Buscar

Arquitetura de Redes Unidade I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Pergunta 1
O modelo OSI surgiu para regulamentar os protocolos e serviços de comunicação entre dispositivos computacionais, fabricantes de hardware e software se coordenaram em torno deste modelo de referência e estabeleceram um novo paradigma na evolução da tecnologia do nosso contemporâneo.
Qual é o papel da camada de aplicação do modelo OSI?
Respostas:	
e. Fornece a interface entre as aplicações nas extremidades da rede.
Feedback da resposta:	
Comentário: A camada aplicação é conhecida como a camada responsável pela interação das aplicações do usuário com os elementos da rede.
Pergunta 2
A camada aplicação é conhecida como a camada responsável pela interação das aplicações do usuário com os elementos da rede.
Responda: Como a camada de aplicação em um servidor geralmente processa múltiplas requisições de serviços por cliente?
a. Usa suporte de funções de camadas inferiores para distinguir entre conexões ao serviço.
Comentário: A camada aplicação é conhecida como a camada responsável pela interação das aplicações do usuário com os elementos da rede, no caso dos servidores não é diferente pois estes utilizam esta camada como elo de ligação às camadas inferiores para as atribuições de conectividade em rede.
Pergunta 3
A camada de aplicação fornece aos usuários uma interface que permite acesso a diversos serviços de aplicação. Ela contém uma série de protocolos comumente necessários para os usuários, ou seja, fornece um conjunto de funções usadas pelos aplicativos que operam sobre o modelo OSI.
Analise os protocolos abaixo e responda:
I. ARP.
II. DNS.
III. PPP.
IV. SMTP.
V. POP.
VI. ICMP.
Quais os protocolos que fazem parte dos protocolos da camada aplicação?
a. II, IV e V.
Comentário: A camada de aplicação provê um conjunto de protocolos e serviços que auxiliam os usuários em suas tarefas, junto a aplicações que necessitam de conectividade em rede para seu propósito.
Pergunta 4
A camada de aplicação provê um conjunto de protocolos e serviços que auxiliam os usuários em suas tarefas do dia a dia, quando se trata de conectividade com outros elementos da rede, estes serviços atendem essencialmente às condições de tratamento de dados que vem de encontro com as necessidades destas aplicações.
Usando os conceitos de serviço e suas funções, analise as assertivas abaixo:
I. POP entrega e-mail do cliente ao servidor de e-mail.
II. SMTP suporta compartilhamento de arquivo.
III. Telnet fornece uma conexão virtual para acesso remoto.
IV. DNS aloca de maneira dinâmica Endereços IP para hosts.
V. Transferências de dados HTTP de um servidor web a um cliente.
Identifique as assertivas verdadeiras:
Resposta Selecionada:	
d. III e V.
Comentário: A camada de aplicação provê um conjunto de protocolos e serviços que auxiliam os usuários em suas tarefas, junto a aplicações que necessitam de conectividade em rede para seu propósito.
Pergunta 5
A internet é sem dúvida um mecanismo extraordinário na vida do cotidiano, informando e conectando pessoas do mundo todo.
Responda: qual o protocolo mais adequado usado para controlar a transferência de recursos web de um servidor web a um browser de cliente?
d. HTTP.
Comentário: O protocolo HTTP é largamente utilizado por servidores WEB na publicação de páginas e portais das mais variadas finalidades.
Pergunta 6
Como é chamado o tipo de software da camada de aplicação?
d. Serviços.
Comentário: A camada aplicação é conhecida como a camada responsável pela interação das aplicações do usuário com os elementos da rede, além dos aplicativos de usuário, é também reconhecida provedor de serviços de rede.
Pergunta 7
Este protocolo tem como finalidade principal transferir conteúdo em formato de comandos em interface virtual, sobretudo utilizando conceito cliente-servidor, ainda que operado remotamente dá poder de abstração da camada de processamento local em impõe processamento centralizado no lado do servidor.
Qual serviço da camada de aplicação é comumente usado para suportar as características descritas acima?
Assinale a assertiva mais adequada:
d. Telnet.
Comentário: O Telnet, é uma ferramenta largamente utilizada na camada de aplicação, porque pode minimizar drasticamente o consumo de banda e centralizando processamento no lado do servidor de aplicações, mesmo envolvendo a internet como meio físico.
Pergunta 8
O mecanismo de correio eletrônico se tornou massivo a partir do advento da internet dentro das corporações. Ele rapidamente tomou o espaço de outros meios de comunicação, como o fax, o telex e o próprio telefone. Com essa tecnologia agregada a elementos de segurança, como encriptação e certificados digitais, o correio eletrônico passou a ser um elemento de referência para a comunicação de um grande número de pessoas ao redor do mundo.
Analise os protocolos abaixo:
I. MDA.
II. IMAP.
III. MTA.
IV. POP.
V. SMTP.
VI. MUA.
Quais os protocolos responsáveis pelo envio e recebimento de e-mail entre servidores e usuários de correio eletrônico?
e. II e IV.
Comentário: A camada de aplicação provê um conjunto de protocolos e serviços que auxiliam os usuários em suas tarefas, junto a aplicações que necessitam de conectividade em rede para seu propósito, no caso dos usuários, estes fazem uso de ao menos dois protocolos, o IMAP e o POP.
Pergunta 9
O modelo OSI surgiu para regulamentar os protocolos e serviços de comunicação entre dispositivos computacionais, fabricantes de hardware e software se coordenaram em torno deste modelo de referência e estabeleceram um novo paradigma na evolução da tecnologia de nossa história contemporânea.
Qual camada do modelo OSI fornece serviços que permitem que o usuário faça interface com a rede?
e. Aplicação.
Comentário: A camada aplicação é conhecida como a camada responsável pela interação das aplicações do usuário com os elementos da rede.
Pergunta 10
Um administrador de rede está projetando um novo ambiente de rede de computadores para uma nova filial de sua empresa, que deve comportar cerca de 50 usuários. Quais são as vantagens de se usar um modelo cliente-servidor?
 Analise as assertivas abaixo:
I. Não exige software especializado.
II. Segurança é mais fácil de ser executada.
III. Menor custo de implementação.
IV. Administração centralizada.
V. Fornece um ponto único de falha.
Escolha uma das alternativas abaixo que melhor se enquadrem nas boas práticas:
c. II e IV.
Comentário: Na concepção de redes de computadores, avaliar aspectos de administração e segurança, são pontos fundamentais para as boas práticas do mercado aonde certamente conceito centralizado e segurança da informação são os dois pilares principais da tecnologia de redes aplicada.

Outros materiais