Buscar

trabalho etico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Instituição: SENAI-CETIND
Turma: 57064 Data: 24/11/2017
Docente: Filipe Novaes
Integrantes: Fabricio Neri de Santana Santos
Adenilton Ferreira de Cassia
Anderson de Santana Santos
ÉTICA NA INDÚSTRIA
A ética tem como fundamento um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano elevando a forma da conduta que deve manter o padrão que se julgue o certo e do errado no ambiente em que se encontra. Na esfera do trabalho seja ele qual for faz-se necessário que se proporcione um, âmbito solido para assim estabelecer um local mais agradável aos trabalhadores como também o empregador.
O trabalhador exercendo seu oficio, principalmente dentro do ambiente corporativo, é fundamental que esteja a par do código de ética e conduta estabelecendo tanto pelo seu empregador, quanto pela sua categoria profissional, pois e por este código que as industriais ressaltam o comportamento a ser tomando pelos seus funcionários, ou seja, um padrão aceitável do comportamento no recinto onde o trabalhador se enquadra.
A ética mostra o comportamento do ser humano que faz tomando por base os seus valores. Mais do que isso, tenta fazer que o comportamento humano seja dirigido para o bem. Quando se fala da ética empresarial se devem levar em conta os valores da organização. Não há, no entanto, como retirar os valores dos indivíduos em sua vida social e intelectual de sua atuação como empresário. 
Hoje em dia, a ética empresarial é colocada como uma meta essencial a ser alcançada no mundo corporativo. A cultura ética e sua gestão nas empresas são temas tratados com importância igual ou superior aos próprios resultados, à inovação, a excelência e ao sucesso financeiro. .
Ao longo da última década, tanto alta administração quanto os demais colaboradores nas grandes corporações passaram a identificar os valores e a missão das empresas como requisitos obrigatórios para demonstrar a seriedade de propósitos e a transparência na administração para o mundo corporativo.
Somente depois da onda de ilegalidades no ambiente corporativo, chegou-se à conclusão de que era necessária uma mudança profunda na cultura das empresas. Cultura essa que deveria ser voltada para gestão dos comportamentos éticos para que se pudesse afastar a desconfiança.
Hoje em dia, os valores e a missão nas empresas, compondo os princípios éticos pelos quais as companhias devem se impor, se tornando essenciais para direcionar as metas e a postura de seus colaboradores, deixando clara a vocação das empresas de respeitar e beneficiar não somente seus acionistas, mas a todos os públicos de interesse.
Fica claro que com a educação dos colaboradores em todos os níveis se obtém uma mudança de cultura. Porém, também é provável que os riscos de desvios e a prática de fraudes e outros tipos de conduta irregular não são somente originados do comportamento inadequado dos colaboradores diretos de uma companhia. Cada vez mais, as empresas estão dependentes de relacionamentos com terceiros para impulsionar seu crescimento. Eles podem causar danos irreparáveis à imagem e reputação das empresas, caso não tenham postura ética e não assumam o compromisso de se submeter às politicas e regras editadas pelas organizações com que se relacionam.
Atualmente, a transparência e a ética na prática dos atos de comércio e indústria e na prestação de serviços são exigências de comportamento esperadas e plenamente reconhecidas pela comunidade global. Pode-se afirmar ainda que a construção da reputação e da imagem das empresas globais depende fundamentalmente da atuação das organizações com base em valores éticos e nos parâmetros de honestidade, decência e respeito a todos os públicos interessados.

Outros materiais