Buscar

efetividade do direito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A norma ao ser elaborada para que possa ser objeto de cobrança, impondo o ajuste de conduta individuais, deve possuir vigência , ou seja de se apresentar válida. A efetividade se revela no fato da norma jurídica se impor perante quem quer que seja. Em outras palavras uma norma será efetiva se observada tanto pelos aplicadores do Direito como pelos destinatários dessas normas.
A efetividade, por sua vez significa que a norma cumpriu a finalidade a que se destinava, pois foi socialmente observada, tendo solucionado o motivo que a gerou. Uma lei é eficaz quando cumprida a sua função social. A efetividade das normas depende, em primeiro lugar da sua eficácia jurídica, da aptidão formal para inadir e reger as situações da vida, operando os efeitos que lhes são inerentes
O simples fato da norma ser inobservada não significa ser ela ineficaz, salvo se cair em desuso, ou seja, se ela não for aplicada , no habitual, uniforme e reiteradamente pelo poder público. Assim o direito pode ter vigência e não ter eficácia, pois pode ter viger e não ser observad, mas não pode ter eficácia sem vigência.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes