Buscar

IMUNIZAÇÃO processo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Eduarda Roberta Pereira França
Técnico em enfermagem 1° Módulo
Etec Prof. Armando Bayeux da Silva 
Saúde Coletiva I – Prof. Gabriela Breda
Imunização:
É um conjunto de métodos terapêuticos destinados à aquisição de proteção imunológica contra doenças de caráter infeccioso.Temos por comprovação que a vacinação evita entre 2 e 3 milhões de mortes por ano.
*O primeiro método de imunização foi atribuído ao médico inglês Edward Jenner, que no final do século XVIII comprovou que a varíola bovina oferecia proteção contra a varíola humana. Em tempos à frente, os estudos e experiências de Louis Pasteur ficaram conhecidos como vacinação.
A maioria das vacinas são administradas profilaticamente, ou seja, antes da exposição ao patógeno. No Brasil, a vacinação é ação usual nos serviços de atenção primária à saúde, e apresentam grande influência nas condições gerais de saúde, especialmente na saúde da criança. 
As vacinas podem causar reações locais e sistêmicas, tais como: dor, edema, eritema, febre, mal-estar, erupções cutâneas, dores de cabeça e musculares, e anorexia. Em raros casos podem ocasionar reações alérgicas. Pessoas com doenças agudas moderadas ou graves devem evitar também. As vacinas de de3cepatógenos vivos atenuados não são indicadas a mulheres grávidas, pacientes imunossuprimidos, e que receberam transfusão de componentes sanguíneos. Com relação a pacientes HIV positivos assintomáticos, eles podem receber todas as vacinas do esquema básico, já os doentes com AIDS, não podem receber a vacina BCG contra tuberculose.
No Brasil, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) é citado como referência mundial pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), braço da Organização Mundial de Saúde (OMS). O PNI, criado em 18 de setembro de 1973.Desde as primeiras vacinações, em 1804, o Brasil desenvolveu estratégias diversas que erradicaram algumas doenças e controlaram outras tantas.
Os tipos de imunização
-Imunização ativa: ocorre quando o próprio sistema imune do indivíduo, ao entrar em contato com uma substância estranha ao organismo, responde produzindo anticorpos e células imunes (linfócitos T). Esse tipo de imunidade geralmente dura por vários anos, às vezes, por toda uma vida. Também ocorre através da vacinação.
-Imunização passiva: é obtida pela introdução de anticorpos (que foram produzidos por outros seres vivos) no organismo. É uma imunidade de curto prazo, chegando a durar no máximo alguns meses. A imunidade passiva natural é o tipo mais comum de imunidade passiva, sendo caracterizada pela passagem de anticorpos da mãe para o feto por meio da placenta e também pelo leite.
Nos processos de imunização, há dois tipos de respostas: 
-Resposta Primária: após a primeira introdução dos antígenos no organismo, ele ficará em estado de latência durante algumas semanas. Em seguida, o antígeno entrará em um processo de crescimento e chegará ao máximo, mas em um nível pouco eminente, mas logo começará a cair em grande velocidade e depois lentamente. 
-Resposta secundária: a partir da introdução da segunda dose de antígenos, ocorrerá um enorme crescimento e concentração de anticorpos. 
	Classificação das vacinas
	Tipos de vacinas
	Vivos atenuados
	Tetra viral (catapora, caxumba, rubéola e sarampo)
Sabin (poliomielite)
BCG (tuberculose)
Febre amarela
Herpes zóster (Varicella-Zoster)
	Inativos
	Raiva
Hepatite A
	Toxoides (toxinas inativadas)
	Difteria e tétano (partes da vacina DPT)
	Subunidades/conjugadas
	Coqueluche (parte da vacina DPT)
Papilomavírus humano (HPV)
Hepatite B
Influenza Haemophilus influenza type b (Hib)
Pneumococo
Meningococo
Bibliografia
https://www.colegioweb.com.br/polialelia-e-imunologia/os-tipos-de-imunizacao.html
http://www.infoescola.com/saude/imunizacao/ Por Isabela Canhas Mestrado em Genética (UFMG, 2011) Graduação em Ciências Biológicas (PUC-Minas, 2008) 
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/cotidiano/imunizacao-ativa-e-imunizacao-passiva/26498 por COLUNISTA PORTAL - EDUCAÇÃO

Outros materiais