Buscar

atividade direito internacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1. No que consiste uma relação jurídica com conexão internacional? Explique e exemplifique.
É a possibilidade de se aplicar em determinados casos duas ou mais legislações, a lei de um país, mas se o caso tem ligação com outro país a utilização também da lei do outro país, ou seja, seria um conjunto de princípios e também regras sobre as quais a legislação aplicável à solução de relações jurídicas quando envolvidos nas relações mais de um país, ou seja, a nível internacional. O exemplo seria a questão da maior idade penal que no nosso país se inicia somente aos dezoito anos, sendo que abaixo desta idade o adolescente infrator não pode ser julgado pelos seus atos, somente recebe uma medida sócio educativa, já nos Estados Unidas em determinados Estados da Federação esse mesmo menor pode ser condenado a uma pena restritiva de direito e até mesmo ser condenado a morte. 
2. No que consiste um conflito de leis estrangeiras no espaço? Explique e exemplifique.
Consiste na busca da resolução de conflitos de leis decorrentes da relações jurídicas com conexão internacionais, cujo as normas não são coincidentes. Exemplo seria, um Contrato assinado e celebrado em algum estado da federação brasileira, que provavelmente teria sido assinado por brasileiros residentes no Brasil, e seus efeitos serão produzidos em todo o território nacional, razão pela qual ele é regido pela lei brasileira. Contudo se ocorrer que este mesmo Contrato tenha relação com mais de uma ordem jurídica, seria o caso de um contrato assinado entre um brasileiro e um alemão, ou destinado a produzir efeitos no estado de Caracas na Venezuela.
3. No caso de um conflito entre leis estrangeiras que envolva uma relação jurídica que tenha por objeto o direito de propriedade de um bem imóvel, como ele será resolvido? Explique e fundamente.
Quando se discutem problemas relacionados a posse ou propriedade de bens imóveis, há um predomínio em que a lei que vigora e a lei onde o imóvel esteja situado. A legislação de um país geralmente estabelece as normas sobre os imóveis e, para tomar posse ou usufruir dele, há necessidade do proprietário deslocar-se para o país em que o imóvel se encontre. Na nossa legislação esse elemento de conexão está previsto no art. 8º, art. 10, § 2º e art. 12, § 1º da LICC.

Outros materiais