Buscar

DIABETES

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIABETES 
Acadêmicos: 
Alexandre Galdino, Antônia Taysa, Evaldo Pereira, Heberson Braúna e Wellisson Uassaça
O que é Diabetes? 
O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue.
Como ocorre o Diabetes? 
Ocorre quando o corpo não produz o hormônio Insulina ou não produz o suficiente, ou ainda a Insulina produzida não funciona adequadamente (resistência à insulina). 
Sintomas: 
Tipos de Diabetes 
Diabetes do Tipo I (diabetes mellitus insulinodependente)
O diabetes tipo 1 acontece quando a produção de insulina do pâncreas é insuficiente, pois suas células sofrem de destruição autoimune. A falta de insulina ou sua produção insuficiente pelo corpo obriga a pessoa a aplicar insulina. Ocorre com mais frequência em jovens.
Diabetes do Tipo II (não insulinodependente)
As pessoas com diabetes tipo 2 produzem insulina. Entretanto, o corpo pode criar uma resistência à insulina – ou seja, ele não responde da forma como deveria à ação da insulina e não a utiliza corretamente. Ou pode acontecer de o paciente com diabetes tipo 2 não produzir insulina suficiente para suprir as demandas do seu corpo. Nesse processo, a insulina insuficiente não consegue carregar todo o açúcar para dentro das células, e ele acaba se acumulando no sangue.
Diabetes Gestacional
O diabetes gestacional é uma condição caracterizada por hiperglicemia (aumento dos níveis de glicose no sangue) que é reconhecida pela primeira vez durante a gravidez. A condição ocorre em aproximadamente 4% de todas as gestações.
Pré-Diabetes 
O pré-diabetes é a situação clínica que precede o diagnóstico do diabetes tipo 2. É muito conhecido pelo estado de resistência à insulina, quando o pâncreas passa a produzir insulina em excesso na tentativa de controlar os níveis de açúcar.
Taxas de glicose 
Tipos de Insulina 
Os tipos de insulina se diferenciam de acordo com o tempo de ação e o momento em que devem ser aplicados, incluindo:
1. Insulina de ação lenta ou prolongada:
Tem duração de um dia inteiro, e por isso a quantidade no sangue mantém-se constante, para imitar a insulina basal e mínima ao longo do dia.
2. Insulina de ação intermediária:
Este tipo d.e insulina age por cerca de metade do dia, entre 12 a 24 horas. Ela também pode imitar o efeito basal da insulina, sendo aplicadas de 1 a 3 vezes por dia, dependendo da quantidade necessária para cada pessoa, e da orientação pelo médico.
3. Insulina de ação rápida:
Também conhecida por insulina de ação curta ou Regular, é uma insulina que deve ser aplicada cerca de 30 minutos antes das refeições, geralmente 3 vezes ao dia, e que ajuda a manter os níveis de glicose estáveis após a ingestão de alimentos.
4. Insulina de ação ultra-rápida:
É um tipo de insulina que tem o efeito mais rápido, e deve ser aplicada imediatamente antes de comer ou, em alguns casos, logo após comer, imitando a ação da insulina que é produzida quando comemos para evitar que os níveis de açúcar no sangue fiquem altos.
Como aplicar a Insulina
Para que qualquer tipo de tipo de insulina faça efeito é fundamental aplicá-la corretamente e, para isso é necessário:
Fazer uma pequena prega na pele, antes de aplicar a injeção, para que ela seja absorvida na região subcutânea;
Introduzir a agulha perpendicularmente à pele e aplicar a medicação;
Variar os locais das injeções, entre braço, coxa e barriga e mesmo nesses locais é importante rodar, para evitar hematomas e lipohipertrofia. 
Prevenção ao Diabetes
A prevenção é a melhor arma para lutar contra o diabetes. As dicas abaixo ajudarão você a evitar e a não sofrer dos grandes males causados por essa doença:
Cuide da alimentação;
Pratique exercícios físicos;
Cuidado com o excesso de peso;
Durma bem;
Não fume ou faça uso de álcool;
Evite o estresse;
Faça Check-ups e meça a sua pressão arterial regularmente.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais