshi Watanabe Matrícula: 00055062
TEORIA DA BUROCRACIA 
__________________________________________
MAX WEBER
Max Weber (1864-1920), sociólogo alemão, foi o criador da Sociologia da Burocracia. Ficou famoso pela Teoria da Administração Pública.
ORIGENS DA TEORIA DA BUROCRACIA
A Teoria da Burocracia desenvolveu-se dentro da Administração na década de 1940, em função principalmente dos seguintes aspectos:da fragilidade e parcialidade tanto da Teoria Clássica como da Teoria das Relações Humanas, da necessidade de um modelo de organização racional capaz de caracterizar todas as variáveis envolvidas e do crescimento, complexidade das empresas a exigir modelos organizacionais mais bem definido e do surgimento da Sociologia da Burocracia, a partir dos trabalhos de Max Weber.
ORIGENS DA BUROCRACIA
A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos. As origens da burocracia – como forma de organização humana – remontam à época da Antigüidade, quando o ser humano elaborou e registrou seus primeiros códigos de normatização das relações entre o Estado e as pessoas e entre as pessoas.
TIPOS DE SOCIEDADE
Weber distingue três tipos de sociedade: 
Sociedade tradicional: possui característica patriarcal, como família, clã, entre outros;
Sociedade Carismática: possui característica mística, arbitrária e personalísticas, como nos grupos revolucionários, partidos políticos, entre outros;
Sociedade Burocrática: predomina normas impessoais e racionalidade na escolha dos meios e dos fins, como nas grandes empresas, estados modernos, exército, entre outros.
TIPOS DE AUTORIDADE
Para Weber cada tipo de sociedade corresponde a um tipo de autoridade, ou seja, significa a probabilidade de que um comando ou ordem específica seja obedecido.
Weber distingue três tipos de autoridade:
Autoridade Tradicional: Os subordinados aceitam as ordens dos superiores como justificadas, pois essa sempre foi a maneira pela qual as coisas foram feitas; Esse poder não é racional, pode ser transmitido por herança;
Autoridade carismática: Os subordinados aceitam ordens do superior como justificadas, por causa da influência da personalidade e da liderança do superior com o qual se identificam, sendo o carisma uma qualidade extraordinária e indefinível de uma pessoa. Essa qualidade não tem base racional, é instável.
Autoridade Burocrática: Os subordinados aceitam as ordens dos superiores como justificadas, pois concordam com certos preceitos ou normas que consideram legítimos e dos quais deriva o comando. A autoridade é técnica, meritocrática e administrada. A ideia baseia- se no fato de que as leis podem ser promulgadas e regulamentadas por meio de procedimentos formais e corretos; A obediência não é devida a alguma pessoa em si, mas a um conjunto de regras e regulamentos legais previamente estabelecidos.
CARACTERÍSTICAS DA BUROCRACIA SEGUNDO WEBER
Para Weber, a burocracia é a organização eficiente por excelência. Segundo Max Weber, a burocracia tem as seguintes características principais:
1.Caráter legal das normas e regulamentos. É uma organização baseada em uma espécie de legislação própria. 
2.Caráter formal das comunicações. A burocracia é uma organização ligada por comunicações escritas. As regras, decisões e ações administrativas são formuladas e registradas por escrito.
3. Caráter racional e divisão do trabalho. A burocracia é uma organização que se caracteriza por uma sistemática divisão do trabalho. Essa divisão do trabalho atende a uma racionalidade, isto é, ela é adequada aos objetivos a serem atingidos: a eficiência da organização.
4. Impessoalidade nas relações. Essa distribuição de atividades é feita impessoalmente, ou seja, é feita em termos de cargos e funções e não de pessoas envolvidas. 
5. Hierarquia da autoridade. A burocracia é uma organização que estabelece os cargos segundo o princípio da hierarquia. Cada cargo inferior deve estar sob o controle e supervisão de um posto superior. Nenhum cargo fica sem controle ou supervisão.
6. Rotinas e procedimentos estandardizados. A burocracia é uma organização que fixa as regras e normas técnicas para o desempenho de cada cargo. O ocupante de um cargo - o funcionário - não pode fazer o que quiser, mas o que a burocracia impõe que ele faça.
7. Competência técnica e meritocracia. A burocracia é uma organização na qual a escolha das pessoas é baseada no mérito e na competência técnica e não em preferências pessoais. 
8. Especialização da administração. A burocracia é uma organização que se baseia na separação entre a propriedade e a administração. Os administradores da burocracia não são os seus donos ou proprietários. 
9. Profissionalização dos participantes. A burocracia é uma organização que se caracteriza pela profissionalização dos seus participantes. Cada funcionário da burocracia é um profissional, pelas seguintes razões: é um especialista, é um assalariado, é um ocupante de cargo, é nomeado por superior hierárquico, seu mandato é por tempo indeterminado, segue carreira dentro da organização, não possui a propriedade dos meios de produção e 	administração, é fiel ao cargo.
10. Completa previsibilidade do funcionamento. No modelo de Weber, todos os funcionários se comportam de acordo com as normas e regulamentos da organização, a fim de que esta atinja a máxima eficiência possível. 
VANTAGENS DA BUROCRACIA
Weber viu inúmeras razões para explicar o avanço da burocracia sobre as outras formas de associação. Para ele, comparar os mecanismos burocráticos com outras organizações é o mesmo que comparar a produção da máquina com outros modos não-mecânicos de produção.
As vantagens da burocracia, para Weber, são:
1. Racionalidade em relação ao alcance dos objetivos da organização;
2. Precisão na definição do cargo e na operação, pelo conhecimento exato dos deveres;
3. Rapidez nas decisões;
4. Univocidade de interpretação garantida pela regulamentação específica e escrita;
5. Uniformidade de rotinas e procedimentos que favorece a padronização, redução de custos e de erros;
6. Continuidade da organização através da substituição do pessoal que é afastado;
7. Redução do atrito entre as pessoas;
8. Constância;
9. Subordinação dos mais novos aos mais antigos, dentro de uma forma estrita e bem conhecida;
10. Confiabilidade
11. Benefícios para as pessoas na organização.
RACIONALIDADE BUROCRÁTICA
Para Weber, são as metas coletivas da organização e não as dos seus membros individuais que são levadas em consideração. Por isso deve existir, adequação dos meios aos fins para obter a eficiência e criar uma organização que implemente metas, e escolher os meios mais eficientes, pois ele considera a empresa uma organização racional.
DILEMAS DA BUROCRACIA
Para Weber, existem pressões de forças exteriores para encorajar o burocrata a seguir outras normas diferentes das da organização e, de outro lado, o compromisso dos subordinados com as regras burocráticas tende a se enfraquecer gradativamente. Para Weber, os burocratas são pessoas que formam o corpo administrativo da hierarquia e estrutura da organização, devidamente indicadas, que seguem as regras impostas e servem aos objetivos da organização.
 
DISFUNÇÕES DA BUROCRACIA
Para Weber, a burocracia é uma organização cujas conseqüências desejadas se resumem na previsibilidade do seu funcionamento no sentido de obter a maior eficiência da organização.
No entanto, para Merton, não existe uma organização plenamente racional e o formalismo não tem a profundidade descrita por Weber. 
De acordo com Merton, a disfunção é o resultado de algum desvio ou exagero em cada uma das características do modelo burocrático explicado por Weber. Cada disfunção é uma conseqüência não-prevista pelo modelo weberiano.
As disfunções da burocracia são basicamenteas seguintes:
1. Internacionalização das regras e exagerado apego aos regulamentos;
2. Excesso de formalismo e de papelório;
3. Resistência a mudanças;
4. Despersonalização do relacionamento;
5. Categorização como base do processo decisório;
6. Superconformidade às rotinas e procedimentos;
7. Exibição de sinais de autoridade;
8.Dificuldade no atendimento a clientes e conflitos com o público.
 MODELO BUROCRÁTICO DE MERTON
De acordo com Merton, a burocracia é um modelo que se baseia nas consequências não previstas. Começa com a exigência de controle por parte da organização, essa exigência de controle enfatiza a previsibilidade do comportamento, pois a ênfase nas regras e sua forte imposição leva as pessoas a justificarem suas ações. Quando ocorre alguma consequência não prevista, acaba gerando dificuldades no atendimento ao público, levando a um sentimento de defesa de ação individual.
INTERAÇÃO DA BUROCRACIA COM O AMBIENTE
Weber não previu a possibilidade de flexibilidade da burocracia para atender a duas circunstâncias: A adaptação da burocracia às exigências externas dos clientes e a adaptação da burocracia às exigências internas dos participantes.
GRAUS DE BUROCRATIZAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
Gouldner realizou uma pesquisa e concluiu que não há um único modelo de burocracia, mas uma variedade de graus de burocratização. Enquanto Weber não considerou os aspectos subjetivos e informais da aceitação das normas e da legitimação da autoridade.
AS DIMENSÕES DA BUROCRACIA
Não existe somente um modelo de burocracia. Trata- se de uma abordagem empiricamente mais adequada do que tratar a organização como totalmente burocrática ou não- burocrática. Hall selecionou seis dimensões de burocracia: 
1. Divisão do trabalho baseado na especialização funcional
2. Hierarquia de autoridade
3. Sistemas de regras e regulamentos
4. Formalização das comunicações
5. Impessoalidade no relacionamento entre as pessoas
6. Seleção e promoção baseadas na competência técnica
APRECIAÇÃO CRÍTICA DA TEORIA DA BUROCRACIA
A burocracia proporciona uma maneira racional de organizar pessoas e atividades para alcançar objetivos específicos. A burocracia tem defensores e adversários.
Para Perrow, os erros atribuídos à democracia estão relacionados ao fracasso em burocratizar adequadamente.
O EXCESSIVO RACIONALISMO DA BUROCRACIA
Katz e Kahn salientam que a organização burocrática é super- racionalizada e não considera a natureza organizacional e nem as condições do ambiente. Para ambos, o sistema burocrático consegue sobrevivência e eficiência apenas quando: as tarefas individuais são mínimas em requisitos criativos, as exigências do ambiente sobre a organização são óbvias, a rapidez na tomada de decisão é importante e casa pessoa envolvida no processo significa custos e riscos organizacionais, sendo a organização um sistema fechado.
CONCLUSÃO
Antes de estudar o assunto, sempre “culpei” a burocracia pela demora, descompromisso e excesso de formalidade, haja vista a dificuldade de observar as teorias de Max Weber em ação, pois muitas vezes, não vemos as estruturas organizadas e a padronização dos processos, principalmente no serviço público. Creio que Perrow esteja certo quando diz que os erros atribuídos à burocracia não são erros do conceito, mas são consequências do fracasso em burocratizar adequadamente.
�PAGE �
�PAGE �3�

Outros materiais