Buscar

Relatorio de esfregaço

Prévia do material em texto

IDENTIFICAÇÃO DE LEUCÓCITOS EM ESFREGAÇO SANGUÍNEO
A confecção do esfregaço sanguíneo é o fator mais importante para a realização de um hemograma. Há todo um procedimento técnico para que o esfregaço seja satisfatório, ele deve ser fino e regular, e de margens livres, para haver boa distribuição das células. Por meio dessa técnica é possível fazer uma contagem do número de neutrófilos, linfócitos, monócitos, eosinófilos e basófilos, e chegar a uma porcentagem de cada célula encontrada.
Os linfócitos são células pequenas e esféricas. Eles têm como funções secretar anticorpos, destruir células e às vezes diminuir a resposta imunológica. Quando os valores de linfócitos estão elevados, pode ser sinal de que este paciente esteja com hepatite viral, toxoplasmose, rubéola, infecção aguda por HIV, etc. A falta de linfócitos também pode identificar problemas como doença de Hodgkin, lúpus, insuficiência renal, Aids e estado terminal de câncer. Os valores também ficam alterados quando o paciente está desnutrido.
Os monócitos são um dos tipos principais de leucócitos do sangue, eles têm grande tamanho e seu núcleo não é segmentado. Fazem parte de um grupo de células que tem a função de defender o organismo de corpos estranhos. Os valores de monócitos ficam acima do ideal, na presença de tuberculose, colite ulcerativa, lúpus, doença de Hodgkin, etc. E valores de monócitos abaixo do normal, acontece na presença de anemia aplástica.
Os eosinófilos são leucócitos granulares com um núcleo que usualmente apresenta dois lobos conectados por um filamento delgado de cromatina. Essas células fagocitam e eliminam complexos de antígenos com anticorpo que aparecem em casos de alergia, como a asma brônquica. Os valores de eosinófilos abaixo do normal podem ocorrer quando o paciente está em eclampsia, após grandes cirurgias ou está em choque.
Basófilos são leucócitos granulares caracterizados por uma coloração relativamente pálida. Os basófilos podem participar de processos alérgicos, e seu número pode aumentar quando o paciente apresentar colite ulcerativa, sinusite crônica, nefrose, anemia hemolítica, doença de Hodgkin.
Neutrófilos são células sanguíneas leucocitárias responsáveis pela defesa do organismo, sendo sempre as primeiras a chegarem nas áreas de inflamação. Possuem um núcleo formado por dois a cinco lóbulos, sendo mais comuns três. Os valores de neutrófilos estarão acima do desejado quando houver infecções, desordens inflamatórias, diabetes, uremia, anemia hemolítica, hemorragia, queimaduras, gestação, choque elétrico ou câncer maligno. A baixa de neutrófilos ocorre quando existem infecções, anemia aplástica, leucemias agudas, hipotireoidismo ou cirrose.
Assim, para melhor entendimento de alguns componentes sanguíneos, fizemos um experimento no qual realizamos a identificação dos tipos de leucócitos, esse experimento foi baseado pela morfologia apoiado a imagens exemplares.
CONCLUSÃO 
 Para que o esfregaço sanguíneo seja satisfatório se faz necessário uma boa técnica na realização dos métodos, pois vários fatores podem influenciar na visualização e identificação das células do tecido sanguíneo humano. Além da técnica do esfregaço, os procedimentos realizados com os corantes também são essenciais para a visualização e diferenciação dos vários tipos celulares que poderão ser encontrados no meio. Através disso, foi possível observar que as hemácias estão presentes predominantemente em relação às demais células. Os leucócitos em suas variedades estão presentes em menor número, entretanto suas dimensões conformacionais são relativamente maiores. Dentre os leucócitos podemos encontrar uma variedade celular funcional que nessa prática foi diferenciada pelas formas, colorações e dimensões do núcleo e grânulos. Foram encontrados em maior número os linfócitos e neutrófilos, seguidos pelos eosinófilos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes