Buscar

resumo da vida de Edward Lee Thorndike

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Edward Lee Thorndike
Filho de um pastor, Edward Lee Thorndike nasceu (31 de agosto de 1874) e cresceu em Williamsburg, Massachusetts, EUA e começou seus estudos de inglês e literatura francesa na Universidade de Harvard, Estados Unidos, mas mudou a seu foco do estudo para a psicologia, onde iniciou-se como discípulo de William James e posteriormente, a fim de prosseguir seus estudos, passou a estudar com James Mckeen Cattell, na Universidade de Columbia, onde concluiu seu doutorado. Depois de concluir seu doutorado em Columbia em 1898, atuou por pouco tempo como Professor Assistente de Pedagogia na Case Western Reserve University.
O estudo da aprendizagem era uma área da psicologia que o fascinava, área na qual ganhou destaque posteriormente, sendo referido muitas vezes como fundador da Psicologia educacional moderna, o principio de Thorndike também desempenhou um papel importante no desenvolvimento do behaviorismo e colaborou cm a origem do surgimento da teoria de condicionamento operante de skinner, já que a teoria foi apoiada nas primeiras experiências de Thorndike, que alegava que um ser vivo em resposta agradável tende a repetir o comportamento e faz exatamente o inverso quando recebe um consequência desagradável, logo mais tarde, Skinner desenvolveu e aprofundou suas teoria sobre este processo de aprendizagem.
A teoria mais notória dele foi a lei do efeito - que sugere que as respostas seguidas de perto da satisfação ficarão firmemente ligadas á situação, portanto, mais propensas a voltar a ocorrer quando a situação se repete e por outro lado, se a situação é seguida por desconforto, as ligações com a situação serão mais fracas e o comportamento de resposta é menos provável de ocorrer quando a situação é repetida. Em seus Experimentos, utilizava objetos conhecidos como caixas problema para estudar como os animais aprendem. As caixas eram fechadas, mas continham uma alavanca que, quando pressionadas, permitiriam que o animal escapasse. Thorndike colocava um gato dentro da caixa problema e um pedaço de carne do lado de fora da caixa, em seguida, observava os esforços e o tempo em que o animal levava para escapar e alcançar a comida.
Thorndiken foi considerado um dos principais representantes do associacionismo (concepção de que a aprendizagem se da por um processo de associação de ideias, das mais simples ate a mais complexas, ou seja, para aprender um conteúdo complexo, a pessoa precisaria primeiro aprender as ideias mais simples, que estariam associadas àquele conteúdo). Pioneiro nas teorias de aprendizagem,Thorndike realizou muitas experiências com animais a fim de estudar seus comportamentos. Experiências que permitiu compreender melhor o processo de associação de ideias.
Thorndike casou-se com Elizabeth Moulton( no ano 1900), em seguida, assumiu o emprego de Professor de Psicologia da Teachers College da Columbia University, onde se dispôs continuar ensinando ate o fim de sua carreira como professor. Foi eleito presidente da Associação Americana de Psicologia em 1912, tornando-se um dos primeiros psicólogos admitido na Academia Nacional de Ciências em 1917 e faleceu em 09 de agosto de 1949.

Continue navegando