Buscar

Oesteoarticular OSTEOMIELITE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

osteomielite 
SISTEMA OSTEOARTICULAR 
osteomielite
etiologia
Alguns dos principais fatores associados ao desenvolvimento de uma osteomielite são:
A osteomielite pode surgir em qualquer pessoas, inclusive adultos e crianças. 
Entretanto, pessoas com a imunidade comprometida, como aquelas com diabetes descompensado, que usam corticóides cronicamente ou que fazem uma quimioterapia, por exemplo, assim como pessoas que têm uma circulação sanguínea prejudicada, que são portadoras doenças neurológicas ou que passaram por uma cirurgia recentemente apresentam maior risco para desenvolver este tipo de infecção mais facilmente, pois são situações que comprometem o fluxo de sangue saudável para o osso e favorecem a proliferação de microorganismos. 
diagnóstico
A avaliação clínica do médico é a principal forma de diagnosticar a osteomielite, entretanto alguns exames podem ajudar a confirmar a suspeita, como hemograma ou testes inflamatórios, assim como radiografia, tomografia ou ressonância magnética do osso afetado.
Em casos de dúvidas sobre o microorganismo causador da infecção, é possível ainda fazer uma drenagem da secreção ou raspagem do osso, para coleta do material e realização de uma cultura. O médico também terá atenção para diferenciar a osteomielite de outras doenças que podem causar sintomas semelhantes, como artrite séptica, tumor ósseo ou um abscesso profundo, por exemplo. 
Tratamento & Prevenção 
Na presença de um quadro de osteomielite, o tratamento precisa ser feito o mais rápido possível para permitir a cura, com medicamentos potentes e que façam um rápido efeito, orientado pelo ortopedista. 
É necessário permanecer internado no hospital por, pelo menos, 3 a 5 dias, para início de antibióticos na veia e realização dos primeiros exames para identificar o microorganismo.
Se houver melhora clínica com os medicamentos, é possível continuar o tratamento em casa, com medicamentos por via oral, que deve durar por cerca de 4 a 6 semanas, para garantir o efeito desejado.
Quando não há melhora com o tratamento inicial, pode ser indicada a cirurgia para limpeza e remoção do tecido morto e infectado, como forma de permitir a recuperação do osso, além do uso de medicamentos na veia por mais tempo. 
A amputação só é necessária em alguns poucos casos, quando o comprometimento do osso é muito grave e ele não consegue ser recuperado. Também é uma possibilidade em casos de suspeita da existência de células cancerígenas na lesão.  
Alimentação
Nenhum tipo de tratamento caseiro deve substituir os medicamentos orientados pelo médico para tratar a osteomielite, mas uma boa forma de acelerar a recuperação é fazer repouso, e manter uma alimentação equilibrada com uma boa hidratação, consumindo cerca de 2 litros de líquidos por dia.
A fisioterapia não é um tratamento que auxilia na cura da osteomielite, mas pode ser útil durante ou após o tratamento para evitar sequelas, como encurtamento dos músculos por falta de uso e para recuperar a mobilização do osso afetado.
BIBLIOGRAFIA:
 
https://www.tuasaude.com/osteomielite/
http://pt.healthline.com/health/infeccao-ossea-osteomielite#Overview1

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais