Buscar

TRABALHO DE HISTOLOGIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PROTEÍNAS, ESTRUTURA E PROTEÇÃO DA PELE
 
QUERATINA E COLÁGENO
O que é proteína ? 
 As proteínas são macromoléculas presentes nas células de praticamente todo o corpo humano. Elas são responsáveis por inúmeras funções, como:
 Quando ingerimos proteínas, elas são quebradas durante o processo de digestão, e posteriormente, absorvidas pelas nossas células, que novamente as quebram, transformando-as em aminoácidos. Estes aminoácidos serão utilizados pelo nosso corpo onde eles forem mais necessários.
ESTRUTURA
 As proteínas desempenham um grande número de funções biológicas nas células, e em especial, as proteínas estruturais são as mais abundantes de todos os tipo de proteínas do nosso corpo 
QUERATINA
 Entre essas proteínas a queratina é provavelmente é a mais conhecida. Esta proteína é a cobertura protetora que formam, o cabelo, a pele e as unhas. Principais características: impermeabilidade à água, alto nível de resistência e elasticidade.
 Desse modo, essa proteína forma uma camada que envolve as células da epiderme (camada mais externa da pele), de modo a evitar perdas desnecessárias de água e, também, proteger o organismo contra agressões externas.
COLÁGENO
 São proteínas que garantem suporte e resistência, formando os tendões e nervos, ligamentos formando corpo e proporcionando fixação adicional para a pele, se necessário.
 Por isso, o colágeno trabalha lado a lado com a elastina apoiando os tecidos do corpo. Basicamente, ele dá forma aos tecidos e proporciona firmeza e força. Já a elastina dá aos tecidos do corpo a flexibilidade. Esta combinação de colágeno e elastina é muito importante em muitas partes do corpo, incluindo os pulmões, ossos e tendões.
QUAL SUA IMPORTÂNCIA? 
 O colágeno age com a queratina proporcionando uma pele com força, flexibilidade e resistência. Quando as pessoas envelhecem ocorre uma degradação do colágeno. 
 
 Sendo assim, essas duas proteínas são tão importantes dentro do corpo, que sua ausência pode ser um sério problema. Na verdade, existem algumas doenças genéticas que estão associadas a deficiências de colágeno, por exemplo, a osteogênese imperfeita, comumente referida como doença dos ossos frágeis, é causada por um nível significativamente menor de colágeno no corpo. 
OSTEOGÊNESE IMPERFEITA
 A condição pode ser leve, com apenas algumas fraturas durante a vida da pessoa afetada. Em casos mais graves, pode envolver centenas de fraturas que ocorrem sem causa aparente.Os tratamentos incluem medicamentos de fortalecimento dos ossos, fisioterapia e cirurgia ortopédica.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais