Buscar

Criminologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Bruno, com 22 anos, mulato e morador de rua, condenado a uma pena de 2 anos por furto, tem negado pelo juiz o seu direito à substituição da pena privativa de liberdade por outra restritiva de direitos com fundamento na anotação em sua folha de antecedentes de práticas de atos infracionais quando era menor de 18 anos, o que demonstraria uma personalidade voltada para o crime. Segundo um direito penal garantista, estaria correta tal decisão? O perfil do condenado auxiliou na motivação do juiz para tomar tal decisão? Existe alguma permanência do positivismo nesta fundamentação? Justifique.
		
	
Resposta: Sim, visto que o individuo é punido por ser quem é e não pelo seu delito.
	
Gabarito: Há uma permanência do positivismo na forma de direito penal do autor, o que afronta o modelo garantista, que exige um direito penal do fato, devendo o sujeito ser jugado pelo fato e não pelo que é.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 236900)
	Pontos: 0,5  / 1,0
	Um jornal de grande circulação faz uma matéria afirmando que a maior causa de acidentes no trânsito não é o álcool, mas a falta de cuidado gerada por falar ao telefone. Com isso, logo depois, vem uma lei criminalizando tal conduta. Assim, identifique qual sentimento gerado na população por essa matéria e qual a natureza da lei criada segundo a criminologia. Justifique.
		
	
Resposta: A divulgação dessa matéria pela mídia dá a entender que todos os motoristas são descuidados, desobedecendo as leis de trânsito e usando telefone enquanto dirige.
	
Gabarito: A população com medo do alto índice de acidentes acaba legitimando essa lei penal simbólica, a qual visa apenas dar uma satisfação à sociedade
		
	
	 3a Questão (Ref.: 241623)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A criminologia pode ser considerada uma ciência que atua sob o eixo da interdisciplinaridade. Nesse sentido, vários ramos da ciência influem sob a mesma. Assim, podemos dizer que:
		
	
	A busca do gene da violência no código genético humano é uma questão do ramo da Filosofia;
	
	Tendo em vista o fato de que o sistema penal não é seletivo, o Direito é um ramo que não possibilita a compreensão dos modelos legais pertinentes.
	
	A História não possui relação com o ramo de estudo da criminologia, pois esta analisa o momento presente, tão somente;
	 
	A Sociologia tenta entender o crime como um fenômeno social e qual é a representação deste para o grupo em que se insere;
		
	
	 4a Questão (Ref.: 234733)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um juiz de uma vara criminal da capital ao condenar um réu acusado por furto define sua pena no máximo legal baseado, tão somente, em anotações de infrações cometidas quando era adolescente informando que tal fato já demonstra uma índole voltada para o crime. Verificando que tal decisão segue um modelo concernente a um direito penal do autor, aponte qual Escola criminológica se baseia tal fundamento.
		
	 
	Positivismo
	
	Teoria do Controle
	
	Teoria da Subcultura
	
	Escola de Chicago
	
	Teoria da Anomia
		
	
	 5a Questão (Ref.: 140010)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Geralmente no verão,para evitar a contaminação visual da cidade do Rio de Janeiro, alguns meninos de rua são apreendidos, em uma política de limpeza. O sistema penal passa a orientar suas operações nestas localidades considerando seus moradores como o "germe" da criminalidade. Qual teoria melhor se coaduna com o caso narrado?
		
	 
	teoria positivista, pois os moradores de rua são criminosos natos
	 
	teoria ecológica, pois seu foco é o espaço público
	
	teoria garantista, pois esta é a melhor medida para eles
	
	teoria do controle social, pois os pobres precisam ser excluídos
	
	teoria da anomia, pois estes jovens não tem valores
		
	
	 6a Questão (Ref.: 173628)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Lei 10.826/2003, conhecida como estatuto do desarmamento, aumentou a pena do crime de porte ilegal de arma para dois a quatro anos, quando a lei anterior definia uma pena máxima de dois anos, o que possibilitava a competência dos Juizados Especiais Criminais. Além disso, criminalizou o porte de munição e acessório e os definiu como inafiançáveis. Segundo a teoria do conflito, quais seriam os fundamentos desta mudança legislativa?
		
	
	Tendo em vista os conflitos nas ruas das cidades, exigiu-se um maior rigor para combater a criminalidade
	
	É uma tendência comum o uso dos crimes de perigo abstrato, afim de se estar em sintonia com os preceitos do Estado Democrático de Direito
	
	É uma decisão política para diminuir o número de processos dos juizados especiais criminais
	
	Visa reduzir os conflitos mercantis decorrentes do comércio de armas
	 
	Assim, voltou a se possibilitar a prisão em flagrante, facilitando o controle das classes perigosas, os menos favorecidos que possam ameaçar o bem-estar da classe dominante
		
	
	 7a Questão (Ref.: 236787)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Segundo os estudos realizados nas aulas de nossa disciplina, aponte a possível relação entre o positivismo criminológico e a teoria do etiquetamento.
		
	 
	O positivismo contribuiu para a criação do estereótipo do criminoso o que é identificado e criticado pela teoria do etiquetamento
	
	O positivismo estudava a anatomia do homem, enquanto que a teoria do etiquetamento se restringe a esta análise gerada pela vida carcerária e o rótulo recebido por ter passado por ela.
	
	O positivismo defendia o livre arbítrio, enquanto que a teoria do etiquetamento defende o determinismo biológico, havendo grandes embates entre as escolas
	 
	O positivismo ajudou na identificação da cifra negra pela teoria do etiquetamento
	
	Ambas são idênticas, sendo a teoria do etiquetamento um neopositivismo
		 Gabarito Comentado.
	
	 8a Questão (Ref.: 184076)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	¿Assentando-se no maniqueísmo simplista que divide as pessoas entre boas e más, as idéias de castigo, de punição, de afastamento do convívio social vêm atender à necessidade de criação de ¿bodes expiatórios¿, sobre os quais recaia o reconhecimento individualizado de uma culpabilização, que não se quer coletivizada.¿ (Maria Lúcia Karam) Diante do fato de que o sistema penal fabrica culpados, sendo assim, seletivo e estigmatizante, analise a proposta do abolicionismo penal, que tem como principal articulador Louk Hulsman, para tal problema.
		
	 
	deve se abolir o registro de antecedentes criminais, responsável pela estigmatização do egresso
	
	o sistema penal deve ser mais criterioso e sempre atender ao princípio do indubio pro réu
	
	apenas a pena privativa de liberdade deve ser extinta, dando lugar as penal alternativas
	
	o sistema penal deve ser mais rigoroso.
	 
	o sistema penal deve ser extinto e o conflito devolvido para as partes
		
	
	 9a Questão (Ref.: 184267)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A partir do século XX as drogas começam a sofrer algumas formas de controle, o qual sempre foi legitimado por determinados discursos, tais como: médico, onde o usuário é considerado um doente, cujo aumento na sociedade se transforma numa epidemia; o discurso cultural, onde o jovem usuário é visto como aquele que se opõe ao consenso, que age contrariamente aos valores dos homens de bem; o moral, que define a droga como o veneno da alma e o usuário como ocioso, improdutivo e o político criminal, onde a droga é relacionada a outros crimes. Durante esse período, após a segunda guerra mundial, a política criminal do Ocidente se respaldou numa ideologia de defesa social, ou seja, um sistema de controle social que tem no sistema penal instrumento de reação contra a criminalidade. O controle das substâncias entorpecentes é algo relativamente recente em nossa história, o que foi se edificando sobre determinados discursos legitimadores, o que propiciou a incidência do sistemapenal sobre o uso e o comércio destas substâncias ao longo das décadas. Com isto, marque a opção que explique o que vem a ser o discurso político-criminal que fundamenta este controle.
		
	 
	As drogas devem ser controladas pois levam aqueles que estão envolvidos a crimes mais graves
	
	O jovem usuário se opõe ao consenso, indo de encontro aos valores do "homem de bem".
	 
	todas as assertivas estão corretas
	
	O usuário é um doente e a disseminação das drogas pode gerar uma epidemia.
	
	Sendo a droga o veneno da alma, torna o usuário improdutivo e ocioso.
		 Gabarito Comentado.
	
	 10a Questão (Ref.: 245035)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Carlitos é hipocondríaco desde a adolecência, procurando insistentemente diversos médicos para solucionar suas diversas dores e supostas doenças. Por três vezes, teve indicação para tratamento psicológico e psiquiátrico, mas se recusou a procurar o profissional adequado. Em 2010, foi atendido por um médico que, com fim de obter indevida vantagem econômica, indicou diversos tratamentos caros e fraudulentos para Carlitos. Considerando os estudos da Criminologia, especialmente da vitimologia, indique qual teoria melhor demonstra a condição de Carlitos como vítima:
		
	
	Vitimização secundária
	
	vitimização terciária
	
	Teoria assistencialista
	 
	Teoria do crime precitpitado pela vítima
	
	Teoria da vitimização inconsciente

Outros materiais

Outros materiais