Buscar

Apresentação seminario

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Hipótese de Mercado Eficiente e Modelo de Precificação de Ativos Financeiros
Nome: Ingrede 
Valquíria 
	
Hipótese do Mercado Eficiente	
 Premissa básica: 
Os investidores são indivíduos racionais que trabalham unicamente sobre a base da informação e não da intuição. 
Os preços vigentes, em cada momento, nos mercados financeiros, são determinados de maneira eficiente, já que refletem toda a informação pertinente, inclusive a respeito dos fundamentos.
Conceito de 
Mercado Eficiente
Mercado Eficiente
 
 
	Um mercado no qual os preços sempre refletem prontamente a informação disponível, nenhuma informação relevante é ignorada pelo mercado, e se relevantes são refletidos no preço em equilíbrio dos títulos. 
 
Condições teóricas para que o mercado seja eficiente:
Que não existam custos de transação nas negociações ocorridas no mercado eficiente;
Que toda informação disponível seja acessível a todos os participantes do mercado por preços irrisórios ou sem custo;
Que todos os participantes do mercado possuam expectativas homogêneas em relação aos efeitos das informações disponíveis nos preços dos ativos. 
 
A fraca estabelece que a tendência dos preços passados não permite a antecipação dos preços futuros. 
 A semiforte estabelece que os preços dos títulos se ajustam quase imediatamente às informações significativas (lucros das empresas, distribuição de dividendos, etc.). 
A forma forte assinala que não existe grupo especial de investidores que goze de acesso privilegiado às informações e não há razão para que estas não se reflitam, imediatamente, nos preços de mercado. 
 Consequência destas hipóteses: o preço de mercado de certa ação ou de outro título deve corresponder ao seu “preço justo” ou teoricamente fundamentado.
Eugene Fama (1970): três tipos de eficiência 
Retorno e risco 
 HME: estabelece que o que determina, em curto prazo, o preço do ativo é o seu risco, definido pela volatilidade dos retornos esperados, segundo o modelo CAPM. 
 Esta volatilidade é determinada pela comparação com algum padrão convencional como investimento usualmente “sem risco”, por exemplo, título do Tesouro Nacional. 
 O risco não deve ser considerado, como de hábito, a possibilidade de perda, mas como a probabilidade de desvio em relação a certo retorno esperado, no longo prazo, de acordo com os fundamentos. 
 
 Caminho aleatório 
HME supõe que os preços dos ativos financeiros já levam em consideração todas as informações disponíveis, ao alcance de todos os que atuam no mercado.
 
 Como todas as informações sobre o desempenho passado que existem já estão embutidas no preço vigente, o único fator que altera seu preço é a chegada de nova informação. 
 Antecipar a nova informação ser positiva ou negativa é evento aleatório; logo, os preços dos ativos seguem caminho aleatório.
Algumas pesquisas empíricas em emh e capm no brasil

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes