Buscar

AULAS 1 a 10

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AULA 1
1. Jonis foi com seus amigos do trabalho jogar uma partida de futebol e ao retornar para casa sofreu um acidente e permanece em gozo de beneficio auxilio doença há mais de 3 anos. Levando-se em consideração que Jonis é segurado obrigatório, quando pode ser requerida a aposentadoria por invalidez?	
 	quando o segurado for considerado incapaz total e definitivamente para o trabalho e não tiver condições de ser reabilitado para o exercício de atividade que lhe garanta o seu sustento, respeitada a carência mínima exigida, quando for o caso;
2. Os empregados são segurados obrigatórios do RGPS.O empregado que for aposentado por invalidez terá o seu contrato de trabalho:	
 	suspenso;
3. Para fazer jus a qualquer beneficio, o nosso ordenamento impõe determinadas condições ou requisitos. No tocante a aposentadora por tempo de contribuição integral em regra, o nosso ordenamento jurídico impõe como condição:	
 	ao segurado inscrito no RGPS que completar 35 anos de contribuição, se homem e 30 anos de contribuição, se mulher;
4. Poderá o Auxílio Doença ser convertido em Aposentadoria por Invalidez, se constatada através do INSS:	
 	A total inviabilidade e impossibilidade de exercício de atividade laborativa e adaptação à outra atividade;
5. Na hipótese de aposentadoria especial, qual a consequência se houver o retorno ao trabalho exercendo a mesma atividade que desempenhava antes de se aposentar?	
 	sua aposentadoria será cancelada automaticamente;
6. De acordo com nossas aulas, verificamos que em determinadas hipóteses há possibilidade de o segurado se aposentar desde que cumpridas as formalidades legais. Sendo assim, quais as espécies de aposentadorias que temos segundo a nossa legislação:	
 	invalidez, tempo de contribuição, idade e especial
	
AULA 2
1. De acordo com nossos estudos, existe a possibilidade de ocorrer certos eventos aos empregados que recebem o nome de acidente de trabalho. Conforme expresso em nossa legislação, quais são as espécies de acidente de trabalho?	
 	típico ocorrido na empresa e o de trajeto
	
2. Levando-se em consideração que o auxílio-acidente é o benefício que indeniza a redução da capacidade laboral para atividade que era exercida antes do fato que gerou as lesões e posteriores seqüelas, cujo os segurados são o empregado, o trabalhador avulso e segurado especial. Qual a carência do auxilio? acidente	
 	Não há carência para ao auxílio-acidente;
	
3. Em relação ao auxilio-reclusão sabemos que somente é devido em determinadas condições. Nesse sentido assinale a alternativa correta:	
 	é devido apenas durante o período em que o segurado estiver recolhido à prisão sob regime fechado ou semi-aberto; no caso de fuga do preso ocorre a perda do direito ao recebimento do benefício pelos seus dependentes;
4. Questão Em determinadas hipóteses faz-se necessária a submissão de tratamento prescrito pelo medico do INSS.O que pode ocorrer em relação ao beneficio se o segurado deixar de submeter ao tratamento indicado?	
 	poderá ser penalizado com suspensão do beneficio, salvo excepcionalmente se for o caso de intervenção cirúrgica e transfusão de sangue;
	
5. Quando tiver ciência da incapacidade do segurado, sem que este tenha requerido auxílio-doença, a Previdência Social:	
 	Deve processar de ofício o benefício.
	
6. O segurado em gozo de beneficio periodicamente tem que se submeter a pericia medica. Se o médico não puder precisar a data do termino do incapacidade, qual procedimento a ser tomado?	
 	deverá marcar outra perícia para data adequada e não dar alta mesmo sendo a data inconclusiva;
	
AULA 3
1. A concentração que aproximou uma grande massa de trabalhadores e consequentemente, a sua conscientização e organização, deu-se através da:	
 	Revolução Industrial;
2. O direito do trabalho demonstra de forma inequívoca que o empregado é hipossuficiente em relação ao empregador. Podemos então destacar como principio basilar do direito do trabalho:	
 	proteção;
 	
3. De acordo com as nossas aulas verificamos que há uma divisão no direito do trabalho dependendo do tipo de conflito ou dissidio a ser apreciado pelo judiciário. Diante da exposição podemos afirmar que a divisão mencionada entre os dissídios são:	
 	Individuais e coletivos
4. Após a contratação do empregado, sabemos que o empregador deve cumprir certas formalidades. Nesse sentido, qual prazo tem o empregador para anotar a CTPS do empregado?	
 	48 horas;
	
5. Questão Segundo o artigo 3º da CLT para que seja configurado o trabalho na forma subordinado é necessário a presença de alguns requisitos. Quais são requisitos necessários para configuração e o reconhecimento do empregado subordinado?	
 	subordinação, não eventualidade, onerosidade, pessoa física e pessoalidade;
6. A Nossa legislação prevê o trabalho na forma subordinada. Para tanto exclui os demais trabalhadores e em artigo próprio traduz quais os requisitos para o reconhecimento do empregado subordinado. Sendo assim, somente se inclui entre os trabalhadores que são considerados empregados pela CLT:	
 	subordinado;
	
AULA 4
1. Após o nosso estudo constatamos que os trabalhadores possuem certas características que os diferencia. Nesse sentido, podemos apontar como características marcantes do empregado rural:	
 	vinculação a um empregador rural e prestação dos serviços em zona geográfica diversa de áreas de urbanização ou cujas atividades sejam preponderantemente agropastoris;
2. Alexsander prestou concurso publico para ocupar um cargo publico e será regido pelas regras da CLT. Nesse caso Alexsander é considerado:	
 	empregado publico;
3. O empregador tem todo o direito de fiscalizar e controlar as atividades profissionais de seus empregados. Nesse sentido, deve o empregado cumprir as determinações de seu empregador atendendo e acatando as ordens desenvolvendo suas atividades de acordo com o que foi estabelecido. Se o empregado descumprir as ordens poderá ser punido.Quais são os tipos de punição que está sujeito o empregado?	
 	advertência, suspensão e demissão
	
4. A Mãe Social é atividade exercida por mulheres em casas de acolhimento para crianças/adolescentes carentes, onde terá a incumbência de residir e cuidar de determinado número de crianças e adolescentes. Em relação ao direitos assegurados a mãe social podemos afirmar que:	
 	foi estendido a ela todos os direitos trabalhistas inclusive aposentadoria;
5. Para formação da nossa relação jurídica, temos os sujeitos que a compõem, ou seja, empregado e empregador. Segundo a nossa legislação, em relação às espécies de empregador podemos afirmar que são:	
 	pessoas físicas, pessoas jurídicas e equiparados;
6. O contrato de trabalho é celebrado entre empregado e empregador . Como vimos o empregador pode alterar unilateralmente o contrato de trabalho. Diante dessa afirmação assinale a alternativa correta:	
 	poderá alterar com anuência do empregado desde que não traga prejuízo;
	
AULA 5
1. Em se tratando de contratação pelo meio da intermediação de mão de obra quando realizado contrato de terceirização existem requisitos que devem ser observados. Se por ventura houver a prestação de serviços para um ente publico, qual a consequência jurídica pela inobservância dos requisitos pessoalidade e subordinação?	
 	Não Forma o vinculo, mas há pagamento pelo serviço prestado e depósitos do FGTS
 	
2. O contrato de trabalho é ajuste entre empregado e empregador. Em relação ao contrato por tempo determinado, podemos afirmar que	
 	quando as partes ajustam antecipadamente o termino do contrato de trabalho.
	
3. A regra dos contratos é que sejam por tempo indeterminado privilegiando o principio da continuidade da relação de emprego. Como exceção tem o contrato por tempo determinado. Em relação ao contrato individual de trabalho, assinale afirmativa correta:	
	pode ser acordado tácita ou expressamente verbalmente
ou por escrito e por prazo determinado ou indeterminado;
	
4. É o fenômeno pelo qual se dissocia a relação econômica de trabalho da relação justrabalhista que lhe seria correspondente:	
 	Terceirização;
5. Caracteriza a celebração do contrato tácito de trabalho:	
 	Quando há manifestação inequívoca da vontade;
6. Segundo o nosso ordenamento jurídico, há previsão no sentido de tempo máximo de duração dos contrato por tempo determinado ou a termo. Na hipótese do contrato de experiência, qual o prazo máximo de duração?	
 	90 dias
	
AULA 6
1. Dentro da composição da remuneração, também pode ser incluído os adicionais. Nesse contexto quais as espécies de adicionais contempladas no nosso ordenamento jurídico?	
periculosidade, insalubridade, transferência, noturno e horas extras;
	
2. O nosso sistema visando garantir e proteger o salário do trabalhador, criou alguns mecanismos ou princípios. Diante dessa afirmação, assinale alternativa correta em relação a esses mecanismos ou princípios:	
Irredutibilidade e intangibilidade de salário;
	
3. O salário pode ser fornecido em dinheiro , assim como em utilidades. Como se denomina o pagamento da parte do salário em utilidades?	
salário in natura;
 
4. Segundo nosso ordenamento jurídico, há previsão legal sobre o momento e o prazo do pagamento do salário. Como é denominado esse momento e prazo estabelecidos em lei?	
Quest.: 4
periodicidade salarial;
	
5. Dentro do nosso ordenamento jurídico, temos o que se denomina de salário profissional. Em relação ao salário profissional podemos defini-lo como:
à importância salarial fixa mínima que é devida aos trabalhadores de uma categoria profissional;
	
6. Objetivamente deve o trabalhador receber seu salário ou a contraprestação pelos serviços realizados em sua integralidade sem qualquer desconto. Qual principio traduz a ideia do texto:	
Intangibilidade do salário;
AULA 7
1. Djair ficou afastado de suas atividades laborativas na empresa por 13 dias em decorrência de uma virose. Em relação ao contrato de trabalho, será hipótese de:	
interrupção do contrato
2. Em relação as férias, para adquirir o direito a descansar sem qualquer tipo de desconto é necessário trabalhar pelo menos 12 meses e após completar esse período de trabalho o empregador terá mais 12 meses para dar o período de descanso de pelo menos 30 dias para o empregado. Diante da exposição, quais os nomes recebem os períodos mencionados no texto referentes as férias do trabalhador respectivamente:	
aquisitivo e concessivo;
	
3. Após as nossas aulas verificamos que o empregador tem um prazo para conceder as férias do empregado. Se o empregador não conceder as férias dentro do prazo?	
obriga o empregador ao pagamento das férias em dobro;
	
4. O deslocamento até o trabalho ou do trabalho para casa também pode ser compreendido na jornada de trabalho. Como se denomina este intervalo?	
in itinere;
	
5. A nossa constituição assim como a CLT determinam os intervalos entre as jornadas de trabalho para que o empregado possa repor as suas energias. Em relação à jornada do empregado que trabalham 4 horas diárias, qual é a determinação legal em relação ao intervalo intrajornada:	
não há intervalo;
	
6. O empregador deve observar a jornada diária e semanal de acordo com a nossa legislação. No tocante a jornada diária e semanal, qual foi a referida jornada estabelecida pelo nosso legislador na CRFB/88?	
08 horas diárias e 44 horas semanais
AULA 8
Caso concreto
Rodrigo trabalhou na empresa XVC Comércio e Assistência Ltda. admitido em 02/09/07, sendo dispensado sem justa causa em 01/09/11. No momento da dispensa o empregador mandou que Rodrigo cumprisse o aviso prévio em casa. Pergunta-se:
1. Quais são as formas de aviso prévio existentes?
Indenizado e trabalhado.
2. Qual data deverá constar em sua CTPS para fins de termino do contrato de trabalho?
A CTPS deverá ser anotada com a data de 01/10/2011, face a projeção do aviso prévio 30 dias OJ 83 DSI I TST.
3. Quais as verbas Rodrigo terá direito?
Terá direito além do aviso prévio, as férias vencidas e proporcionais ambas acrescidas de 1/3, 13º salário, FGTS+40%, seguro desemprego.
1. Não é modalidade de cessação do contrato de trabalho:	
Sucessão da atividade empresarial;
2. É modalidade de justa causa aplicada pelo empregado ao empregador:	
Rescisão Indireta;
	
3. Em decorrência das fortes chuvas grande parte da empresa DTT Ltda ficou destruída trazendo inúmeros prejuízos ao empregador. Diante da situação hipotética apresentada qual a modalidade de terminação do contrato de trabalho podemos nos utilizar caso efetivamente seja necessária terminar o contrato de trabalho?	
força maior;
	
4. O empregado também poderá rescindir o contrato com base no descumprimento do empregador das suas obrigações contratuais. Dessa forma, como se denomina a hipótese acima mencionada:	
rescisão indireta;
	
5. O aviso prévio determina o termo final nos contratos em regra por tempo indeterminado. Na hipótese do empregador notificar o empregado exigindo que ele cumpra o aviso prévio, ou seja trabalhando,qual a consequência para o empregado em relação a sua jornada de trabalho ou contrato?	
poderá ser reduzido em 2 horas diárias ou com dispensa do trabalho por 7 dias.
	
6. Questão Constatou que o empregador pode diante de determinadas hipóteses, dispensar o empregado por justa causa Cabe distinguir as ordens que possuem um comando geral das ordens de caráter pessoal. Se houver descumprimentos de ordens de caráter pessoal, ou seja, vindas diretamente do empregador poderá dispensar o empregado por justa causa com base na:	
insubordinação;
AULA 9
1. O cálculo do valor do seguro-desemprego será baseado:	
No salário mensal do último vínculo empregatício do trabalhador;
	
2. É o marco para contagem do prazo para pagamento das verbas rescisórias:	
Aviso Prévio;
	
3. Ferdinando menor com 17 anos laborou durante 04 meses para empresa KLD e foi dispensado sem reconhecimento do vinculo, ou seja , sem assinatura de sua CTPS. Atualmente Ferdinando está com 19 anos e 6 meses. Nessa hipótese ainda é possível ele ajuizar ação pleiteando os seus direitos trabalhistas?	
sim, porque contra o menor não corre a prescrição somente após completar a maioridade é que começa a fluir o prazo;
 
4. Na hipótese do trabalhador verificar através de seus extratos que não estão sendo efetuados os depósitos em sua conta vinculada deve:	
procurar a Delegacia Regional do Trabalho
	
5. Jeremias, foi contratado para exercer atividade laborativa em determinada empresa. Após 9 anos na referida empresa, sofreu um acidente de trabalho, entrando em gozo de auxílio-doença acidentário, a partir do décimo sexto dia de seu afastamento, ficando em gozo de beneficio por 30 dias. Depois de 02 meses de retorno ao trabalho, foi dispensado por seu empregador sem justa causa. Diante do fato narrado assinale a alternativa correta:	
Não agiu corretamente o empregador, pois Jeremias possui estabilidade de 12 meses.
	
6. De acordo com a determinação legal, o empregador tem um prazo para a quitação das verbas trabalhistas na hipótese de terminação do contrato de trabalho. Assim, conforme a nossa legislação e as nossas aulas, qual o prazo máximo para quitação das respectivas verbas se houver notificação da data da demissão:	
10º dia;
AULA 10
1. A nossa constituição prevê a proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo:	
na condição de aprendiz.
2. O Empregador é obrigado a dispensar a empregada durante a gravidez para realização de exames e consultas, durante o horário de trabalho pelo tempo necessário para a realização de, no mínimo:	
Seis consultas médicas e demais exames complementares.
	
3. De acordo com CLT, as mulheres podem prorrogar a jornada
em todas as situações permitidas para os homens. Ressalta-se uma diferença, ou seja, no trabalho extraordinário, no tocante ao intervalo. As mulheres têm direito a um intervalo mínimo de:	
15 minutos
	
4. Em relação aos equipamentos de proteção que devem ser fornecidos pelo empregador podemos citar:	
capacetes;
5. A mãe adotiva tem direito à licença maternidade?	
sim, independentemente da idade do adotado.
	
6. É a ciência que estuda as causas das doenças ocupacionais, tendo como objetivo a prevenção das mesmas:	
Saúde do Trabalho;
REVISÃO AV

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais