Buscar

IMUNODIAGNÓSTICO parte 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

IMUNODIAGNÓSTICO:
O imunodiagnóstico vem crescendo desde sua descoberta, e vários métodos são desenvolvidos e aperfeiçoado. O imunodiagnóstico é composto por uma série e métodos e técnicas que visam detectar e/ou identificar anticorpos, antígenos e qualquer outra substância que se comporte como um antígeno durante a reação, como hormônios, proteínas, drogas e citosinas. De acordo com o que foi visto em sala de aula podemos ver alguns exemplos de diagnósticos imunológicos:
AGLUTINAÇÃO
 	É caracterizada pela formação de agregados visíveis como resultado da interação de anticorpos específicos e partículas insolúveis que contém determinantes antigênicos na superfície. Teste altamente sensível, utilizado no diagnóstico de vírus, bactérias, protozoários e fungos; doenças autoimunes; detecção de hormônios e tipagem de grupos sanguíneos. De fácil execução (leitura visual) e baixo custo, apresenta boa especificidade e reprodutibilidade. Tem baixa sensibilidade e pouca estabilidade antígeno - anticorpo.
TESTE DE HEMAGLUTININA
 	O método de hemaglutinação é utilizado para mensurar anticorpos, capazes de reagir com antígenos capazes de induzir a aglutinação de hemácias. Alguns microrganismos possuem, em sua superfície, estruturas capazes de se ligar a receptores presente nas hemácias de alguns mamíferos, produzindo o fenômeno da hemaglutinação. Estas estruturas são denominadas hemaglutininas e são constituídas de glicoproteinas. A ligação da hemaglutinina do patógeno com o receptor da hemácia é regida primariamente pela especificidade natural. Neste método, a presença de anticorpos capazes de inibir a reação de hemaglutinação do patógeno determina sua identificação sorológica. 
 	Para a execução do teste de hemaglutina, é necessário antes revelar a atividade biológica do agente contra o qual o soro será testado, efetuando a constatação da hemaglutinação. Para isto, uma suspensão de hemácias ( geralmente 1%) é incubada em repouso com diluições seriadas do agente por um determinado período de tempo. Geralmente utilizam-se placas de mucro-titulação com 96 cavidades em forma de “V”, o que torna o processo mais simples e de rápida execução. Após a incubação é realizada a leitura da hemaglutinação, As hemácias que aglutinarem por ação do agente, irão sedimentar no fundo da cavidade. Por outro lado, as hemácias que não aglutinarem, também vão sedimentar, entretanto, formarão um aglomerado de hemácias que irá se deslocar ao verter suavemente a placa. A recíproca da maior diluição capaz de produzir completa hemaglutinação das hemácias corresponde ao título do agente testado a uma unidade hemaglutinante em um teste.
Teste da Antiglobulina Direto (Coombs Direto): A principal finalidade deste teste é a detecção de hemácias revestidas de anticorpos, ou seja, hemácias sensibilizadas "in vivo". Ë muito utilizado na investigação de reações transfusionais, no diagnóstico de doença hemolítica perinatal e de anemias hemolíticas autoimunes. O Coombs Direto é considerado um método simples e detecta a sensibilização in vivo de hemácias com IgG e/ou componentes do complemento, de acordo com o soro de antiglobulina humana utilizado. Pode ser realizado pela técnica em tubo ou gel. Pelo método em tubo, é realizado adicionando-se o soro de AGH às hemácias em teste, lavadas previamente com solução salina. Pela técnica em gel, não é necessário lavar as hemácias, apenas adiciona-se as hemácias diluídas ao cartão gel contendo o soro de AGH. 
Teste da Antiglobulina Indireto (Coombs Indireto): Consiste na Pesquisa de Anticorpos Irregulares (P.A.I.), onde iremos determinar a ausência ou a presença de anticorpos livres no soro ou plasma de doadores e pacientes.
Quando obtivermos um P.A.I. positivo, será indicativo da presença de um anticorpo irregular no plasma deste paciente ou doador de sangue, o que nos levará a realização de um outro teste denominado de Identificação de Anticorpos Irregulares(I.A.I.), onde iremos determinar a especificidade deste anticorpo, ou seja, contra que aglutinógeno específico este anticorpo é voltado. A detecção da sensibilização das hemácias in vitro é determinada pela técnica de antiglobulina indireta ou Coombs indireto, podendo ser aplicada para os testes de compatibilidade, triagem de anticorpos irregulares, identificação de anticorpos irregulares, fenotipagem eritrocitária e estudos de titulação de anticorpos. Tem seu princípio baseado em colocar as hemácias fenotipadas em contato com soro do indivíduo (o plasma pode ser utilizado, no caso da metodologia em gel centrifugação), buscando evidenciar a presença de anticorpos na amostra analisada. No método em tubo, a técnica deve incluir três fases:Temperatura ambiente (fase salina); Incubação 37°; e Antiglobulina humana (fase de AGH). Pequenas variações da técnica em tubo podem ocorrer, dependendo do emprego de substâncias potencializadoras, como a adição de albumina, polietilenoglicol (PEG) ou enzimas proteolíticas. Na metodologia em gel centrifugação, a leitura é realizada diretamente na fase antiglobulina humana. A presença de aglutinação em qualquer uma das fases pelo método em tubo, ou na fase de antiglobulina pelo método em gel centrifugação, revela a presença de anticorpos irregulares. Uma vez detectada a presença de anticorpos irregulares, o mesmo deverá ser identificado.
Conclusão
Na semana posterior realizamos um dos testes para que fosse possível concluir o estudo de forma pratica, o teste escolhido e mais viável para o local, foi de aglutinação direta, onde possibilitava verificar a tipagem sanguínea de alguns alunos. Esta aula foi de grande proveito, pois nos possibilitou um maior conhecimento de diversos métodos de diagnósticos imunológicos estudados anteriormente.

Outros materiais