Buscar

Desen. P. e Empregabilidade 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
Quais as duas formas de analfabetismo existentes no Brasil?
	
	a.
	Analfabetismo relativo e analfabetismo funcional.
	
	b.
	Analfabetismo progressivo e analfabetismo radical.
	
	c.
	Analfabetismo absoluto e analfabetismo funcional.
	
	d.
	Analfabetismo relativo e analfabetismo absoluto.
1 pontos   
PERGUNTA 2
Mariana é graduada em Engenharia, mas tem interesse em se tornar professora de Matemática no Ensino Médio. Ela consultou o Art. 63 da LDB 9.394 de 20/12/1996 e concluiu que para lecionar a Educação Básica, deverá:
	
	a.
	Participar de programa de pós-graduação em nível de mestrado para obter habilitação pedagógica.
	
	b.
	Ingressar em um programa de formação pedagógica para portadores de diplomas de educação superior.
	
	c.
	Cursar a modalidade de ensino denominada Normal, oferecida em nível de Ensino Médio.
	
	d.
	Realizar estágio de prática de ensino de, no mínimo, 600 horas em escola de Educação Básica.
1 pontos   
PERGUNTA 3
A respeito da execução financeira e do pagamento de despesas na escola pública, escolha a opção CORRETA:
	
	a.
	Na fase da liquidação da despesa pública, deve ser realizado o pagamento dos impostos devidos pelos prestadores de serviços ou dos fornecedores de bens à escola.
	
	b.
	Os recursos destinados a cobrir as despesas da escola devem obedecer ao plano de ação elaborado pelo diretor da escola, independentemente da aprovação do conselho escolar ou colegiado.
	
	c.
	O empenho é o primeiro estágio na execução da despesa financeira da escola pública, considerada pela legislação unidade orçamentária.
	
	d.
	É de responsabilidade daquele que contrata certificar-se da regularidade da situação da empresa contratada em relação ao atendimento das obrigações previdenciárias e trabalhistas.
1 pontos   
PERGUNTA 4
A Lei de Diretrizes e Bases 9.394/96 apresenta características das universidades, dentre elas, a formação de docentes na Educação Superior. Quanto à formação dos professores universitários, a LDB determina que:
	
	a.
	As universidades são autônomas quanto à contratação de docentes, o que as desobriga da exigência de títulos.
	
	b.
	As universidades só podem contratar, para seu quadro de docentes, profissionais com título de mestrado e doutorado.
	
	c.
	Toda universidade está obrigada a ter, em seu quadro de docentes, a totalidade de seus profissionais com título de mestre.
	
	d.
	Pelo menos um terço do corpo docente de uma universidade deve ter titulação acadêmica de mestre ou doutor.
1 pontos   
PERGUNTA 5
O Plano Nacional de Educação, mais conhecido como PNE, teve sua aprovação no ano de 2014 por meio da Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. O PNE é composto por 20 (vinte) metas que objetivam o desenvolvimento da educação brasileira. O documento traz como centralidade a instituição do Sistema Nacional de Educação (SNE) para assegurar maior organicidade da educação nacional. Assim, sobre o PNE, é correto afirmar que:
	
	a.
	O PNE não trata da qualidade, mas apenas do financiamento público da educação.
	
	b.
	Em suas metas está previsto o oferecimento da educação em tempo integral em, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das escolas públicas
	
	c.
	O PNE não trata da qualidade da educação superior.
	
	d.
	Fortalecer a qualidade da educação apenas na educação superior uma vez que a educação básica já conquistou a qualidade desejada.
1 pontos   
PERGUNTA 6
O programa do governo federal chamado Programa Universidade para Todos, mais conhecido como ProUni, é uma das políticas públicas recentemente adotadas em que:
	
	a.
	A permanência do estudante no Programa requer aproveitamento acadêmico de, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) nas disciplinas cursadas em cada período letivo, sob pena de exclusão do Programa.
	
	b.
	A concorrência ao Programa requer que o estudante participe do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, na edição imediatamente anterior ao processo seletivo do ProUni e obtenha a nota mínima nesse exame;
	
	c.
	A finalidade é conceder bolsas de estudo integrais e parciais a estudantes de cursos de graduação e de cursos sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior
	
	d.
	As instituições que aderirem ao Programa têm isenção do Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ), válida pelo prazo de cinco anos, quando solicitarem um recredenciamento.
1 pontos   
PERGUNTA 7
Diferente do que acontecia frequentemente no passado, um dos maiores desafios da atual escola brasileira é reconhecer a diversidade como algo que não podemos dissociar da identidade nacional, valorizando a trajetória dos grupos que compõem a sociedade e o investimento na superação de toda e qualquer forma de discriminação. Nessa perspectiva, a Escola deve ser:
	
	a.
	Motor do processo de padronização cultural do país, esforçando-se por suprimir a diversidade etno-cultural ainda existente no Brasil.
	
	b.
	Local para se aprender que as regras do espaço público permitem a coexistência dos diferentes, em situação de igualdade.
	
	c.
	Estimular que as crianças se divirtam juntas, sem fazer distinção entre elas, sem impor que brinquem com brinquedos e atividades separadas pelo gênero – ou ainda permitir que adolescentes transgênero tenham um ambiente seguro onde sejam respeitados – são coisas desenvolvidas na prática, de maneira tão fluida quanto são naturalizadas as ideias machistas.
	
	d.
	Centro de formação da cidadania, sustentada no princípio de que a desigualdade resulta de condições históricas sobre as quais se pode agir
1 pontos   
PERGUNTA 8
A educação escolar no Brasil está organizada em três esferas administrativas: União, estados e Distrito Federal, e municípios. Cada uma dessas esferas acolhe um sistema de ensino. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a.
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	b.
	Estados, Distrito Federal e Municípios: apresenta a educação básica como uma atribuição compulsória. Enquanto que a oferta do ensino fundamental é responsabilidade compartilhada dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como os Municípios que tem como atribuição a educação infantil. Incumbe também “organizar, manter e desenvolver o seu sistema de ensino, integrando-os as políticas e planos educacionais da União e dos Estados”;
	
	c.
	União: assume o papel de coordenar, articular e redistribuir em relação às demais unidades federadas. Compete, também, ao governo federal definir e assegurar as grandes linhas do projeto educacional do país.
	
	d.
	Estados e Distrito Federal: tem como atribuição especifica o ensino médio. Bem como, a cada um deles compete “elaborar e executar políticas e planos educacionais, em consonância com os planos nacionais, integrando as suas ações e as dos municípios”;
1 pontos   
PERGUNTA 9
De acordo com o Estatuto da Igualdade Racial, “toda situação injustificada de diferenciação de acesso e fruição de bens, serviços e oportunidades, nas esferas pública e privada, em virtude de raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica” é considerada:
	
	a.
	Preconceito de gênero.
	
	b.
	Discriminação racial.
	
	c.
	Desigualdade de gênero e raça.
	
	d.
	Desigualdade racial.
1 pontos   
PERGUNTA 10
 As escolas de educação infantil devem servir de apoio às crianças e a suas famílias. Nesse sentido, tais instituições necessitam:
I - Respeitar os mais variados tipos de estrutura familiar que existem atualmente;
II – Possibilitar o convívio com as diferenças culturais, acolhendo as diferentes manifestações e expressões de cultura;
III - Demonstrar a riqueza das diferenças culturais apenas por meio de comemorações festivas em datas específicas.
Estão CORRETAS:
	
	a.
	Apenas III
	
	b.
	II e III
	
	c.
	I e II
	
	d.
	I e III

Outros materiais