Buscar

literatura teutobrasileira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A imigração ainda no século XIX, surgiu uma literatura produzida por indivíduos a tento a realidade e ficou conhecida como teuto-brasileira e prosperou até o ano de 1939, quando o Estado Novo proibiu a publicação em idioma estrangeiro.
	 Nas primeira quatro décadas do século XX, particularmente, e após a Primeira Guerra Mundial, houve certa efervecência literária articulado a temática da colonização nos Estados que são ocupados por imigrantes vindo da Alemanha e descedentes. O surgimento de associações culturais é fato comum em texto deste tipo.
	A literatura teuto-brasileira refere-se ao novo ambiente, ao cotidiano difícil vivido nas colônias, aos percalços de percurso migratório, mas nunca se fala de uma aldeia, mas sempre de uma cidade ou centro de civilização , o perfil de alguns autores que nasceram ou viveram nesses Estados que existiam essas colônias permitiram uma melhor entendimento deste tipo de literatura e cultura. Existem alguns escritores famosos deste tipo de literatura de literatura, uma delas é Gertrude Gross-Hering, ela nasceu na Alemanha no ano de 1879 e veio para o Brasil no Ano de 1880 com seus pais e seu irmão. Os maiores fluxo imigratórios ocorreu no período que antecedeu a Primeira Guerra Mundial. 
	Há presentes nessa literatura um assunto nem sempre explicitado que era o preconceito contra os brasileiros principalmente aqueles que nos Estados colonizados por alemães eram conhecidos como caboclos.
 	 As metáforas e representações sobre teuto-brasileira contidas nos textos literário apontam para a etncidade, um conceito atinente à cultura ou uma de sua dimensões diz respeito a diferenciação cultural.

Outros materiais