Buscar

direito de trabalho, primeiro semestre

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Uniprojeção
Curso: Direito
Disciplina: Leitura e Produção de Texto
Professora: Tatiana Soares Vidal
Aluno: Fábio de Freitas Guimarães Filho
Turma: B
Andrade, Mario. Primeiro de Maio. 1947
Mario Raul Morais de Andrade foi um poeta, escritor, crítico literário, musicólogo, folclorista, ensaísta brasileiro. Nasceu dia 9 de outubro de 1893 e veio a falecer no dia 25 de fevereiro de 1945 em sua cidade natal São Paulo. Ele foi um dos pioneiros da poesia moderna brasileira com a publicação de seu livro Pauliceia Desvairada em 1922. Alguma de suas obras: Primeiro Andar, Contos Novos.
O conto se passa em São Paulo, sobre um carregador de malas 35, que trabalhava em uma ferroviária (Estação da Luz). O conto fala sobre o Feriado do Dia do Trabalhador, que seria comemorado por aqueles que trabalhavam na estação da luz. Na manha desse dia, 35 de barbeia e se produz, com a intenção de ficar com uma aparência melhor para este feriado. Saindo de casa percebe que a cidade se encontra tomada por policiais, que no dia do trabalhador, á muitos trabalhadores trabalhando. Ao passar na estação em que trabalha, observa seus amigos trabalhando e começa a zombar deles, que preferem trabalhar ao invés de comemorar o seu dia. 35 se encaminham para uma praça, e deita em um banco, começando a refletir e reparar um tudo que esta acontecendo neste dia. Percebe que seus amigos de trabalho estão exercendo sua função assim como os policiais pela cidade. 35 caminha solitário pela cidade, sem poder conversar ou expressar sua opinião sobre um dia que deveria ser de comemoração, então ele resolver acabar com as esperanças de comemorar este dia, voltando então para a estação e ajudando seu amigo a carregar malas.
Assim como no conto e assim a historia do 35, nos dias de hoje muitas vezes agimos como ele, deixando de executar certos atos que vão de acordo com a nossa opinião, para seguir as mesmas coisas que os demais fazem. No final das contas, abrimos mão de quem somos ou pensamos para seguirmos por um caminho onde todos seguem, se tornando igual, com pensamentos e atitudes iguais, tornando se uma pessoa comum``.

Outros materiais