Buscar

FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA

Prévia do material em texto

FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA
	Simulado: SDE0534_SM_201512469408 V.1 
	
	 1a Questão (Ref.: 201513299382)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quanto à avaliação dos músculos respiratórios, é correto afirmar
		
	
	O aumento da atividade dos músculos da respiração é um sinal clínico que está associado ao aumento da carga respiratória e é um indicador específico da fadiga muscular
	
	A fraqueza da musculatura respiratória causa diminuição dos volumes pulmonares, o que é motivado pelo aumento da resistência das vias aéreas
	
	O desempenho dos músculos da respiração é avaliado por meio da sua capacidade de resistir à fadiga
	
	A pressão transdiafragmática é considerada o padrão ouro para avaliação da força muscular do diafragma e é muito utilizada na prática clínica
	 
	As pressões geradas no sistema respiratório dependem das forças geradas durante a contração muscular e das propriedades elásticas do pulmão
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201513096087)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ao se contrair, o conteúdo abdominal é forçado para baixo e para frente e a dimensão vertical da cavidade torácica é aumentada. Além disso, as margens das costelas são levantadas e movidas para fora, causando um aumento no diâmetro transverso do tórax. Qual músculo responsável por todas estas alterações da caixa torácica?
		
	
	músculo intercostal externo;
	
	músculo intercostal interno;
	
	músculo escaleno médio;
	 
	músculo diafragma;
	
	músculo esternocleidomastóideo;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201513494224)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	I- Hipoventilação e/ou hiperventilação são características de disfunção do drive respiratório. II- Dentre as vantagens da surfactante podemos citar a diminuição da tensão superficial, o aumento da complacência e a redução do trabalho respiratório. III- A pressão coloidosmótica interfere na estabilidade alveolar. Analisando as afirmações podemos concluir que:
		
	
	Apenas I e III estão erradas.
	
	Apenas I e II estão erradas
	 
	Todas as afirmações estão corretas
	
	Todas as afirmações estão erradas
	 
	Apenas II e III estão erradas
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201513123862)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Paciente com 75 anos, deu entrada no PS com desconforto respiratório importante, uso de musculatura acessória, taquipneia (f = 42 rpm), cianose labial, com história de tabagismo de longa data, febre, queda do estado geral e tosse produtiva há dois dias, não tendo procurado o serviço médico anteriormente. Na entrada, foram pedidos exames como gasometria, espirometria e RX de tórax, o qual mostrava hiperinsuflação torácica. Espirometria: Predito Atual % Predito % CVF (L) 2,08 2,07 99,57 VEF1 (L) 1,88 1,02 58,2 VEF1/CVF (%) 92,85 60,5 65,61
		
	
	O provável diagnóstico desse paciente é uma doença restritiva associada a um quadro de infecção pulmonar.
	
	O provável diagnóstico desse paciente é doença pulmonar obstrutiva crônica associada a um quadro de asma brônquica.
	 
	Esse paciente apresenta um quadro de doença obstrutiva associado à exacerbação por infecção.
	
	Com o exame citado acima, da espirometria, não é possível diagnosticar esta patologia.
	
	A imagem radiológica gerada pela hiperinsuflação pulmonar é chamada de hipotransparência.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201513492838)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	I - Em ortopnéia o volume pulmonar é menor e a excursão do diafragma é maior. II- As fibras do tipo II do diafragma são fibras glicolíticas, altamente fadigáveis e em maior número. III - A afirmação de que obtêm-se maior força muscular inspiratória a partir do volume residual fundamenta-se no estudo da relação força x velocidade. Analisando as afirmações acima podemos concluir que:
		
	
	Apenas II e III estão corretas
	
	Apenas I e III estão corretas
	
	Apenas I e II estão corretas
	 
	Todas estão erradas
	 
	Todas estão corretas
		
	
	   FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA
	Simulado: SDE0534_SM_201512469408 V.1 
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201513461627)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Cirurgias como toracotomias, laparotomias e cirurgias cardíacas, eventualmente provocam atelectasias e derrames pleurais nos pulmões. Fisioterapeutas têm utilizado técnicas para melhorar a ventilação pulmonar destes doentes. Sobre isto é correto afirmar que:
		
	
	breath-stacking consiste em inspirações sucessivas através de uma válvula unidirecional, com bloqueio do ramo expiratório.
	
	drenagem autogênica foi desenvolvida na Bélgica, não visa à expectoração de secreção e o paciente é treinado a respirar em 2 fases com 4 diferentes volumes pulmonares.
	
	a pressão alveolar torna-se negativa durante o CPAP e isto gera aumento de volume corrente
	 
	espirometria de incentivo aumenta a ventilação pulmonar pelo aumento das pressões alveolares.
	
	o valor recomendado de aumento de volume corrente através da técnica de hiperinsuflação pulmonar é de 50% do basal.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201513296135)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Qual patologia respiratória se caracteriza pela hiper responsividade brônquica?
		
	
	Bronquite
	 
	Bronquiectasia
	
	Pneumonia bacteriana
	
	DPOC
	 
	Asma
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201512660965)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A dispnéia tem como origem
		
	 
	má perfusão, má ventilação e má difusão.
	
	hiperventilação, hipóxia e taquipnéia.
	
	taquipnéia, cianose e hipocapnéia.
	
	hiper-hidratação, má oclusão e hipóxia
	
	hipóxia, hiper-hidrose e cianose.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201513415676)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O diagnóstico da asma deve ser baseado em condições clínicas e funcionais, portanto, I) o diagnóstico clínico é confirmado na presença de um ou mais dos seguintes sintomas : dispnéia, tosse crônica, sibilância, aperto no peito; II) o diagnóstico funcional de asma é confirmado pela presença de obstrução ao fluxo aéreo que desaparece ou melhora significativamente após broncodilatador (aumento do VEF1 de 7% em relação ao valor previsto e 200 ml em valor absoluto, após inalação de beta-2 agonista de curta duração); III) a variabilidade das medidas seriadas do pico do fluxo expiratório (PFE) não têm demonstrado boa sensibilidade e especificidade no diagnóstico funcional adicional diante de uma espirometria normal;  IV) também deve ser considerada como diagnóstico clínico a presença de obstrução das vias aéreas caracterizada por redução do VEF1 (inferior a 80% do previsto) e da relação VEF1/CVF (inferior a 75%); V) o teste de broncoprovocação com agentes broncoconstritores (metacolina, histamina, carbacol) têm sido utilizado para demonstrar a presença de hiperresponsividade brônquica. 
Considerando as afirmativas acima, assinale a alternativa correta:
		
	
	Estão corretas as afirmativas I, II, III e V
	
	Estão corretas as afirmativas I, II e IV
	
	Estão corretas as afirmativas I e II, apenas
	
	Estão incorretas as afirmativas I, III e IV
	 
	Estão incorretas as afirmativas III e IV, apenas
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201513222786)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sabendo que a tuberculose é uma doença infecto contagiosa, que afeta vários sistemas do corpo humano, dentre eles o sistema respiratório, assinale a alternativa correta:
		
	
	A primoinfecção tuberculosa já provoca alterações visíveis na radiografia de tórax
	
	Nenhum das alternativas são verdadeiras
	
	A febre, o mal-estar e a sudorese não são consideradas manifestações sistêmicas da tuberculose
	 
	Os alcoolátras e os trabalhadores da saúde, possuem risco aumentado para a contaminação com o bacilo de Koch.
	
	Assim como a tuberculose pulmonar, a tuberculose extra pulmonar, oferece o mesmo risco de contaminaçãoas pessoas que entram em contato com pessoas infectadas.
		
	
	   FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA
	Simulado: SDE0534_SM_201512469408 V.1 
	
	 1a Questão (Ref.: 201512624568)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Josué, sexo masculino, 66 anos, raça branca, altura 1,64, peso 53 Kg, deu entrada na emergência de um hospital municipal, relatando intensa ¿falta de ar¿. Ao exame clínico apresentou-se taquicárdico(115 bpm), hipertenso(150 x 95 mmHg), taquipnêico(28 irpm), com febre ( T° 38,8°C) e aumento do trabalho respiratório. À ausculta pulmonar apresentou murmúrio vesicular audível com roncos, estertores crepitantes em bases e sibilos expiratórios difusos. A imagem radiológica traduziu hipotransparência (condensação) em bases, com broncograma aéreo. No entanto, a doença de base se caracterizou por episódios de obstrução ao fluxo aéreo e hiper- responsividade traqueo-brônquica a estímulos diversos, resultando em estreitamento difuso das vias respiratórias. Diante do quadro apresentado, pode-se suspeitar de:
		
	
	enfisema e atelectasia
	
	pneumonia e atelectasia
	
	pneumotórax e asma
	 
	pneumonia e asma
	
	enfisema e derrame pleural
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201513299552)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Dadas as afirmativas sobre as terapias utilizadas no tratamento fisioterapêutico do paciente com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), I. Huffing. II. Aceleração do fluxo expiratório (AFE). III. Flutter. IV. Shaker. verifica-se que:
		
	
	I e III estão corretas.
	
	III e IV estão corretas.
	
	I, III e IV estão corretas.
	 
	Todas estão corretas.
	
	II e IV estão corretas
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201512627652)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com base no que foi abordado em sala de aula, marque V (verdadeira) ou F (falsa) e, em seguida, assinale a alternativa correspondente.
 
(   ) O pneumotórax é o acumulo de ar no espaço pleural sendo entidade comum no trauma torácico. O murmúrio vesicular pode estar diminuído ou abolido e o tórax pode estar hipertimpanico, assim como pode haver enfisema subcutâneo. Se houver suspeita de pneumotórax, uma radiografia torácica deve ser realizada em posição horizontal e no final da expiração para melhor observação da extensão da lesão.
(   ) A atelectasia pode ser localizada numa porção subsegmentar do pulmão, quando apresenta um aspecto radiográfico clássico denominado atelectasia plana. A mesma esta associada a distúrbios ventilatórios (hipoventilação), retenção de secreção produzindo obstrução das pequenas vias aéreas e diminuição da produção de surfactante.
(   ) O surfactante pulmonar e produzido pelos pneumocitos tipo I ou granulosos.
(  ) Existem varias formas de canais intercomunicantes através dos pulmões. São eles: canais de lambert, poros de Kohn, bronquíolos respiratórios intersegmentar.
		
	
	V, V, V, V.
	
	F, V, V, V.
	 
	F, V, F, V.
	
	F, F, F, V.
	
	F, V, V, F.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201512624591)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um paciente foi atendido no ambulatório com relato de produção excessiva de muco na árvore brônquica, tosse crônica e expectoração por um período mínimo de 3 meses em dois anos consecutivos. Estes sintomas são patognomônicos de uma determinada doença e são acompanhados de outros fatores determinados a seguir: I. Bronquite crônica; dispnéia precoce e progressiva. II. Enfisema pulmonar; dispnéia precoce, grave e progressiva III. Enfisema pulmonar; capacidade física reduzida e emagrecimento acentuado IV. Bronquite crônica; hipoxemia e cianose V. Bronquite crônica; emagrecimento acentuado e tórax em tonel Estão corretas, apenas:
		
	
	I e V
	
	III e IV
	 
	I e IV
	
	I e II
	
	II e V
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201513353107)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Em relação a prova de função pulmonar podemos afirmar que pacientes com DPOC apresentam:
		
	
	Volume residual e volume de reserva expiratório diminuído
	 
	Capacidade Residual Funcional aumentada
	
	Volume Expiratório Forçado no 1º segundo aumentado
	
	Índice de Tiffeneau aumentado
	 
	Distúrbio ventilatório restritivo

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes