Buscar

PORTIFOLIO RELATO DE EXPERIENCIA thamiris

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
RELATO DE EXPERIÊNCIA –EAD e a tecnologia
A educação a distância – EAD, é uma modalidade de ensino onde se usa a tecnologia da informação e comunicação para interação dos alunos com os professores e entre si. A modalidade a distância é uma excelente opção para todos, inclusive para as pessoas que trabalham e não tem tempo para fazer um curso presencial. Desta forma a EAD possibilita o acesso a educação de ótima qualidade, com professores virtuais excelentes, fácil acesso e muito mais.
 A História da educação a distância teve inicio por volta do século XIX, no ano de 1833 na Suécia. Através das correspondências, cartas, livros, exercícios, provas e todo conteúdo necessário eram enviados pelo correio. Em 1840 surgiu um curso na Inglaterra, Taquigrafia de passagens bíblicas. Na década de 1904 surge no Brasil um curso EAD de qualificação profissional, com anúncios nos classificados do jornal do Brasil, era um curso de datilografia por correspondência. 
 O tempo passou, em aproximadamente 1922 deu-se início aos estudos através dos meios de comunicação: radio telefones e televisão. Em 1923 iniciou a primeira rádio escola e em 1939 surge a radio técnico monitor, onde o público alvo nesta época eram os adultos que por diversos motivos, não tiverem acesso à educação regular. Para se aprender os conteúdos, era necessário assistir ou ouvir as aulas, através do radio e da televisão.
Na década de 1980 surge o ensino caracterizado pelas teleconferências eáudio conferência, aulas transmitidas por áudio e vídeo, nessa época já era possível a comunicação entre o aluno e o professor em tempo real. Em 1996 a modalidade EAD é legalizada pela LDB - lei das Diretrizes e com base na Educação Nacional n°9.394, de 20 de dezembro de 1996 regulamentada pelo decreto n°5.622 de 20 de dezembro de 2005, que revogou os decretos n°2.494 de 10 de fevereiro de 1998, e n°2.561 de 27 de abril de 1998, com normatização definida na Portaria Ministerial n°4.361 de 2004, agora o publico alvo era todos que precisavam de uma educação de ótima qualidade e que tinham acesso a internet, com professores disponíveis para interagir com os alunos, durante toda a aula. 
A tecnologia do ensino a distancia está cada vez mais evoluída, no ambiente online o aluno recebe uma senha de acesso, e para estudar basta estarconectado à internet, neste ambiente fica disponível as vídeo-aulas, chat para tirar dúvidas, biblioteca online com todo conteúdo necessário 24 horas. As aulas ficam disponíveis para que o aluno possa acessar novamente se necessário.
As principais características de um aluno EAD são: disciplina e organização. O aluno não terá o professor a sua frente, então deverá estar sempre atento as atividades, provas e trabalhos a serem entregues. É sempre bom escolher um horário fixo para se dedicar aos estudos, organizar material didático e não deixar nada para a ultima hora. É importante buscar sempre um curso que tem a ver com suas expectativas e objetivos, basta manter o foco e tudo dará certo. 
 Minha experiência com o ensino a distância pela primeira vez foi em 2013,logo após a conclusão do ensino médio. A princípio ainda não tinha certeza em qual área gostaria de trabalhar, comecei por conhecer um pouco de cada curso. Na cidade onde moro não tem faculdades presenciais, a mais próxima fica a 56 km de distância, em uma cidade vizinha e como trabalhava o dia todo, ficava muito corrido ter que trabalhar e estudar. 
Atravésde uma amiga conheci a Uninter, primeiro busquei saber se era aprovada pelo MEC, valores das mensalidades, horário de aulas, e como funcionavam as aulas virtuais(na época as aulas eram uma vez por semana no Polo de apoio), gostei e escolhi então o curso de Bacharelado em Administração. Comecei meus estudos e quando estava para completar um ano cursando administração, tive um problema pessoal e acabei tendo que trancar o curso. Fiquei mais ou menos dois anos parada. 
Depois de tanto tempo percebi, que o mercado de trabalho estava cada vezmais exigente e eu precisava me especializar em alguma coisa, foi aí que decidi que iria retomar os estudos. Não foi nada fácil pois teria que me adaptar com o trabalho durante o dia e os estudos a noite, mas desta vez não voltei a fazer administração, escolhi uma área em que gosto muito, e que tem um amplo mercado de trabalho na cidade em que vivo, desta vez foi Pedagogia meu curso escolhido.
 Estou aproximadamente no quinto mês de curso e estou adorando. O curso é ótimo, o material muito bom e fácil de acessar pelo AVA, e pelos livros de apoio,temos a disposição nas vídeo-aulas professores que explicam muito bem, as monitoras do pólo de apoio estão sempre prontas para ajudar, posso acessar o conteúdo no meu horário disponível, e aonde eu estiver. Desta vez foi muito fácil conciliar trabalho e faculdade, a Uninter me proporciona estudar na comodidade da minha casa, no horário em que tenho disponibilidade. 
REFERÊNCIA
https://webinsider.com.br/2016/12/12/evolucao-da-educacao-distancia-no-brasil/
http://www.ead.com.br/ead/como-surgiu-ensino-a-distancia.html

Outros materiais

Outros materiais