Buscar

APOL 01 A 05 CORRIGIDA Sistemas de Informações Gerenciais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Sistemas de Informações Gerenciais
Questão 2/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Os dados são geralmente coletados em grandes volumes e em formatos inadequados para serem usados diretamente pelas pessoas. Para que se tornem úteis, é necessária a sua conversão por meio de algum tipo de formatação ou configuração que permita sua interpretação.  
De acordo com o exposto, podemos exemplificar uma situação, onde José é um gerente de vendas e recebe uma planilha de vendas na região Sul no semestre corrente. Como constam todas as vendas, José decide fazer uma análise categorizando as vendas por cidade. Esta tarefa é um tipo de transformação de dados em informação, ou seja:
Nota: 0.0
	
	A
	Categorização
A divisão de vendas por cidade é categorização, pois José quer saber como está sendo a venda de cada uma delas, ou seja, saber um componente essencial. Assim, precisa classificar as vendas de acordo com as cidades. Não é cálculo, pois este se refere explicitamente a alguma operação matemática ou estatística sobre os dados. Não é condensação; na condensação tende-se a aglutinar os dados. Não caracteriza correção; a correção faz o filtro dos dados. Também não caracteriza contextualização, os dados para José já estão contextualizados na região analisada (Aula 02, p. 08-09).
	
	B
	Cálculo
	
	C
	Condensação
	
	D
	Correção
	
	E
	Contextualização
Questão 4/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Desenvolver o planejamento em uma empresa envolve diversas etapas e estas têm sua devida importância em um planejamento integrado dentro da companhia. As informações se apresentam em diferentes tipos e formatos, dependendo do nível funcional e das situações de decisão enfrentadas pelos gestores.
Identifique na coluna da direita o nível que corresponde à coluna da esquerda.
Assinale a sequência correta.
Nota: 20.0
	
	A
	2 – 2 – 1 – 3 – 1 – 3
Você acertou!
A sequência correta é: 2 – 2 – 1 – 3 – 1 – 3.
As informações se apresentam em diferentes tipos e formatos, dependendo do nível funcional e das situações de decisão enfrentadas pelos gestores. No nível operacional, são utilizadas em situações do cotidiano, de característica previsível e de efeito imediato. No nível tático ou gerencial as informações são tratadas de maneira detalhada e analítica, provenientes de diversas fontes e produzindo efeitos mais amplos. No nível estratégico, os executivos fazem uso das informações em situações complexas e de mais alta incerteza, envolvendo a elaboração de cenários, previsões, tendências e análises especializadas (Aula 01, p. 3-4).
	
	B
	3 – 2 – 1 – 3 – 2 – 3
	
	C
	2 – 1 – 1 – 2 – 3 – 3
	
	D
	3 – 1 – 2 – 3 – 3 – 2
	
	E
	1 – 2 – 1 – 3 – 1 – 3
Questão 5/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Quando nos referimos ao Gerenciamento das Informações as seguintes afirmações são corretas:
I) As informações tem o potencial de proporcionar agilidade e auxiliar a garantia do sucesso das organizações;
II) Além de manter e cuidar do que possuem, é necessário também que as organizações cuidem do que elas sabem ou conhecem, ou seja, do capital intelectual;
III) O volume de informações crescente tratado nas organizações, assim como a sua dinâmica inerente não exigem que sua gestão seja suportada por tecnologias.
É correto o que se afirma:
Nota: 20.0
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	II, apenas.
	
	C
	III, apenas.
	
	D
	I e II, apenas.
Você acertou!
Dos anos 70 em diante, com o uso intensivo das tecnologias de armazenamento e redes de computadores, o gerenciamento das informações tornou-se altamente especializado. Gerentes de tecnologia se tornaram gestores da informação, lidando com os sistemas tecnológicos e com as políticas destinadas para garantir que as informações sejam devidamente captadas, organizadas, armazenadas, acessadas, mantidas e protegidas (Aula 01, p. 17).
	
	E
	I e III, apenas.
Questão 1/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
As organizações contemporâneas dependem de dados e informações de qualidade para poderem tomar melhores decisões. Nesse contexto, o/a profissional de secretariado pode contribuir nesse processo por meio de suas atividades. 
Assim, leia e analise as afirmativas a seguir com relação ao papel dos/as profissionais de secretariado nos processos de tomada de decisão nas empresas:
 I - Os/as profissionais de secretariado possuem facilidade de acesso a informações que estão disponíveis informalmente na organização.
II – Devido a sua posição hierárquica, não é permitido aos/às profissionais de secretariado participar dos processos de tomada de decisão.
III – Os/as profissionais de secretariado não possuem habilidades para filtrar as informações importantes, podendo participar apenas da coleta de dados.
IV – Os/as profissionais de secretariado muitas vezes atuam como elo entre a organização e seus clientes internos e externos.
 
As afirmativas corretas são:
Nota: 20.0
	
	A
	Afirmativas I e IV, apenas.
Você acertou!
Justificativa: No dia a dia dos/as profissionais de secretariado, eles/as atuam como elo entre a empresa e seus clientes, tanto internos como externos. Em função da sua posição hierárquica e estratégica, bem como da facilidade de comunicação que lhes dá acesso também a informações informais dentro das empresas, atualmente esses/as profissionais têm participado dos processos decisórios, contribuindo com todas as etapas do processo de gestão da informação. Nesse sentido, a alternativa correta é a letra ‘a’.
	
	B
	Afirmativas I e II, apenas.
	
	C
	Afirmativas I, II e III, apenas.
	
	D
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	E
	Afirmativas II, III e IV.
Questão 2/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Os/as profissionais de secretariado lidam no seu dia a dia com grandes quantidades de informação, que acaba se tornando uma das matérias-primas de suas atividades cotidianas. 
Nesse sentido, e com base no material apresentado em aula, leia e analise as alternativas a seguir, marcando V para Verdadeiro e F para Falso:
 
(   ) Os/as profissionais de secretariado, em função da natureza de suas funções, podem ser considerados/as como profissionais de informação.
(   ) Os/as profissionais de secretariado devem desenvolver habilidades de comunicação para poderem coletar informações das mais variadas fontes.
(   )  Os/as profissionais de secretariado não tem habilidades e conhecimentos específicos para trabalhar com dados e informações.
(   ) Os/as profissionais de secretariado possuem fontes internas e externas de informações, de forma que deve coletá-las nesses dois ambientes.
 
Assinale a alternativa que corresponde a ordem correta:
 
Nota: 20.0
	
	A
	V – F – F – F
	
	B
	V – V – F – V
Você acertou!
Justificativa: Conforme vimos em aula, as possibilidades dos/as profissionais de secretariado também estão relacionadas com a utilização de dados e informações, de forma que a informação se torna uma das bases da ação desses profissionais. No decorrer de sua formação acadêmica e na experiência profissional, os/as profissionais de secretariado adquirem habilidades e conhecimento para lidar com dados e informações nas empresas onde atuam. Além disso, os/as secretários/as podem ter fontes internas e externas à empresa, o que lhes demanda habilidades de comunicação, dentre outras, para a coleta de dados e informações relevantes. Nesse sentido, a resposta correta é a letra ‘b’.
	
	C
	F – F – V – V
	
	D
	F – V – F – F
	
	E
	V – F – F – V
Questão 4/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
No seu cotidiano, os/as profissionais de secretariado se deparam com situações diversas, o que lhes demanda posturas compatíveis com os cenários atuais. Nesse sentido, o crescente número de dados e informações nas empresas tem feito com que novas ferramentas e tecnologias sejam adotadas por todos os profissionais para facilitar a utilização dos dados e informações disponíveis. 
Com base nesses apontamentos e no conteúdo visto em aula, leia, analise
e complemente a frase a seguir:
 
“A quantidade de dados e informações disponíveis nas empresas atuais demanda novas ferramentas e metodologias para sua utilização. Neste sentido, uma das alternativas para facilitar a coleta, o processamento e o uso da informação e contribuir para o alcance de vantagens competitivas por parte das empresas é a ..............................................................................”.
Nota: 20.0
	
	A
	utilização da internet
	
	B
	utilização de computadores
	
	C
	adoção da gestão da informação
Você acertou!
Justificativa: Conforme visto em aula, ferramentas como computadores e internet podem facilitar o acesso a dados e informações, o que não garante que sua utilização seja efetiva. Além disso, apenas coletar dados e organizar documentos não caracterizam atividades que facilitem o processamento e o uso da informação. Assim, a alternativa correta é a letra ‘c’, que aponta a adoção da gestão da informação como uma forma de facilitar a coleta, o processamento e a utilização de informações pelas empresas, por ser uma metodologia de práticas para gerenciar dados e informações, possibilitando a aquisição de vantagens competitivas frente aos concorrentes.
	
	D
	organização de documentos
	
	E
	coleta de dados
Questão 5/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Compreender as empresas como sistemas abertos é ponto de partida para entender a complexidade dos ambientes empresariais atuais e das empresas que neles atuam. Para isso, é preciso compreender e utilizar-se de sistemas de informação para que seja possível organizar e utilizar os dados e informações ambientais. 
Nesse sentido, assinale a alternativa correta com relação ao conceito de sistemas de informação:
Nota: 20.0
	
	A
	Conjuntos de dados aleatórios que receberam contexto e significado e passaram a fazer sentido para alguém.
	
	B
	Conjunto de elementos inter-relacionados e interdependentes atuando em conjunto para a consecução de objetivos comuns.
	
	C
	Conjunto de estruturas de informática responsáveis pelo armazenamento de grandes quantidades de dados.
	
	D
	Conjunto elementos que coletam, processam, armazenam e disseminam informações para um propósito específico.
Você acertou!
Justificativa: De acordo com o material estudado, os sistemas de informação são sistemas que coletam, processam, armazenam e disseminam informações para um propósito específico. Se olharmos a definição apresentada na alternativa ‘b’, veremos que se refere ao conceito de sistemas, de modo geral. Nesse contexto, a alternativa correta é a letra ‘d’.
	
	E
	Conjuntos de organizações distintas e concorrentes entre si atuando coletivamente para obtenção de objetivos.
Questão 2/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Sandra faz análises de giro de estoque de matérias-primas no setor de PCP de uma fábrica, podendo acessar os dados necessários às suas tarefas no sistema integrado de gestão. Entretanto, os dados no ERP tem um atraso de dois dias, devido à entrada dos dados de compras ser feita de forma manual, não existindo integração com o sistema dos fornecedores. Para contornar isso, Sandra mantém em sua estação de trabalho uma planilha de fornecimento de matérias-primas que ela digita a partir das notas fiscais de entrada, o que dá a ela mais segurança quanto à situação real dos estoques. Com isto, existem dois controles: um provido pelo sistema ERP, outro pela planilha. Quando Sandra requisita ao sistema o relatório de giro de estoque, as informações são diferentes dos indicadores que ela obtém com a sua planilha. Com relação aos dados desatualizados de um sistema em relação ao outro, podemos afirmar que é seguido qual princípio?
Nota: 20.0
	
	A
	Inconsistência
Você acertou!
Pelo princípio da redundância, no armazenamento dos dados de determinada empresa a guarda destes dados pode acontecer simultaneamente em setores que lidam com informações comuns. Pela inconsistência, uma situação real sofrendo alterações ao longo do tempo necessita que os dados sejam atualizados no sistema, podendo gerar tomada de decisões defasadas ou errôneas. A necessidade de se haver integração é o de estabelecer procedimentos para o acesso em vários níveis e a atualização dos dados, de forma a manter a “imagem” do mundo real única e evitando ruídos na comunicação entre setores.
	
	B
	Redundância
	
	C
	Integração
	
	D
	Interrupção
	
	E
	Interação
Questão 4/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Os sistemas de informação estão em toda a parte. Eles estão presentes em nossa vida pessoal e profissional, desde as redes sociais, o comércio eletrônico até os sistemas corporativos. Com a popularização da internet, os sistemas de informação ganharam força e se estenderam para além das fronteiras corporativas. Atento a esse cenário, leia os seguintes textos e classifique de acordo com a aplicação de sistemas de informação:
1- ERP é um software que melhora a gestão das empresas, automatizando os processos e integrando as atividades de Vendas, Finanças, Contabilidade, Fiscal, Estoque, Compras, Recursos Humanos, Produção e logística. Criando uma base de dados operacional e gerencial confiável, que facilita diferentes departamentos trabalharem sincronizados, evitando perda de informação, eliminando retrabalhos e reduzindo custos. Os principais resultados depois da implementação do ERP são melhoria da produtividade geral da empresa, ganho de qualidade nos processos e a disponibilidade de informações gerenciais rápidas e seguras para a tomada de decisão, agregando benefícios estratégicos para toda organização. (Extraído de: http://www.cigam.com.br/erp-cigam).
2- O LinkedIn começou na sala de estar do cofundador Reid Hoffman em 2002 e teve seu lançamento oficial em 5 de maio de 2003. O LinkedIn é uma empresa de capital aberto e tem um modelo de negócios bem diversificado, onde a receita provém de assinaturas de usuários, vendas de publicidade e Soluções de Talentos. A missão do LinkedIn é conectar profissionais do mundo todo, tornando-os mais produtivos e bem-sucedidos. Ao se cadastrar no LinkedIn, o usuário tem acesso a pessoas, vagas, notícias, atualizações e insights que ajudam você a brilhar na sua profissão. (Extraído de https://www.linkedin.com/about-us?trk=hb_ft_about).
3- A visão do Estado brasileiro é que as soluções de Governo Eletrônico (e-gov) são estratégias para aproximar a sociedade dos governos, buscando superar os obstáculos de comunicação entre as duas esferas. O Serpro em sua atividade finalística busca exatamente isso, facilitar a relação entre os cidadãos e empresas com o governo federal, por meio de sistemas tecnológicos que viabilizem a otimização dos serviços prestados à população. (Extraído de: http://www.serpro.gov.br/inovacao/governo-eletronico).
(     ) Sistemas de informação no cotidiano das pessoas
(     ) Sistemas de informação na esfera pública
(     ) Sistemas de informação nas empresas
Nota: 20.0
	
	A
	3-2-1
	
	B
	2-1-3
	
	C
	3-1-2
	
	D
	2-3-1
Você acertou!
As tecnologias online possibilitaram o surgimento das redes sociais e dos ambientes de relacionamento profissional, colocando os sistemas de informação no cotidiano pessoas e consolidando definitivamente a cultura digital. Na esfera governamental, os sistemas de informação são usados como canais de informação e de serviços aos cidadãos, além de possibilitar novos meios de interação entre o governo e a sociedade. No âmbito empresarial, os sistemas de informação são usados para automatizar os processos operacionais e apoiar as atividades gerenciais.
	
	E
	1-2-3
Questão 3/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Os sistemas de informação evoluíram impulsionados pelos avanços da tecnologia digital. Seu processo evolutivo pode ser dividido em quatro gerações, marcadas por invenções tecnológicas que, de alguma forma, revolucionaram a maneira com que as empresas se apropriaram da tecnologia na condução de seus negócios, conforme estabelecido por Hirschheim
(2012). De acordo com nossos estudos, relacione as gerações com as características listadas a seguir e depois assinale a alternativa correta:
	Primeira geração 
	Segunda geração 
	Terceira geração 
	Quarta geração 
(     ) Surgimento dos PC - computadores pessoais
(     ) Advento da internet e plataformas de conectividade
(     ) Uso de linguagens como COBOL e FORTRAN
(     ) Surgimento das redes de dados corporativas
Nota: 20.0
	
	A
	2-1-4-3
	
	B
	2-4-1-3
Você acertou!
A Primeira Geração corresponde à era dos mainframes e dos primeiros sistemas de informação nas empresas; os sistemas de informação visavam à automação dos processos operacionais com foco no processamento de dados, sobretudo nas áreas financeira e de engenharia. A Segunda Geração iniciou com o surgimento dos minicomputadores e dos computadores pessoais, com o hardware se tornando menor e mais barato. A Terceira Geração foi marcada pelo surgimento das redes de dados corporativas e pelo rápido desenvolvimento das tecnologias de hardware, software e telecomunicações. A Quarta Geração surgiu com o advento da internet e das plataformas online.
	
	C
	3-1-4-2
	
	D
	2-3-1-4
	
	E
	1-4-1-3
Questão 5/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
João é um gerente de logística de entregas, analisando na tela de sua estação de trabalho um gráfico, comparando o desempenho das entregas do mês com relação a outros meses na cidade de sua atuação. O indicador analisado é o consumo de combustível por quilômetro rodado. Uma das características que ele detectou desta análise é que este índice é maior para os veículos que fazem as entregas na região central da cidade em relação aos bairros. João pensa em estabelecer um rodízio dos veículos, para alcançar um equilíbrio. Com relação a este fato, podemos afirmar que, quanto aos objetivos de um sistema de informação empresarial, a atividade de João se enquadra diretamente no objetivo:
Nota: 20.0
	
	A
	Sustentabilidade do negócio
	
	B
	Relacionamento com o cliente
	
	C
	Novos produtos e serviços
	
	D
	Excelência operacional
Você acertou!
Os sistemas de informação empresariais abrangem todo o espectro de atividades de uma organização, desde os processos operacionais básicos até as funções gerenciais e estratégicas. De fato, nas modernas organizações, os sistemas de informação são usados em todos os níveis funcionais, integrando informações de diversas áreas e funcionando como um verdadeiro fio condutor dos negócios. No cenário descrito, João deseja atingir a excelência operacional, pois quer melhorar a eficiência e equilibrar a distribuição da frota de veículos nas entregas.
	
	E
	Melhorar a qualidade das decisões gerenciais
Questão 3/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Os sistemas de informação evoluíram impulsionados pelos avanços da tecnologia digital. Seu processo evolutivo pode ser dividido em quatro gerações, marcadas por invenções tecnológicas que, de alguma forma, revolucionaram a maneira com que as empresas se apropriaram da tecnologia na condução de seus negócios, conforme estabelecido por Hirschheim (2012). De acordo com nossos estudos, relacione as gerações com as características listadas a seguir e depois assinale a alternativa correta:
	Primeira geração 
	Segunda geração 
	Terceira geração 
	Quarta geração 
(     ) Surgimento dos PC - computadores pessoais
(     ) Advento da internet e plataformas de conectividade
(     ) Uso de linguagens como COBOL e FORTRAN
(     ) Surgimento das redes de dados corporativas
Nota: 20.0
	
	A
	2-1-4-3
	
	B
	2-4-1-3
Você acertou!
A Primeira Geração corresponde à era dos mainframes e dos primeiros sistemas de informação nas empresas; os sistemas de informação visavam à automação dos processos operacionais com foco no processamento de dados, sobretudo nas áreas financeira e de engenharia. A Segunda Geração iniciou com o surgimento dos minicomputadores e dos computadores pessoais, com o hardware se tornando menor e mais barato. A Terceira Geração foi marcada pelo surgimento das redes de dados corporativas e pelo rápido desenvolvimento das tecnologias de hardware, software e telecomunicações. A Quarta Geração surgiu com o advento da internet e das plataformas online.
	
	C
	3-1-4-2
	
	D
	2-3-1-4
	
	E
	1-4-1-3
Questão 5/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
João é um gerente de logística de entregas, analisando na tela de sua estação de trabalho um gráfico, comparando o desempenho das entregas do mês com relação a outros meses na cidade de sua atuação. O indicador analisado é o consumo de combustível por quilômetro rodado. Uma das características que ele detectou desta análise é que este índice é maior para os veículos que fazem as entregas na região central da cidade em relação aos bairros. João pensa em estabelecer um rodízio dos veículos, para alcançar um equilíbrio. Com relação a este fato, podemos afirmar que, quanto aos objetivos de um sistema de informação empresarial, a atividade de João se enquadra diretamente no objetivo:
Nota: 20.0
	
	A
	Sustentabilidade do negócio
	
	B
	Relacionamento com o cliente
	
	C
	Novos produtos e serviços
	
	D
	Excelência operacional
Você acertou!
Os sistemas de informação empresariais abrangem todo o espectro de atividades de uma organização, desde os processos operacionais básicos até as funções gerenciais e estratégicas. De fato, nas modernas organizações, os sistemas de informação são usados em todos os níveis funcionais, integrando informações de diversas áreas e funcionando como um verdadeiro fio condutor dos negócios. No cenário descrito, João deseja atingir a excelência operacional, pois quer melhorar a eficiência e equilibrar a distribuição da frota de veículos nas entregas.
	
	E
	Melhorar a qualidade das decisões gerenciais
Questão 2/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
A comunicação é um dos processos que merece grande destaque dentro das empresas contemporâneas. Ela é uma ferramenta poderosa no desenvolvimento de uma série de atividades administrativas e organizacionais e ainda auxilia no compartilhamento de dados e informações. 
Nesse sentido, leia as afirmativas a seguir, analise-as e assinale a alternativa correta com relação à comunicação organizacional mediada por ferramentas de tecnologia da informação.
 
I – O ambiente organizacional contemporâneo está fortemente marcado pela presença de ferramentas de TIC e sistemas de informação.
II – A utilização de ferramentas de TIC e sistemas de informação torna os processos comunicacionais mais efetivos.
III – A comunicação realizada pelos/as profissionais de secretariado deve ser pautada em informações de qualidade.
IV – Os/as profissionais de secretariado têm a maioria das suas atividades permeadas por ferramentas de TIC e sistemas de informação.
 
São corretas as afirmativas:
Nota: 0.0
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
	
	B
	Afirmativas I, III e IV, apenas.
Gabarito: Resposta correta > ‘b’.
 
Justificativa: Com exceção da Afirmativa II (A utilização de ferramentas de TIC e sistemas de informação torna os processos comunicacionais mais efetivos), todas as demais estão corretas. O fato de utilizar ferramentas de TIC e sistemas de informações não garante efetividade ao processo comunicacional, apenas oferece a possibilidade de facilitação deste processo, uma vez que podem auxiliar no compartilhamento de dados e informações. Sendo assim, entende-se que as TIC estão presentes no cotidiano das empresas e de seus profissionais, incluindo os/as secretários/as executivos/as. Também devemos sempre considerar que para que a comunicação seja efetiva ela deve ser realizada com base em informações de qualidade. Nesse contexto, a resposta correta é a letra ‘b’.
	
	C
	Afirmativas I e II, apenas.
	
	D
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	E
	Afirmativas II, III e IV, apenas.
Questão 3/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
A adoção de ferramentas de TIC e sistemas
de informação, bem como a implementação de práticas voltadas para o compartilhamento de dados e informações dentro das organizações acabam trazendo mudanças que afetam vários aspectos da empresa. Com base no conteúdo apresentado em aula, leia as afirmativas a seguir, analise-as e assinale a alternativa com a sequência correta quanto às mudanças no ambiente empresarial com relação à adoção de novas práticas de informação:
 
I – A adoção de novas práticas voltadas para a utilização da informação não incorre em custos para a empresa, pois a maioria dos processos é simples e depende apenas da ação humana.
II – A adoção de novas práticas voltadas para a utilização da informação acarreta mudanças nas pessoas, na estrutura física e tecnológica e na cultura organizacional.
III – Novas práticas voltadas para a utilização da informação demandam novas posturas por parte da equipe profissional envolvida.
IV – A dinâmica da informação dentro das empresas contemporâneas demanda profissionais capacitados a trabalharem com a gestão de dados e informações sob a ótica do compartilhamento.
 
São corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	Afirmativas I e II, apenas.
	
	B
	Afirmativas I e III, apenas.
	
	C
	Afirmativas I, II e IV, apenas.
	
	D
	Afirmativas I, II e III, apenas.
	
	E
	Afirmativas II, III e IV, apenas.
Você acertou!
Gabarito: Resposta correta > ‘e’.
 Justificativa: A adoção de novas práticas voltadas para a utilização da informação traz mudanças em vários aspectos, dentre eles: pessoas, estruturas física e tecnológica e cultura organizacional. Para trabalhar com dados e informações, processos e posturas precisam ser alterados, passando a adotar posicionamentos baseados no compartilhamento e utilizando-se de profissionais qualificados. No entanto, a adoção dessas práticas demanda investimentos financeiros que, dependendo do tamanho da organização e das demandas informacionais que essa possua, podem ser altos. Nesse sentido, a resposta correta é a letra ‘e’.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais