Buscar

principios do construtivismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NOME DA ALUNA : Giani Arruda Contarini Felice
RGM 15651282
DICIPLINA: Fundamentos Metodológicos do ensino de Ciências.
UNICID - Polo de São Caetano - EAD
 
TEMA: Principais princípios do construtivismo:
O centro do processo de aprendizagem é o aluno.
O professor não é um mero transmissor de informações, mas sim um facilitador e orientador do processo de aprendizagem. O professor tem a função de colocar o estudante diante de situações ( práticas ou teóricas), para que estes encontrem soluções e , desta forma, construam o conhecimento. Nesse processo, a experiência de vida do aluno e seus conhecimentos, anteriormente adquiridos, são fundamental importância.
Os níveis de amadurecimento , desenvolvimento e conhecimento de cada aluno deve ser respeitado.
Ao docente cabe também a função de incentivar os alunos na busca de novos conhecimentos e na aprendizagem de novos conceitos.
O aprendizado vai sendo construído aos poucos. Um novo conhecimento ou conceito e aprendido a partir de conhecimentos e conceitos anteriores.
O ensino é realizado e percebido como um processo dinâmico e não estático, como ocorre nos métodos pedagógicos tradicionais.
O conhecimento não é entendido como uma versão exata da realidade, mas sim uma reconstrução daquele que está aprendendo.
Frases de Piaget:
“O principal objetivo da Educação é criar indivíduos capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram”.
“A estruturas operatórias da inteligência não são inatas”.
Escolhi trabalhar com Educação Infantil, acredito que tudo tem relação com Ciência, e trabalhos práticos como plantar, fazer experiências com massinhas, gelatinas, pinturas e misturas de cores e tons e tudo que si pode criar e inventar, serve de exemplos para as crianças.
Assim sendo, quero sempre lembrar da responsabilidade que nós professores temos que ensinar e orientar da forma e maneiras práticas de vivências na rotina de cada aluno conforme sua idade e seu currículo, e assim haver mais entendimento e aprendizado e associações de vivencias e estudos teóricos e práticos e dessa orientamos nossos alunos e faremos parte da vida deles nesse processo de ensino e aprendizado. Ensinando o aluno aprender a aprender.

Outros materiais